> TABOCAS NOTICIAS : Igreja divulga rosto verdadeiro de Sto. Antonio em 3D

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Igreja divulga rosto verdadeiro de Sto. Antonio em 3D

Fotos: divulgação
O rosto de Santo Antônio, o santo católico mais adorado do mundo, por ser casamenteiro, foi reconstituído em 3D por um brasileiro.
A imagem foi apresentada na semana passada pela igreja Católica, na Itália, quando se comemorou o dia de Santo Antônio. (Veja abaixo)

A base para refazer a face foi feita com imagens do crânio do santo e de um molde feito em 1981, quando se fez o reconhecimento dos seus restos mortais. 
A equipe de reconstituição contou com um arqueólogo, um teólogo e com o designer brasileiro Cícero Moraes, especialista em reconstituições faciais em 3D.

A reconstituição foi feita pelo Museu de Antropologia da Universidade de Pádua, na Itália, com a colaboração do Centro de Estudos Antonianos e de outras entidades.

Surpresa
Nicola Carrara, conservador do Museu de Antropologia, conta que o designer brasileiro só soube a identidade da face que estava a reconstituir, no fim do trabalho: “Queríamos que Cícero Moraes trabalhasse às cegas para não ser influenciado pela grande personalidade da pessoa a quem pertencia aquele crânio.

Comunicamos a ele apenas os dados essenciais – que era um homem, de 36 anos, caucasiano”.
Em pouco tempo, com base nos dados que recolheu, Moraes, confirmou: "trata-se de um homem ibérico, provavelmente português".

Para o designer brasileiro descobrir a identidade daquele rosto, tão venerado no Brasil, foi uma surpresa: “Quando soube fiquei sem palavras, literalmente maravilhado. Embora não seja particularmente religioso senti uma grande responsabilidade”.

3D
O busto do santo foi realizado, com base nas imagens de Moraes, pelo Laboratório de Antropologia e Odontologia Forense (FOUSP) da Universidade de São Paulo, que imprimiu uma versão 3D do rosto em gesso.
A “nova” face de Santo António permanecerá em exposição até dia 22 junho na Basílica de Santo António, na cidade de Pádua, informa o Centro de Estudos Antoniano.

Histórico
Embora não haja registos escritos do seu nascimento, acredita-se que Santo António terá nascido 1195, em Lisboa.
Morreu jovem, antes de fazer 40 anos, no dia 13 de Junho, mas a sua formação erudita e a sua mensagem humanista e de amor deixou uma marca no mundo que perdura até hoje.

Forte contestador da opressão social e defensor dos desfavorecidos, se juntou cedo à ordem dos Franciscanos.
Um acaso do destino (o barco de onde regressava de Marrocos foi arrastado) encaminhou-o até Itália, onde se tornou próximo de São Francisco de Assis.

Antônio morreu na cidade de Pádua, na Itália, razão pela qual o país diz até hoje Santo Antônio é italiano.
Com informações do Boas Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário