do UOL, em São Paulo**Getty Images
As mães não precisarão mais ir até um posto da instituição para requerer o benefício
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) anunciou que passará a disponibilizar, a partir deste mês de fevereiro, o salário-maternidade automaticamente após o registro do bebê.
A novidade é parte de um pacote de benefícios que terão seu acesso simplificado ao contribuinte, entre eles, a simulação do tempo de contribuição e a concessão de aposentadoria integral.
Ao acessar o site do INSS ou ligar para o 135 para fazer o agendamento da requisição do salário-maternidade, as mães serão informadas se o serviço já está disponível e se elas podem receber o benefício sem ir a uma agência.
A facilidade será possível apenas para quem tiver o filho registrado em um cartório que envie os dados da Certidão de Nascimento para o SIRC (Sistema Nacional de Informações do Registro Civil), portanto, é importante consultá-los.
Para que receber o salário-maternidade imediatamente, a mãe também precisa estar com o cadastro em dia na base de dados do INSS. Para checar estas informações, acesse o site da instituição.
O salário-maternidade é um benefício concedido às mães durante o período de afastamento após o nascimento ou a adoção de uma criança. O valor recebido é a média de suas últimas 12 contribuições, sendo que o valor não ultrapassar o teto estabelecido pelo INSS de R$ 5.645.
Nenhum comentário:
Postar um comentário