> TABOCAS NOTICIAS : MUNDO ANIMAL:Corvo é capaz de reconhecer e dar alerta sobre perigo



quinta-feira, 30 de junho de 2011

MUNDO ANIMAL:Corvo é capaz de reconhecer e dar alerta sobre perigo

DA FRANCE PRESSEOs corvos são animais mais espertos do que parecem. Eles não só são capazes de identificar o rosto de uma pessoa que possa representar perigo, como também alertar os demais sobre a ameaça.
Intrigados pelo comportamento dos corvos-americanos (Corvus brachyrhynchos) no campus da Universidade de Washington, em Seattle, cientistas dessa instituição investigaram se as aves associariam um rosto a uma situação assustadora.
Para isso, os pesquisadores usaram uma máscara de borracha de um homem das cavernas antes de aprisionar, vendar e libertar sete corvos. Em seguida, dividiram-se em dois grupos.
Um deles usou uma máscara "perigosa" e outro, uma máscara neutra --a do ex-vice-presidente americano Dick Cheney.
Depois, observaram, enquanto caminhavam com seus colegas, o comportamento do bando de corvos.
RECONHECIMENTO FACIAL
Segundo o estudo, o reconhecimento facial é essencial para os corvos. Alguns humanos do entorno alimentam as aves enquanto outros atiram nelas.

"Os corvos urbanos são muito atentos às pessoas e separam aquelas que são boas provedoras das que são perigosas", emendou.

Os corvos são particularmente intrigantes porque precisam dominar três fontes potenciais de informação, destacou a pesquisa, publicada na revista britânica "PNAS".
As aves adquirem informação de primeira mão, por meio de suas próprias experiências, "verticalmente", através de seus pais, e "horizontalmente", por outras aves.
Administrar esta mistura de fontes significa que as aves têm uma flexibilidade notável para processar informação.
Em termos evolutivos, os animais precisam fazer uma escolha quando se trata de processar a informação.
Obter informação em primeira mão --sobre ameaças ou comida, por exemplo-- é a forma mais confiável, mas também potencialmente perigosa.
De acordo com os cientistas, é improvável que o corvo-americano faça sozinho este processamento de dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário