A Educação Militar do Exército é constituída de qualidades intrínsecas. A formação militar representa um arrimo em um contexto específico (erudito), de valores, costumes, tradições; e prático (profissional). O sistema de ensino é a espinha dorsal na qualificação de recursos humanos para a ocupação de cargos e desempenho de funções previstas na paz e na guerra, em toda a estrutura do Exército.
O século XIX marcou a expansão da educação militar, quando a oficialidade emergiu como força profissional coesa. Após a queda da Monarquia, conduzida por Marechal Hermes, em 1890, ocorreram significativas reformas de ensino no Exército. A reforma de 1898, denominada “Benjamin Constant” com objetivo de desenvolver bases de conhecimentos militares, práticos e de linha científica, no domínio da matemática e das ciências físicas, vieram a enriquecer a já existente Real Academia Militar, fundada por D. João e que constituiu outra referência na evolução histórica militar.
O Exército desde a sua origem vem construindo tradição nos limites do ensino, aprimorando ideias, enriquecendo modelos, formando oficiais que, com excelência, especializam-se durante toda a carreira, sob a orientação de professores atentos, conscientes da responsabilidade do seu ofício.
A memória militar guarda, a exemplo disto, o nome do grande mestre, Marechal Roberto Trompowsky Leitão de Almeida, Patrono do Magistério do Exército, em homenagem à destacada atuação educacional por este exercida e que perdurou por quase meio século. O Dia do Magistério do Exército comemora-se a 8 de fevereiro, data de nascimento do sábio professor, reconhecido por seu talento no mundo inteiro. Fonte: Portal de Educação do Exército
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