> TABOCAS NOTICIAS : 1 DE JUNHO

quarta-feira, 1 de junho de 2011

1 DE JUNHO

A imprensa - Surgimento - A imprensa no Brasil - A imprensa na atualidade - Dia da imprensa
O surgimento da imprensa

A imprensa escrita teve seu início na Itália no século XVI. Nesse período, começaram a circular as folhas volantes, anunciando grandes eventos. Na Alemanha e na Holanda, por exemplo, já existiam publicações com periodicidade mais ou menos regular. Na Inglaterra do século XVII também surgiram folhas de notícias denominadas coranto.

O conteúdo dessas folhas, no entanto, tratava do movimento do mercado financeiro, algumas impressas pelos próprios banqueiros. Só a partir dos séculos XVIII e XIX é que a imprensa passa a ser um meio de exposição de idéias, pontos de vista e opiniões. Intelectuais renomados deixam de lado a prosa dos salões para se dedicar ao texto combativo e militante das redações de jornal. Estes, por sua vez, já estavam remunerando o trabalho escrito.
No início
A arte de abricar papel foi desenvolvida pelos chineses, por volta do século II a.C. Podemos dizer que foi o primeiro passo para chegarmos à imprensa. O que seria de Guttemberg, afinal (inventor da impressora de tipos móveis, no século XV), sem a existência do papel? Naturalmente que uma descoberta procede outra e assim a humanidade evolui em suas técnicas. Mas é sempre bom lembrarmos onde tudo começou e quem esteve à frente do pontapé inicial. Leia mais em http://www.portalescolar.net/2011/05/imprensa-surgimento-imprensa-no-brasil.html 

DIA DE DUQUE DE CAXIAS - 1 DE JUNHO

.
Luís Alves de Lima e Silva - Duque de Caxias - Brasileiro, (Porto da Estrela, 25/08/1803 - Desengano, 07/05/1880), foi um dos mais importantes militares e estadistas da história do Brasil, responsável por importantes ações militares pacificadoras em movimentos revoltosos internos, reprimiu também os movimentos contra a escravidão.

Regente do Império, filho do brigadeiro Francisco de Lima e Silva e de Mariana Cândida de Oliveira Belo, Luís Alves de Lima - como assinou seu nome por muitos anos - foi descrito por alguns dos seus biógrafos como um predestinado à carreira das armas. Estudou no convento São Joaquim, onde hoje se localiza o Colégio D.Pedro II e próximo do Quartel do Campo de Santana que ele viu ser construído e que hoje é o Palácio Duque de Caxias, onde está instalado o Comando Militar do Leste.

Quem foi Duque de Caxias****Muito cedo, Luís Alves de Lima e Silva, ingressou na vida militar. Teve intensa carreira profissional no Exército Brasileiro, ascendendo ao posto de marechal de campo, aos trinta e nove anos de idade.
Ingressou na Academia Militar aos 15 anos e, em 1822, organizou a Guarda Imperial de D. Pedro I. Leia mais em http://www.portalescolar.net/2011/05/dia-de-duque-de-caxias-1-de-junho.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário