> TABOCAS NOTICIAS : MP pede absolvição de Lula no caso da compra do silêncio de Cerveró

sábado, 2 de setembro de 2017

MP pede absolvição de Lula no caso da compra do silêncio de Cerveró

Felipe Amorim*Do UOL, em Brasília
Christophe Simon/AFP
Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

O Ministério Público Federal pediu nesta sexta-feira (1º), em alegações finais à Justiça Federal, a absolvição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) da acusação de ter atuado para a compra do silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró.

Lula é réu em processo que tramita na Justiça Federal do Distrito Federal. O pedido do MPF ainda será analisado pelo juiz do caso.

Além de Lula, o MP pede ainda a absolvição do banqueiro André Esteves, ex-presidente do banco BTG Pactual que chegou a ser preso preventivamente em novembro de 2015 e posteriormente denunciado por obstrução de Justiça.

O MP também pediu à PGR (Procuradoria-Geral da República) que o ex-senador Delcídio do Amaral perca os benefícios assegurados pelo acordo de colaboração premiada. Segundo a entidade, o político mentiu nos principais pontos de sua delação, que levou à abertura do processo.

As alegações finais, que na prática são a última manifestação das partes de um processo, foram entregues pelo procurador da República no Distrito Federal Ivan Cláudio Marx.

O procurador pede a condenação de Delcídio e outras quatro pessoas por envolvimento no esquema que pagou R$ 250 mil para evitar que Cerveró fechasse um acordo de delação ou, se firmasse o acordo, protegesse o ex-senador. Cerveró se tornou delator posteriormente.

Os outros quatro pedidos de condenação, todos por obstrução da Justiça, são para: Edson de Siqueira Ribeiro Filho (ex-advogado de Cerveró), José Carlos Costa Marques Bumlai e Maurício Barros Bumlai (pai e filho que teriam pago uma parte do valor a Cerveró a pedido de Delcídio), e Diogo Ferreira Rodriguez (ex-chefe de gabinete de Delcidio e delator no caso). LEIA TUDO AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário