Em menos de dois anos, o MPF (Ministério Público Federal) ingressou com 33,3 mil ações contra pessoas suspeitas de praticar ato de corrupção no país. Em média, entre 2013 e outubro de 2014, foram 50 ações ingressas na Justiça Federal por dia pelas procuradorias no país.
Os números fazem parte de um novo banco de dados do MPF, lançado no último dia 9 --data que marca o Dia de Combate à Corrupção. Pela primeira vez, foi possível criar um mapa e dimensionar o número de ações específicas contra a corrupção.
As ações penais e cíveis se referem apenas a casos de desvio ou mau uso de recursos federais e não contabilizam desvios de dinheiro dos cofres estaduais e municipais.
Segundo dados de 2014, até outubro foram 13,3 mil ações. No ano passado, o número de ações ingressas na Justiça foi recorde: 20.004 processos. O Estado com mais ações foi Pernambuco, com 1.355 casos. No Distrito Federal, onde estão os tribunais superiores do país, foram 2.466 ações.
Além das ações ingressas, em 2014 o MPF instaurou, até outubro, 13.488 procedimentos investigatórios, que podem --ou não-- se transformarem em ação de recuperação de recursos e punição aos corruptos. Leia mais em: http://zip.net/bnqvqB
Nenhum comentário:
Postar um comentário