> TABOCAS NOTICIAS : Deputado Nelson Meurer do PP é o primeiro condenado pelo STF na Lava Jato

terça-feira, 29 de maio de 2018

Deputado Nelson Meurer do PP é o primeiro condenado pelo STF na Lava Jato

Felipe Amorim**Do UOL, em Brasília***Dida Sampaio 22.mai.2018/Estadão Conteúdo
O deputado federal Nelson Meurer (PP-PR) no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília

Em julgamento retomando na tarde desta terça-feira (29), a maioria os ministros da Segunda Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu condenar o deputado federal Nelson Meurer (PP-PR) por corrupção e lavagem de dinheiro. Esta é a primeira ação penal da Operação Lava Jato a ser julgada pela Corte.

Na semana passada, os ministros Edson Fachin, relator do processo, e Celso de Mello, revisor da ação, votaram pela condenação. Nesta terça-feira, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes também votaram pela condenação de Meurer, mas divergiram em alguns pontos do voto de Fachin.

Filhos do deputado, Nelson Meurer Júnior e Cristiano Augusto Meurer também são réus na ação.

Os ministros decidiram condenar Meurer a 13 anos, 9 meses e 10 dias de prisão, em regime inicialmente fechado, Nelson Meurer Júnior a 4 anos, 9 meses e 18 dias, em regime semiaberto, e reconheceram a prescrição em relação à aplicação da pena para Cristiano Augusto Meurer.

O cumprimento da pena não é imediato, pois a defesa ainda pode apresentar recursos da decisão.

Os ministros decidiram, por maioria de 3 votos a 2, não decretar a perda do mandato de Meurer, mas apenas comunicar a Câmara dos Deputados da decisão, para que os parlamentares decidam sobre a cassação. A Constituição Federal afirma que os deputados e senadores condenados criminalmente devem perder o cargo.  Leia mais em: https://noticias.bol.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário