Pelo menos 384 pessoas foram mortas, muitas delas arrastadas por ondas gigantes enquanto brincavam na praia, quando um terremoto de magnitude 7.5 na escala de Richter atingiu a ilha indonésia de Sulawesi e provocou um tsunami.
As informações são da Agência Reuters e foram repassadas por autoridades locais, neste sábado (29). Centenas de pessoas estavam reunidas para um festival na praia da cidade de Palu, na sexta-feira (28), quando ondas de até seis metros se quebraram na praia, no crepúsculo, varrendo muitas delas até a morte e destruindo tudo que encontravam pelo caminho.
"O tsunami não veio sozinho, arrastou carros, troncos, casas, atingiu tudo em terra", disse Nugroho o porta voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho. As cidades de Palu e Donggala foram, segundo o El País, as mais afetadas. Na ilha de Sulawesi, que está agora repleta de escombros, moravam 380 mil pessoas.
Dois terremotos abalaram a ilha, com magnitudes de 6,1 e 7,5. O mais forte, às 18h02 locais (7h02 do Brasil) de sexta-feira (28), ocorreu a uma profundidade de 10 quilômetros, e a 56 quilômetros a nordeste de Donggala, segundo o centro geológico norte-americano (USGS, na sigla em inglês).
A Indonésia é frequentemente afetada por terremotos por se encontrar no 'Anel de Fogo do Pacífico', um círculo de vulcões e falhas sísmicas na bacia do Pacífico. (Noticias ao Minuto)
Nenhum comentário:
Postar um comentário