Ao longo da História, médicos usaram algumas substâncias controversas para fins medicinais. Os antigos egípcios, por exemplo, misturavam cocô de crocodilo com mel e inseriam na vagina como forma de controlar a natalidade. Porém, profissionais modernos usam venenos para tratar doenças até os dias de hoje. http://www.jornalciencia.com
Arsênico
Ele é venenoso em altas doses, mas ainda é usado para tratar um câncer raro de sangue chamado de Leucemia Promielocítica Aguda. Esse tipo de câncer está associado a graves problemas de sangramento e coagulação, mas o arsênico pode ser utilizado em doentes cujos corpos não tolerem medicamentos convencionais e a quimioterapia.
Dedaleira
Para as pessoas com insuficiência cardíaca, a digoxina pode ser uma droga salvadora, já que fortalece o coração, controla seu ritmo e melhora a circulação, de acordo com a Clínica Mayo. Ela é derivada de uma planta letal chamada dedaleira. A associação nacional de jardinagem descreve que a flor bienal pode ser rosa, vermelha, roxa, branca ou amarela. É considerada venenosa porque suas folhas, quando consumidas, podem causar diminuição da pressão arterial e batimentos cardíacos irregulares, bem como confusão, depressão, letargia, alucinações, dores de cabeça, problemas de visão, vômitos, diarreia e erupção cutânea. Segundo a Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, esses sintomas variam, dependendo do período de tempo pelo qual a pessoa foi envenenada.
Radiação
Esta forma popular de tratamento funciona essencialmente matando as células cancerosas. O Instituto Nacional do Câncer explica que doses de radiação de alta energia, que podem ser raios-x, gama ou substâncias radioativas, são usadas para encolher tumores em cerca de metade dos pacientes. Eles são eficazes porque danificam o DNA das células de câncer, matando-as ou tornando-as inativas. Mas a radiação também é perigosa para as células saudáveis, razão pela qual há tantos efeitos colaterais no tratamento de câncer, como problemas de pele e fadiga.
Altas doses de radiação são letais. A doença da radiação, em uma baixa magnitude, pode causar vômitos e descamação da pele, enquanto a exposição extrema provoca inchaço e bolhas na pele.
Teixo
Veneno de cobra
Milhares de animais na Terra produzem veneno, mas eles não são todos ruins. De acordo com o AMNH, o veneno da víbora africana, pode criar o tirofabin, para afinar o sangue. O captopril, que é usado para tratar a hipertensão arterial, insuficiência cardíaca e problemas renais causados por diabetes, pode ser identificado como veneno. Outro exemplo, é a exenatida, droga que ajuda pessoas diabéticas, se origina da saliva venenosa do monstro-de-gila. [ Medical Daily ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail / Pezibear / NCI / Pixabay ]
Nenhum comentário:
Postar um comentário