Felipe Pereira e Gustavo Franceschini**Do UOL, em Medellín (Colômbia)
Um áudio vazado nesta quarta-feira pode confirmar uma das teorias sobre a causa do acidente com o avião da Chapecoense que vitimou 71 pessoas. A gravação supostamente mostra a última conversa entre Miguel Quiroga, piloto da aeronave, com a torre de controle do aeroporto José María Córdova, de Medellín (COL). Na conversa, o condutor alega falta de combustível e declara emergência pouco antes de bater no Cerro Gordo, uma região montanhesa vizinha à cidade colombiana. As autoridades locais não confirmam e nem desmentem a veracidade dos arquivos.
O diálogo se espalhou por redes sociais e foi divulgado por veículos de imprensa da Colômbia na tarde desta quarta-feira. O áudio completo tem 11 minutos e 21 segundos de duração e envolve os quatro aviões que estavam perto do aeroporto (das companhias VivaCololmbia, Lamia, Avianca e Latam). Porém é na parte final que a conversa se torna muito mais tensa.
Aos 4min40 do áudio, Quiroga pede permissão para se aproximar pois tem "emergência de combustível". Porém é informado que terá de esperar o pouso do Viva Colombia que havia declarado emergência anteriormente.
Piloto: Lamia 2933 solicita vetores para aproximação.
Torre de controle: Atento, tenho aeronave abaixo efetuando aproximação e ... Que tempo tempo tem para permanecer em em sua aproximação Lamia?
Piloto: Tenho emergência de combustível. Por isso de uma vez peço curso final.
Torre de controle: Conversa com outro avião
Piloto: Necessito descenso imediato, Lamia 2933.
Nos 17 segundos seguintes, a controladora desvia o avião da Latam que tinha indicação de aproximação e se comunica novamente com o voo da Lamia.
Torre de controle: "Capitão, você tem dois um zero, preciso baixá-lo de nível. Teria que virar para a sua direita para começar o seu descenso.
Piloto: Negativo, senhorita. Estamos iniciando o descenso.
A controladora então descia o avião da Avianca e dá novas instruções para a aproximação do Lamia. Nisso, já se registravam 6min58 no áudio.
Então passam-se cerca de três minutos, até que a comunicação entre o Lamia e a torre seja retomada de forma mais intensa e de forma crítica. São os últimos momentos no ar.
Piloto: Senhorita, Lamia 2933, falha elétrica, falha elétrica total e, sem combustível.
Torre de controle: Pista livre e esperando chuva sobre a superfície Lamia2933. Bombeiros em alerta.
Piloto: Certo senhorita, vetores à pista.
Torre de controle: Não tenho você no radar. Não sei que rumo tem agora.
Piloto: Rumo 360, 360.
Torre de controle: Pela esquerda….você se encontra. Pela esquerda com rumo 350.
Piloto: Esquerda 350, senhorita
Torre de controle: Está a 0,1 milha do (…) de Rio Negro. Não o tenho com altitude.
Piloto: 9 mil pés, senhorita. Vetores, vetores!
Torre de controle: Está a 8,2 milhas da pista
Piloto: Jesus!
Torre de controle: Que altitude tem agora?
Outra voz na torre de controle: Já não responde.
A reportagem entrou em contato com a Aeronáutica Civil da Colômbia, órgão que está liderando as investigações sobre as causas do acidente. Porta-voz da agência, Uriel Bedoya não confirmou ou desmentiu que a veracidade do áudio. Disse apenas que a gravação é "manipulada" e que a apuração segue em curso, dando a entender que os trechos vazados podem fazer parte da gravação original.
A investigação, informam as autoridades de Medellín, será feita de forma tripartite, dividida entre Colômbia, Brasil e Bolívia, de onde partiu o avião. Nesta quarta, às 18h, uma coletiva de imprensa na cidade colombiana deve fornecer atualizações sobre a apuração das causas do acidente. Colaborou Fábio Aleixo, do UOL, em São Paulo
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