Representantes da Prefeitura Municipal de Itabuna, da Liga Itabunense de Futebol (LIF), de diversas entidades da sociedade civil e da iniciativa privada discutiram nesta terça-feira, dia 28, o projeto de apoio à Seleção Amadora de Futebol, que vai participar do Campeonato Intermunicipal de 2011, com uma equipe competitiva e tendo como base atletas revelados pela própria comunidade.
O secretário de Esportes, Alcântara Pelegrini, considerou a reunião proveitosa, com destaque para a formação de uma comissão integrada pelo juiz Marcos Bandeira e pelos empresários Eduardo Fontes (Associação Comercial e Empresarial de Itabuna e Tarik Fontes Plaza Hotel), Edson Paiva (Conlar), Gérson Berto (Panorama Calçados), Pedro Jatobá (Pedreira União) e Antônio Mangabeira (Oncosul), que vão atuar na criação das condições operacionais para equipe.
Ele lembra que Itabuna tem uma história vitoriosa no Intermunicipal, com a conquista de oito títulos, mas que estagnou nos últimos 40 anos: “A idéia deste projeto é resgatar a força de Itabuna, que sempre foi um celeiro de craques e uma força importante no futebol da Bahia, mas é também uma cidade violenta e está entre as primeiras em termos de vulnerabilidade para os jovens, uma questão que preocupa ao governo municipal”, complementou.
Convocação
Já o vice-presidente da LIF, Ubaldino Souza, anuncia que para a competição já foram convocados 45 atletas, dos quais 25 vão integrar o selecionado itabunense, montado com jogadores da comunidade e que foram observados em competições como o Campeonato Interbairros.
O juiz Marcos Bandeira destacou a importância da mobilização do poder público e da sociedade para o apoio ao selecionado itabunense. Ele considera o esporte como uma alternativa de integração social e ao mesmo tempo um instrumento de combate à violência, numa cidade que já liderou o ranking nacional em termos de vulnerabilidade de jovens.
Outro aspecto ressaltado por ele, é que o Intermunicipal é uma importante vitrine esportiva e o projeto itabunense tem tudo para ser vencedor. Elogiou também ao Campeonato Interbairros, que reuniu mais de 50 equipes integrando jovens dos diversos bairros: “Acredito que este é o momento de resgatarmos o esporte amador itabunense”.
O empresário Pedro Jatobá também tem uma avaliação positiva do encontro, com a discussão de estratégias de apoio à Liga Itabunense e para que seja formada uma equipe competitiva, capaz de conquistar o título agora em 2011, acabando um jejum de quatro décadas.Texto: Kleber Torres - Reportagem: Osvaldo Bispo – Foto: Waldyr Gomes
Nenhum comentário:
Postar um comentário