Atendendo a uma determinação do prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, o secretário de Desenvolvimento Urbano, José de Alencar, visitou, em companhia de técnicos da Caixa Econômica Federal e da Sedur, as obras de infraestrutura em execução no bairro Maria Pinheiro e Daniel Gomes, uma área densamente povoada na zona Sul da cidade. As obras incluem a construção de 280 casas em substituição a subhabitações e têm um custo superior a R$ 16 milhões, com uma contrapartida de recursos da prefeitura.
Segundo o secretário, o objetivo da visita foi uma inspeção às obras realizadas na área e complementar com informações para a Caixa o processo de liberação de recursos para mais uma etapa do projeto, o que deve ocorrer ainda nos próximos dias.
As obras incluem, segundo José de Alencar, melhorias habitacionais com a substituição de barracos por casas de alvenaria, com investimentos em esgotamento sanitário, contenção de encostas, implantação de escadarias em áreas de relevo acidentado e difícil acesso, complementado com urbanização e a pavimentação de ruas.
Ele disse ainda, que o aditivo do contrato já está pronto e a segunda etapa deverá ser iniciada o mais rápido possível, possivelmente na próxima semana. Informou que as famílias que tiveram os barracos derrubados terão prioridade na construção das casas de alvenaria “- e isso no mais rápido espaço de tempo possível”.
Para o presidente da Associação dos Moradores do Maria Pinheiro, José Walter, este foi o melhor presente que a população do bairro recebeu nos últimos 20 anos, ”até porque este é um sonho que está sendo realizado. Não teremos mais barracos e nem esgotos a céu aberto, trazendo dignidade e cidadania para a comunidade. Hoje, as crianças já podem brincar nas ruas, porque não tem mais esgotos nas ruas e o bairro está valorizado”, declarou.
O líder comunitário elogiou o empenho do secretário José de Alencar, que está acompanhando todo o trabalho realizado pelo seu antecessor e está atendendo as reivindicações dos moradores do Maria Pinheiro.
Para o comerciante, José Firmino Alves, o trabalho do Capitão Azevedo é nota dez, porque deu dignidade aos moradores e valorizou o bairro. ”A praça aqui era cheia de esgoto, os prefeitos que passaram nada fizeram aqui e hoje temos uma nova realidade no Maria Pinheiro, que ganha um novo visual”.
SAGCS – PMI Texto: Kleber Torres Reportagem: Paulo Leonardo Fotos: Pedro Augusto
Nenhum comentário:
Postar um comentário