Após denúncias sobre as condições físicas do Complexo Policial de Ipiaú, no sul da Bahia, o delegado Fabiano Aurich, titular da 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Jequié), informou que as fotos divulgadas na imprensa local não condizem com o local onde são feitos os atendimentos e onde trabalham os funcionários. “Aquelas fotos são de uma outra parte, que foi desativada desde o ano passado, logo após a rebelião”, explicou Aurich. Segundo o delegado, o titular de Ipiaú, os escrivães e agentes da unidade policial trabalham em um outro local, que funciona provisoriamente até que a delegacia seja reformada. “Eu estive lá há pouco tempo e lá está tudo em perfeito estado, tem equipamentos, computadores novos. Inclusive aquelas cadeiras quebradas da foto, na parte da recepção, é de outro lugar”, disse.
Para o delegado, o autor das imagens tinha o objetivo de “prejudicar a administração”. O coordenador da 9ª Coorpin ainda apontou que as fotografias foram feitas após fortes chuvas em Ipiaú. “Realmente a água entrou na delegacia, que fica em uma área mais baixa”, relata. Aurich acredita que alguém aproveitou o momento em que se realizava a limpeza do local para registrar as imagens. O delegado ainda nega que os presos permaneçam por um período de até três dias na carceragem da unidade.
“Fica no máximo um dia, e em outra cela apropriada, separada dali. Se ficar ali [nas celas mostradas nas imagens], o preso foge”, garante ele, que ainda aponta que há uma parceria com o diretor do Conjunto Penal de Jequié, para onde são encaminhadas as pessoas detidas pelos agentes da delegacia de Ipiaú, de forma a acelerar o processo de transferência, a partir da autorização do juiz. De acordo com o coordenador, a reforma já foi solicitada à Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA) logo após o levante ter acontecido, em abril do ano passado, quando os presos destruíram a estrutura física do espaço. por Luana Ribeiro/BN
Nenhum comentário:
Postar um comentário