No Brasil, existem 32 hemocentros coordenadores e 2.034 serviços de hemoterapia
O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (14) dados que revelam que cerca de 1,6% da população brasileira doa sangue, a maioria de jovens com faixa etária de 18 a 29 anos. No Dia Mundial de Sangue, o Ministério lança uma campanha com o slogan “Doe Sangue Regularmente, Tem Sempre Alguém Precisando de Você” para homenagear doadores regulares e sensibilizar novos voluntários para ampliar a doação no país. Em 2017, 3,3 milhões de pessoas doaram sangue e aproximadamente 2,8 milhões realizaram transfusão sanguínea no país. Do total de doadores, 60% são homens.
No Brasil, existem 32 hemocentros coordenadores e 2.034 serviços de hemoterapia, incluindo hemocentros regionais, núcleos de hemoterapia, unidades de coleta e transfusão, central de triagem e laboratorial de doadores. Para 2018 está previsto investimento de R$ 1,3 bilhão na rede de sangue e hemoderivados.
Os recursos são destinados a estruturação da rede nacional para a modernização das unidades, qualificação dos profissionais e processos de produção da Hemorrede, além do fornecimento de medicamentos de alto custo a pacientes para atenção aos portadores de doenças hematológicas. Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50kg e estar em bom estado de saúde. O doador deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e não estar de jejum.
Nenhum comentário:
Postar um comentário