A chave para a eterna juventude?
Pesquisadores revelaram que um verme pode tornar isso possível e o melhor, eles esperam criar uma droga para fazer o mesmo para os seres humanos.
A busca secular para a fonte da juventude levou os investigadores a uma fonte improvável: um minúsculo verme.
As pesquisas mostraram um estado em que o verme nematóide C.elegans não envelhece.
O novo estudo sobre o fenômeno poderia levar a uma droga para os seres humanos.
"É possível que dietas pobres em nutrientes abram caminho ao colocarmos nossas células nesse mesmo estado de repouso", disse David R. Sherwood, professor associado de biologia na Universidade de Duke, que liderou a pesquisa.
"O truque é encontrar uma maneira de manipular farmacologicamente este processo, para que possamos obter os benefícios anti-envelhecimento sem a restrição de dieta", afirma o pesquisador.
Os pesquisadores descobriram que, quando os alimentos estão longe, a C. elegans desencadeia um estado de desenvolvimento reprimido: enquanto o organismo continua a se esquivar, procurar comida, suas células e órgãos são suspensos, um estado de repouso eterno.
Quando o alimento se torna abundante novamente, o verme se desenvolve como planejado, mas pode viver o dobro do tempo normal.
O estudo, publicado na revista PLOS Genetics, concluiu que C. elegans pode deixar de se alimentar por duas semanas e ainda desenvolver-se normalmente após a alimentação ser retomada.
A fome dobra essencialmente o tempo de vida de duas semanas do verme.
"Este estudo tem implicações não só para o envelhecimento, mas também para o câncer", disse Sherwood. Com informações do Daily Mail
Nenhum comentário:
Postar um comentário