Para funcionar, as máquinas precisam somente de um ponto de energia, sem precisar exaustor ou ponto de água
Os empresários do ramo de alimentação estão apostando suas fichas nas “vending machines" (máquinas de vendas) para elevar os lucros. A bola da vez é uma máquina italiana que faz pizza em até três minutos. A novidade já desembarcou no país e as primeiras unidades serão instaladas nos próximos dias, à princípio em São Paulo, mas pelo menos 50 peças já estão reservadas e 2 mil interessados, sendo 101 em Minas Gerais. A expectativa é instalar pelo menos 100 vending machines este ano.
Segundo o italiano Enrico Mondio, diretor da PVM, responsável pela vinda das máquinas para o Brasil, a empresa foi criada especialmente para trazer a operação da Pizza Pronto para o Brasil. Ele afirmou que a máquina foi descoberta durante uma viagem para a Europa, em um aeroporto de Milão. “Fomos até a fábrica no Norte da Itália e percebemos que o negócio poderia ser interessante para o Brasil”, conta. Segundo ele, as negociações começaram em 2011. “Assinamos um acordo de exclusividade e começamos a desenvolver parcerias com fornecedores brasileiros, o único ingrediente que é trazido da Itália é uma farinha especial, o restante foi adaptado para o gosto do brasileiro, inclusive, o molho vem de Minas Gerais”, disse.
Para quem quiser investir em uma máquina, a empresa trabalha com o sistema de comodato e licenciamento, além de estudar a possibilidade de abrir franquias. O investimento é de R$ 130 mil, com contrato de quatro anos. O custo sugerido de venda ao público será de R$ 15 por pizza, tamanho 27 cm de diâmetro (seis pedaços), sendo que o custo para o franqueado ou licenciado da matéria prima (incluindo embalagens e ingredientes) por pizza é indicativamente de R$ 8,00 (sem considerar o custo do ponto comercial).
O cliente receberá também no momento da compra uma caixinha com guardanapos, faca e garfo (gratuitamente e embutidos no preço da pizza), além da caixa da pizza com tampa. “No nosso business plan estamos calculando que a máquina iniciará a dar um retorno depois de 1 ano e meio, dependendo do numero de pizzas vendidas por dia. O nosso cálculo foi baseado com uma venda de cerca 40 pizzas/dia, durante 30 dias".
Outra consideração interessante feita pela empresa é que o Brasil, segundo consumidor de pizzas do mundo, perde somente para os EUA e, em países que não tem alguma tradição cultural com pizzas (Israel, Chile, Rússia, Emirados Árabes, etc.) se vendem no mínimo 30 pizzas por dia. O funcionamento da máquina pode ser visto no site da empresa.
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