Ao ver a Globo assinar com mais e mais times, o Clube dos 13 resolveu agir, e não está sozinho na empreitada. Nesta quinta-feira, cópias do contrato assinado por ele, RedeTV! e 15 clubes chegam às mãos do Cade, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica, para tentar barrar o avanço da emissora global na negociação paralela pelos direitos do Brasileirão.
Segundo informa o UOL Esporte, a intenção das partes que acionam o Cade é reabrir o processo sobre os direitos de transmissão iniciado em 1997. "A prerrogativa da RedeTV!, quando fez a primeira proposta, era de que o acordo tinha os 20 clubes. Nós acreditamos no Cade, então a RedeTV! entende que qualquer oferta paralela ao Clube dos 13 não é válida no mercado", disse João Romboli, diretor da RedeTV!, na última quarta, em declaração repercutida pelo site.
O Cade deve avaliar as procurações que o C13 diz ter para negociar e assinar contratos em nome de 11 clubes. Internacional, Guarani, Bahia, Flamengo, Botafogo, Vasco, Grêmio, Cruzeiro, Coritiba, Sport e Vitória assinaram documentos em 2010 para conseguir empréstimos bancários junto à entidade como avalista. Com a garantia na mão, o C13 fechou a parceria com a Rede TV!, emissora que venceu sozinha a licitação para exibição dos jogos. Por isso, quer mostrar ao Cade que cumpriu o acordo assinado no ano passado no qual a Globo se inclui.
O Termo de Cessação de Conduta (TCC) é o documento que tirou da emissora o direito de preferência na renovação e liberou a venda dos direitos de forma separada para outras mídias. Segundo o que foi acordado, se uma das partes não cumprir com o prometido, o processo pode ser reaberto.
Tendo em vista a atuação independente da Globo, o C13 entende que a emissora continua a agir como mantenedora da preferência que tinha até então. "Quando a Globo começou a chamar os clubes, ela já sabia o que tinha acontecido na proposta da RedeTV. Ou seja, ela está usando o direito de preferência, pois já sabe o valor oferecido", disse Athaíde Gil Guerreiro, diretor-executivo da entidade.De http://www.administradores.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário