O governo bratânico afirmou nesta quinta-feira,17,que casais gays poderão realizar cerimônias de união civil em locais de cultos religiosos.Ativistas comemoraram,pois é um avanço na direção da igualdade,mas ainda não se equipara plenamente com os direitos do casamento heterossexual.
Embora casamento e união civil sejam semelhantes sob a legislação britânica, as cerimônias no segundo caso atualmente não podem ter referência religiosa e nem serem realizadas em locais de culto, e devem acontecer em edifício público, com presença de funcionário da burocracia estatal.
A mudança dará aos casais de mesmo sexo a chance de proferir seus votos de união em prédios religiosos, contanto que o local não apresente objeção.
A mudança é mais um passo na direção da igualdade integral e poderá haver mais avanço legais nesta direção no futuro, afirmou o departamento do Interior britânico.Muitas lideranças religiosas de diversas orientações, incluindo a igreja católica e grupos muçulmanos britânicos, afirmaram que se opõem firmemente a uniões de pessoas de mesmo sexo em qualquer configuração.
A lei britânica de união civil, introduzida em 2005, já dá a casais gays a mesma proteção legal que dispõem dos casais heterossexuais, incluindo direito a adoção e direito a herança.
*Com informações da AP
Nenhum comentário:
Postar um comentário