Manifestantes tentam tomar o Palácio Tiradentes, Assembléia Legislativa (Alerj) Rio de Janeiro, durante um protesto(Tasso Marcelo/AP)
O deputado estadual Bernardo Rossi conseguiu nesta terça-feira o apoio que precisava para criar a CPI do Vandalismo. A comissão pretende investigar os grupos que promovem agressões e danos ao patrimônio público nos protestos violentos que voltaram a tomar conta do Rio de Janeiro nos últimos dias. Criador da proposta, o vice-líder do PMDB também quer saber como esses vândalos são financiados.
Rossi conseguiu recolher, até as 17h50 desta terça, 40 assinaturas de parlamentares - dezesseis acima do mínimo exigido para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa do Estado (Alerj). "Quero saber, a fundo, quem são eles, o que querem e quem os financia. Tem um clamor da sociedade para que o poder público atue em resposta", declarou o deputado, que quer presidir o procedimento.
Ainda de acordo com ele, a criação da comissão foi motivada pela morte do cinegrafista Santiago Andrade, da Rede Bandeirantes, atingido por um rojão enquanto registrava mais um protesto no Centro da capital, na semana passada. O foco das investigações não serão unicamente os black blocs, explica, mas quaisquer grupos que tenham participado de atos de vandalismo. Colhidas as assinaturas necessárias, o próximo passo é a determinação da abertura da CPI pelo presidente da Alerj, deputado Paulo Melo (PMDB).
Confira a lista dos parlamentares que pediram a aprovação da CPI até 17h40 desta terça-feira:
Altineu Cortes (PR)
André Corrêa (PSD)
Átila Nunes (PSL)
Claise Maria (PSD)
Comte Bittencourt (PPS)
Dica (PSD)
Dionísio Lins (PP)
Domingos Brazão (PMDB)
Dr. Gotardo (PSB)
Enfermeira Rejane (PCdoB)
Fábio Silva (PSD)
Flavio Bolsonaro (PP)
Geraldo Pudim (PR)
Graça Matos (PMDB)
Graça Pereira (PSD)
Janio Mendes (PDT)
José Luis Nanci (PPS)
Luiz Martins (PDT)
Luiz Paulo (PSDB)
Marcelo Freixo (PSol)
Marcelo Simão (PSB)
Marcio Panisset (PDT)
Marcos Soares (PSD)
Myrian Rios (PSD)
Nelson Gonçalves (PMDB)
Paulo Melo (PMDB)
Paulo Ramos (PDT)
Pedro Augusto (PMDB)
Rafael do Gordo (PSB)
Ricardo Abrão (PDT)
Roberto Henriques (PSD)
Rosângela Gomes (PRB)
Rosenverg reis (PMDB)
Samuel Malafaia (PSD)
Samuquinha (PR)
Thiago Pampolha (PSD)
Wagner Montes (PSD)
Xandrinho (PV)
Zaqueu Teixeira (PT)
Nenhum comentário:
Postar um comentário