O Ministério do Trabalho e Emprego (Mte) e a Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib) assinaram, em São Paulo, nesta sexta-feira (25), termo de cooperação técnica para capacitar, até 2014, mais 100 mil trabalhadores para a construção civil.
Os cursos, que terão metodologia e material didático elaborados pela Abdib, abrangem diversas áreas, como por exemplo, solda, pintura, montagem de estruturas, instalações elétricas, encanamento e alvenaria.
A idéia é implantar as salas de aula, principalmente, em locais como canteiros de obras e grandes empreendimentos afastados dos centros urbanos, com investimentos do governo e das empresas.
Todavia, o presidente da Abdib, Paulo Godoy, afirma que a demanda é tamanha, que muitas empresas devem querer financiar integralmente os cursos. “Se montamos um bom programa educacional, as empresas que treinarão seus profissionais acabarão elas mesmo custeando a iniciativa”, prevê Godoy.
“A construção civil é o setor econômico que mais cresceu no Brasil nos últimos anos, e hoje já começa a faltar azulejistas, soldadores, mestres de obra e outros profissionais no mercado. Estamos unindo esforços entre governo, empresários e trabalhadores para avançarmos nessa questão “, explica o ministro Carlos Lupi.
De Brasília Confidencial
Nenhum comentário:
Postar um comentário