Num dia marcado por filas nos aeroportos, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) registra mais de 300 voos com atraso em todo o país. Segundo o balanço mais recente da companhia, divulgado às 18h, 343 dos 1.707 voos previstos para este sábado (7) partiram mais de 30 minutos depois do horário. Em termos percentuais, os atrasos representaram 20,1% dos embarques.
Os aeroportos com maior volume de atrasos são os de Cumbica (SP), com 54 casos; Brasília (44); Congonhas (SP), com 40 atrasos; Salvador (33) e de Confins (MG), com 17 registros. Houve ainda 90 casos de cancelamento em todo o país, que equivalem a 5,3% das partidas programadas.
No Recife, de acordo com números divulgados pela Infraero, foram registrados, até o momento, 10 voos atrasados, dos 71 previstos para este sábado (7). Segundo a assessoria de imprensa da companhia, apenas o voo 1645 da Gol foi cancelado. A companhia não divulgou as causas do cancelamento. A aeronave tinha como destino a cidade do Rio de Janeiro, com escaladas em Salvador e Vitória.
A Infraero também informou que os atrasados não passaram de 30 minutos no Aeroporto Internacional Gilberto Freyre e que, por isso, “não teve impacto operacional” no terminal.
Os atrasos são reflexo dos temporais da noite de quinta-feira (5) que afetaram diversas partes do país, principalmente os estados do Rio de Janeiro e de São Paulo. A suspensão dos pousos e decolagens nos aeroportos da região provocou um efeito dominó que afetou diversos terminais pelo país hoje.
Os problemas concentraram-se na Gol, que sozinha respondia por 256 (42,7%) atrasos até as 18h. Em nota, a empresa informou que a suspensão dos voos na noite de quinta-feira diminuiu o número de funcionários disponíveis no sábado porque algumas tripulações tiveram a jornada de trabalho afetada. De acordo com a empresa, a companhia teve de respeitar os limites legais da carga horária da categoria.
Os atrasos fizeram a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autuar a Gol na tarde deste sábado. A multa para a companhia poderá ir de R$ 4 mil a R$ 10 mil por desrespeitar as normas de comunicação de atrasos e cancelamentos de voos e de prestação de assistência aos passageiros em caso de atrasos muito longos.
A Anac notificou a TAM pelo mesmo problema, ocorrido ontem (6) no aeroporto de Guarulhos (SP). A empresa aérea terá dez dias para provar o cumprimento das regras de fornecimento de alimentação, traslado, acomodação e hospedagem para não ser multada.
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