> TABOCAS NOTICIAS : O raro caso da desertora que luta para voltar à Coreia do Norte

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

O raro caso da desertora que luta para voltar à Coreia do Norte

A Coreia do Norte é um dos países mais fechados e repressores do mundo. Muitos arriscam suas vidas para fugir de lá.

Há quatro anos, Kim Ryen-hi deixou sua família na capital norte-coreana, Pyongyang, para visitar sua prima na China. Ela acabou fugindo para a Coreia do Sul. Mas a história de Kim chama a atenção porque ela é a única norte-coreana de que se tem conhecimento no mundo a querer retornar ao seu país de origem.

Ela diz que sua fuga foi um erro e já tentou retornar de várias formas - chegando, inclusive, a ser presa pelo governo sul-coreano, acusada de espionagem.

Atualmente, Kim trabalha em uma fábrica que recicla produtos eletrônicos na Coreia do Sul. Ela contou sua história ao programa Outlook da BBC.

"Eu levava uma vida muito normal em Pyongyang. Com meu pai, minha mãe, meu marido e minha filha de 20 anos. Meu marido era médico e eu administrava uma loja de roupas na universidade. Achava que todos no mundo viviam vidas simples como a minha", disse Kim Ryen-hi. Leia mais em: http://zip.net/bdsq0J

Nenhum comentário:

Postar um comentário