> TABOCAS NOTICIAS : Diante do "River", Vasco conquistava há exatos 100 anos sua primeira vitória

sábado, 29 de outubro de 2016

Diante do "River", Vasco conquistava há exatos 100 anos sua primeira vitória

Partida no dia 29 de outubro de 1916, pela Liga Metropolitana, terminou com 2 a 1  para o time da Colina. Modalidade enfrentou dificuldades dentro do clube à época

Por SporTV.com//Rio de Janeiro
No dia 29 de outubro de 1916, o Vasco conquistava sua primeira vitória numa partida oficial. Mas o primeiro ano de futebol do Vasco teve dias difíceis. Foram nove derrotas em 10 jogos. Em meio a uma campanha tão ruim, um motivo para comemorar, e que nesse sábado completa 100 anos. São Januário ainda não existia, e o fato aconteceu em outro local. Rua Figueira de Melo, estádio do São Cristóvão. Foi lá que o Vasco conseguiu a sua primeira vitória no futebol, e que está cada vez mais viva na história do clube. Foi por 2 a 1 diante do River Futebol Clube, pela terceira divisão da Liga Metropolitana (assista ao vídeo).

- O River atuou com nove atletas porque teve dificuldade de montar uma equipe com onze. Outra particularidade também era que os tempos eram de 40 minutos - conta o historiador Walmer Peres Santana.

Eram outros tempos, numa época em que os jogadores usavam um gorro para reduzir o impacto da bola. E o até hino do Vasco trazia versos diferentes: “O clarim estridente da fama, que dos clubes do Rio de Janeiro, invencível o Vasco da Gama...”. O Vasco era um time com perfil nada parecido com o dos dias atuais.

- Buscava jogadores e colocava eles empregados em fábricas e comércio porque, para a liga, você tinha que ter determinados tipos de emprego. Não eram todos aceitos - completou Walmer Peres.
Equipe do Vasco de 1916 conquistou a primeira vitória da história do clube (Foto: Reprodução / SporTV)
Entre esses trabalhadores estava o zagueiro Adão Brandão, pai da dona Regina, que veio de Portugal obrigado pela família. Logo ele virou atleta, ou melhor, multiatleta do Clube de Regatas Vasco da Gama.

- O pai chegou para ele e disse: já que você não quer estudar, então vai ter que ir trabalhar. Ele aceitou e veio de navio, tinha um enxoval muito bom e se apresentou na fábrica do tio. Praticou onze modalidades e levou 67 troféus com o nome dele que estão em São Januário.

O futebol, hoje responsável por grandes títulos e conquistas em São Januário, correu grande risco de ser extinto do Vasco.

- Tinham muitos vascaínos que eram contra o futebol, principalmente o pessoal do remo. Você vai ter até uma campanha contra o futebol. Então, você imagina em 1916, uma campanha ruim (da equipe), um aprendizado, o quanto os dirigentes do Vasco sofreram - relembra o historiador Walmer Peres Santana.
Sala de troféus cheia em São Januário (Foto: Reprodução / SporTV)

Para o bem do clube e do esporte brasileiro, o futebol permaneceu no Vasco, e é só dar uma olhadinha para a sala de troféus para ver que valeu à pena. Orgulho para a geração de hoje e para quem deu o primeiro passo nessa trajetória.

- A gente fazer parte da história é importante, né? A gente dizia: meu pai fez parte da história do Vasco, a família toda ficou muito feliz, é muita emoção, eu mesmo estou.... - conta dona Regina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário