> TABOCAS NOTICIAS : 700 mil empresas se tornaram inadimplentes em 2016, aponta Serasa

sábado, 31 de dezembro de 2016

700 mil empresas se tornaram inadimplentes em 2016, aponta Serasa

Setecentas mil empresas brasileiras passaram a ser inadimplentes em 2016, segundo levantamento da Serasa. Até novembro, 4,7 milhões dos CNPJs operacionais estavam com dívidas –55% do total de 8,5 milhões. São os maiores números absoluto e relativo de inadimplentes já registrados pelo órgão, que começou a medição no ano passado. As informações são de Mônica Bergamo na Folha de S. Paulo desta sexta-feira, 30.

O total dessas dívidas chegou a R$ 111 bilhões, também um recorde. As empresas mais afetadas são as mais novas. Cerca de 40% das devedoras têm até cinco anos. O índice de CNPJs inadimplentes vem subindo desde que foi criado. Em junho de 2015 eram 3,9 milhões de empresas com dívidas atrasadas. Em outubro daquele ano, 4 milhões. Em junho deste ano, 4,5 milhões.

Para o economista Luiz Rabi, da Serasa, a situação mostra a necessidade de redução dos juros. “Em ambiente de recessão, não dá para contar com aumento de vendas para aliviar a situação e o único caminho é renegociar. Mas com esses juros é impossível”, diz ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário