Poder e política na semana 14 a 20.mar.2011
A semana começa com Dilma Rousseff formalizando Henrique Meirelles para a Autoridade Pública Olímpica e Lula falando sobre o mundo árabe em evento anual da TV “Al Jazeera”, no Qatar. O ponto alto da semana será a 1ª visita de Barack Obama ao Brasil.
Com a mulher, Michele, o presidente dos EUA passa por Brasília (sábado, 19.mar.2011) e Rio (domingo, 20.mar.2011). A visita de Obama ao Brasil produz expectativas de acordos comerciais e mais consenso para a atuação dos 2 países na ONU e em fóruns internacionais.
Na 2ª feira, outro chefe de Estado desembarca no Brasil: José Mujica, presidente do Uruguai. Ele se encontra com Paulo Skaf (PSB), presidente da Fiesp e aspirante a prefeito de São Paulo. Antonio Patriota, ministro das Relações Exteriores, participa da reunião. E à noite, a TV Cultura exibe entrevista com Marco Maia (PT-RS), presidente da Câmara, no “Roda Viva”.
Na 3ª (15.mar.2011), o DEM faz sua tão anunciada convenção nacional. O senador José Agripino Maia (RN) deve ser eleito presidente da legenda, que está rachada. O demista Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo, deve deixar a agremiação para criar um novo partido.
Também na 3ª, comissão do PT encarregada de propor reforma para o estatuto do partido fará uma reunião. Quem chefia o grupo é o deputado Ricardo Berzoini (SP). Na 5ª, a Executiva Nacional petista se reúne em Brasília para falar dessa reforma e tentar se organizar para as eleições municipais de 2012.
Na 4ª (16.mar.2011) a Câmara instala sua Comissão de Ética, um órgão permanente que ainda não estava estabelecido na nova legislatura. O assunto da vez é a suposta participação da deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF) no mensalão do DEM. Ela é filha de Joaquim Roriz (PSC-DF), ex-governador do DF que deixou de ser candidato em 2010 por causa da Lei da Ficha Limpa.
Para ficar de olho: a extradição do italiano Cesare Battisti deve voltar em breve ao plenário do STF. E a flexibilização das licitações para Copa e Olímpiadas deve ser tema frequente dos noticiários por um bom tempo. Quem cuida do assunto é o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
UOL Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário