Em seu primeiro encontro do ano, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu nesta quarta-feira (17) cortar a taxa básica de juros (a Selic) em 0,5 ponto percentual. Com isso, a taxa passa de 11% para 10,5% ao ano, o menor valor desde junho de 2010 (10,25%).
O quarto corte seguido dessa magnitude, em um movimento iniciado em agosto passado, era amplamente esperado pelo mercado. A decisão foi unânime.
"Ao tempestivamente mitigar os efeitos vindos de um ambiente global mais restritivo, um ajuste moderado no nível da taxa básica é consistente com o cenário de convergência da inflação para a meta em 2012", disse o Copom ao anunciar a decisão, repetindo o comunicado de sua última reunião.
A Selic é usada pelo BC para tentar controlar o consumo e a inflação ou estimular a economia. Quando a taxa cai, estimula o consumo. Quando sobe, reduz a atividade econômica porque os empréstimos e as prestações ficam mais caros. Mais em http://noticias.bol.uol.com.br/economia/2012/01/18/juros-caem-05-ponto-e-vao-a-1050-a-menor-taxa-do-governo-dilma.jhtm
Nenhum comentário:
Postar um comentário