Dietas ricas em proteínas podem proteger contra o AVC, Acidente Vascular Cerebral
Cientistas chineses descobriram que comer um pedacinho de peito de frango, ou de filé de salmão todos os dias - em torno de 20g cada - pode reduzir o risco de AVC em 20 por cento.
Para cada 20g extra de proteína por dia, o risco de acidente vascular cerebral reduz ainda mais: em cerca de 26 por cento.
Uma explicação para isso é que a proteína diminui a pressão arterial, disse o Dr. Xinfeng Liu, da Escola de Medicina da Universidade de Nanjing.
O peixe contém ômega-3, ácidos grados e alguns outros elementos nutricionais, incluindo proteína, que pode prevenir o acidente vascular cerebral.
Carne vermelha
Os resultados, publicados na revista Neurology, por outro lado, condenam o aumento do consumo de carne vermelha, que tem sido associado com maior risco de AVC.
A sugestão é que o risco seja reduzido substituindo carne vermelha por outras fontes de proteínas, como peixes, disse o Dr. Liu.
Os pesquisadores analisaram os resultados de 7 estudos de dieta envolvendo um total de 254.489 pessoas.
Aqueles que comeram mais proteína tinham 20 por cento menos probabilidade de sofrer um derrame, do que aqueles que consumiram níveis mais baixos.
Dr. Lui acrescentou: "A quantidade de proteína que levou à redução do risco foi moderada - igual a 20 gramas por dia. Estima-se que 1,4 milhão de mortes por AVC poderiam ser evitadas anualmente no mundo por um maior consumo de proteínas." Com informações do Daily Mail.
Nenhum comentário:
Postar um comentário