> TABOCAS NOTICIAS : Cinco mulheres morrem por dia em decorrência de gravidez ou parto no Brasil

terça-feira, 29 de maio de 2018

Cinco mulheres morrem por dia em decorrência de gravidez ou parto no Brasil

Laís Modelli***Da Deutschewelle***Felipe Dana/AP Photo
Pouco debatida, morte de mulheres durante a gravidez, parto ou puerpério vitima silenciosamente cerca de cinco mulheres por dia no país. Para feminista, ela deve deve ser encarada como uma forma de feminicídio.

Em 2016, 1.829 mulheres morreram no Brasil por causas relacionadas a ou agravadas por gravidez, parto ou o puerpério (período pós-parto de 42 dias). Isso equivale a cinco mortes diárias. No mundo, 830 mulheres morreram por dia por essas causas, apontam dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Esse tipo de óbito preocupa tanto as autoridades de saúde que tem uma classificação internacional específica: morte materna. Segundo dados do Indicadores de Desenvolvimento Global do Banco Mundial de 2016, para cada 100 mil nascidos, 69 mulheres morreram no parto ou no puerpério no Brasil. Em países desenvolvidos, a taxa é de dez mortes por 100 mil bebês vivos, e no Japão são apenas seis mortes.

A fim de chamar a atenção para a vulnerabilidade da saúde feminina no mundo, 28 de maio foi escolhido como Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher. No Brasil, a data também representa o Dia Nacional pela Redução da Morte Materna. Leia mais em: https://noticias.bol.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário