> TABOCAS NOTICIAS : DO PIMENTA.BLOG:ITABUNA>DEFICIENTES VISUAIS INTENSIFICAM PROTESTOS PELA GRATUIDADE NO TRANSPORTE

quarta-feira, 29 de junho de 2011

DO PIMENTA.BLOG:ITABUNA>DEFICIENTES VISUAIS INTENSIFICAM PROTESTOS PELA GRATUIDADE NO TRANSPORTE

Mais de 20 ônibus ficaram retidos no protesto dos deficientes (Foto Pimenta).
Os deficientes visuais intensificaram os protestos contra a Rota Transportes em Itabuna e voltaram a fazer nova manifestação nesta quarta-feira (29). Entre as 10h e 13h50min de hoje, eles interditaram a avenida Inácio Tosta Filho e impediram a circulação de mais de 20 ônibus da empresa que servem aos municípios de Ilhéus, Itajuípe, Buerarema, Barro Preto e Itapé, linhas que possuem catraca e nas quais a tarifa é única.
A Rota se nega a conceder gratuidade aos mais de 30 deficientes visuais que usam as linhas intermunicipais, apesar de recomendação do Ministério Público Estadual em favor dos portadores de deficiência.
Houve engarrafamento e reclamação por parte de quem tentava viajar, mas não sabia o porquê do protesto dos deficientes. O engarrafamento na avenida Inácio Tosta Filho atingiu praticamente a extensão de toda a avenida e levou o caos ao trânsito nas ruas transversais.
A empresa não enviou representantes para negociar com os deficientes. Nesta tarde, os deficientes e a promotora pública Cleide Ramos ingressam com uma ação contra a Rota Transportes para que ela reconheça o direito à gratuidade, amparado pela Convenção Internacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CDPD). Hoje, os manifestantes também fizeram protestos e decidiram reter ônibus das linhas urbanas de Itabuna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário