Além das taxas, você deve se preocupar com o risco do endividamento
Alguns bancos permitem que consumidores paguem contas (água, luz, telefone) e faturas de cartão de crédito com outro cartão. Mas é preciso ficar atento, porque esse serviço é cobrado pelos bancos, e as tarifas variam em cada instituição.
Além disso, usar um cartão para pagar a fatura de outro é muito arriscado e pode levar ao endividamento. Se você está pensando em fazer isso, entenda as regras e custos desse serviço, para avaliar se vale a pena.
Quais as regras?
Para pagar uma fatura de cartão com outro cartão, você tem que checar se o seu contrato permite. O nome do serviço para os bancos é pague contas ou pagamento de contas.
Não é possível pagar a fatura com um cartão do mesmo banco;
A data de vencimento dos dois não pode ser a mesma;
A fatura não pode estar vencida e precisa ter o código de barras;
Alguns bancos limitam o valor do pagamento;
O serviço é cobrado
Tem taxa?
Os bancos que oferecem esse serviço cobram por isso. Na Caixa Econômica Federal, por exemplo, a taxa custa R$ 7,50. Já no Santander, o valor do serviço é R$ 24,50. Mas o custo pode variar conforme o tipo de cartão. A dica é entrar em contato com o banco para saber qual o valor cobrado no seu cartão.
Segue que é sucesso
Vale a pena?
Usar esse serviço só vale a pena se for para uma situação muito emergencial e pontual. O risco de se tornar uma rotina e começar um processo de endividamento é muito grande. Se você pagar um cartão com outro de forma frequente, você poderá se enrolar com as contas. Além disso, vai pagar as taxas extras.
Se você precisar pagar um cartão com outro, observe se o limite de crédito disponível é suficiente. E não se esqueça de somar também o valor da tarifa que será cobrada.
Jornalista, apaixonada por educação financeira e curiosa por todas as formas de comunicação. https://www.serasaconsumidor.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário