Foto: PFM
12 de outubro é o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, dia da criança, e também dia de comemorar a inauguração do maior cartão postal do país.
O Cristo Redentor, que há décadas encanta brasileiros e turistas do mundo inteiro, completa 85 anos.
A estátua de concreto armado – revestida de pedra-sabão, instalada a 710 metros de altura – abriu oficialmente seus braços sobre a Guanabara no dia 12 de outubro de 1931, no alto do Corcovado, no Rio de Janeiro.
Naquela noite, quando o Cristo foi iluminado, o monumento à redenção começava a virar um símbolo além das fronteiras do catolicismo.
O Corcovado foi escolhido para a instalação durante uma assembleia do Círculo Católico e local ganhou de concorrentes como o Pão de Açúcar e o Morro de Santo Antônio, no Centro.
História do desenho
Em outra assembleia, foi aprovado o projeto do arquiteto carioca Heitor de Silva Costa, cujo desenho sofreu modificações até chegar à forma final, em 1923.
Em 1929, a pedido de dom Sebastião Leme, o monumento, que é oco, ganhou ao longo da obra um coração, que pode ser visto tanto por fora como por dentro da estátua.
Esta é a história do maior cartão postal do Brasil e um convite para que você também conheça o Cristo Redentor.
A energia do lugar é impressionante, fora a vista, a sensação de liberdade, o vento… Depois nos diga! Com informações de OGlobo
Nenhum comentário:
Postar um comentário