> TABOCAS NOTICIAS : Turquia: 10.000 funcionários públicos demitidos após golpe fracassado

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Turquia: 10.000 funcionários públicos demitidos após golpe fracassado

AFP - As autoridades turcas demitiram mais de 10.000 funcionários públicos desde o início das investigações sobre a tentativa de golpe de Estado de julho passado, informaram no sábado dois decretos, que anunciaram também o fechamento de vários meios de comunicação pró-curdos.

Um total de 10.131 funcionários do Estado, principalmente dos ministérios da Educação, Justiça e Saúde, foram despedidos, segundo estes decretos publicados na noite de sábado no Diário Oficial. Outros muitos funcionários já tinham ficado sem trabalho no país desde antes do início das investigações, devido aos expurgos após o golpe fracassado de 15 de julho.

Estes decretos anunciam também o fechamento de 15 meios de comunicação, em sua maioria pró-curdos, e a supressão das eleições para o reitorado nas universidades. A partir de agora, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, vai escolher os reitores entre os candidatos selecionados pelo Conselho de Ensino Superior (YÖK).

A Turquia está em estado de emergência desde a tentativa de golpe de Estado. As autoridades turcas acusam um pregador muçulmano exilado nos Estados Unidos, Fethullah Gulen, de planejar o golpe. Ele nega qualquer envolvimento.

Desde 15 de julho, mais de 35.000 pessoas foram presas na Turquia e dezenas de milhares de professores, policiais e magistrados, despedidos ou suspensos dos seus cargos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário