A cefaleia ou dor de cabeça é aquela que vem na TPM ou após um longo dia de sobrecarga emocional ou física, e costuma passar com um simples analgésico. Já a enxaqueca te paralisa. Causa dor unilateral, latejante, de intensidade de média a forte, que piora com a movimentação. Provocada por um distúrbio neurovascular crônico, é uma dor incapacitante que obriga qualquer um a se recolher num quarto escuro em virtude da hiper-sensibilidade à luz e aos ruídos. Minhavida
1. Uso de contraceptivo: O uso da pílula pode melhorar ou não modificar a cefaléia (o que acontece de 30% a 40% dos casos) ou até piorá-la (a incidência vai de 18% a 50%). A piora costuma ocorrer na semana de pausa do contraceptivo porque a queda de estrogênio desencadeada pela interrupção do medicamento é mais súbita do que a do ciclo menstrual natural.
2. Excitação emocional: Se você anda muito excitada, trabalhando muito, desenvolvendo inúmeras atividades simultaneamente, com nível alto de excitabilidade, tem de tomar cuidado, porque o estado emocional interfere no desencadear da crise.
3. Estômago vazio: O jejum é o aspecto alimentar mais importante para desencadear dores de cabeça, porque ficar sem comer gera queda na taxa de açúcar no sangue. Há produção de substâncias que causam dor tanto no estômago quanto na cabeça. O segredo é comer algo a cada 3 ou 4 horas, e também não exagerar na comida quando passar muito tempo sem comer.
4. Dose extra de cafeína: Lembrando que a cafeína não está só no café, mas no chocolate, na coca-cola, no chá preto. Admite-se que 200mg de cafeína, ou seja, o equivalente a três cafés expressos ou a quatro latinhas de coca-cola, seja o bastante para provocar uma crise de enxaqueca.
5. Ingestão de álcool: O consumo de vinho tinto, principalmente, está relacionado aos quadros de enxaqueca por conta do efeito do SO2, que é um dos conservantes usados na bebida. O dióxido de enxofre ou anidrido sulfuroso é adicionado ao vinho tinto para protegê-lo contra os efeitos da oxidação, atuando como um agente antimicrobiano. (Minhavida)
Nenhum comentário:
Postar um comentário