> TABOCAS NOTICIAS : Como uma falha no Tocantins causou um apagão em 11 Estados?

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Como uma falha no Tocantins causou um apagão em 11 Estados?

Onze Estados brasileiros ficaram sem energia elétrica nesta terça-feira (4), após um apagão atingir as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Estado do Tocantins. Segundo o governo, pelo menos 3,5 milhões de pessoas ficaram sem luz entre as 14h e 15h30 desta tarde. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que o apagão foi provocado por uma falha técnica nas linhas de transmissão entre Tocantins e Goiás. Como uma falha no Tocantins derruba a energia em grande parte do país? Confira abaixo a explicação.


O que causou a falha no sistema de energia?
A falha começou com dois curto-circuitos em uma linha de transmissão entre Colinas, no Tocantins, e a Usina de Serra da Mesa, em Goiás. A primeira falha aconteceu na área controlada pela FIP Brasil, e a segunda, na área da Cemig. Como ocorreram dois curtos no mesmo trecho, a Eletronorte desligou todo o trecho, conforme os procedimentos de segurança. Ao desligar a linha, a empresa separou, fisicamente, os sistemas Norte e Nordeste do restante do Sistema Interligado Nacional.

Sistema Interligado Nacional? O que é isso?
A produção e a transmissão de energia elétrica é praticamente toda integrada no Brasil, formando o Sistema Interligado Nacional (SIN). Dele participam empresas das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e parte da região Norte. O mapa abaixo mostra as linhas de transmissão que interligam as diferentes regiões brasileiras. A parte do Norte fora do SIN representa somente 1,7% da energia produzida e distribuída no país, sendo atendida por pequenos sistemas isolados, localizados principalmente na região amazônica. 

Certo, então os sistemas estavam separados. Mas as regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste não têm usinas também?
Sim, mas essas regiões não são autossuficientes. O Sudeste, por exemplo, consome muito mais energia do que produz. Como o sistema é interligado, o Operador Nacional do Sistema Elétrico simplemente "importa" a energia produzida no Norte e Nordeste para cidades como São Paulo e Rio. Ao separar os sistemas, houve um desequilíbrio. O Nordeste estava produzindo energia que não estava sendo utilizada, e ao mesmo tempo o Sul, Sudeste e Centro-Oeste estavam gastando o que não tinham. Para equilibrar essa situação, o sistema desligou cerca de 5 mil MW nessas regiões.

Quantas pessoas foram afetadas?
O governo estima que 3,5 milhões de pessoas ficaram sem luz, em 11 Estados: Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Segundo o ONS, a falha começou às 14h, e o sistema foi normalizado por volta das 15h30.

Estou em um dos Estados atingidos pelo corte, mas não faltou luz na minha casa. Por quê?
Houve uma redução da quantidade de energia disponível, e as concessionárias decidiram em que locais a distribuição seria suspensa.

Casos como esse devem nos deixar preocupados com novos apagões?
De acordo com o ONS, o apagão desta terça-feira (4) foi causado por uma falha do sistema, não pela necessidade de racionamento por falta de produção de energia ou excesso de consumo. Segundo o governo, não está faltando energia, portanto novos apagões não devem ocorrer. No entanto, casos de blecautes têm se tornado comuns no Brasil – o último havia sido no Nordeste, em agosto do ano passado –, o que pode indicar que a infraestrutura energética brasileira não é tão segura quanto o governo diz. Fonte: Época

Nenhum comentário:

Postar um comentário