> TABOCAS NOTICIAS : Ginastas brasileiros são suspensos por comentários racistas

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Ginastas brasileiros são suspensos por comentários racistas

REDAÇÃO ÉPOCA
Ginastas brasileiros recebem punição por ofensas dirigidas ao colega Ângelo Assumpção, à esquerda (Foto: Reprodução)

Nesta quarta-feira (20), a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) assumiu uma posição inédita ao punir três atletlas brasileiros por dirigir injúrias racistas a um companheiro de equipe. Ângelo Assumpção, campeão da etapa da Copa do Mundo de Ginástica em São Paulo, foi alvo de comentários de mau gosto de colegas da seleção brasileira de ginástica, em vídeo postado na rede social Snapchat. O material foi divulgado pelo jornal O Globo na última sexta-feira (15).

Assim que soube do ocorrido, o coordenador da seleção masculina de ginástica, Leonardo Finco, enviou um relatório à CBG sobre o caso. Em resposta ao comportamento dos atletas, a presidência da instituição decidiu punir os envolvidos. Os responsáveis pelas ofensas foram afastados da seleção por 30 dias e durante o período não receberão a bolsa de incentivo financeiro paga a eles pelo governo federal. "A punição é por não concordar com o que eles fizeram e também para encerrar o assunto. Em 30 anos de seleção, nunca vi isso. Dói na gente, mas é assim", disse Leonardo Finco àFolha de S. Paulo

A equipe estava em Portugal treinando para os Jogos Pan-Americanos de Toronto quando tudo aconteceu. No vídeo, o ginasta Arthur Nory diz para Ângelo Assumpção: "Seu celular quebrou. A tela quando funciona é branca e quando ele estraga é de que cor?." Na sequência, ele completa: "O saquinho do supermercado é branco, e o do lixo?", diz em tom de questionamento aos outros colegas que estavam na mesa. Felipe Arakawa e Henrique Medina são os outros dois ginastas punidos pela CBG. 

Segundo o O Globo, até o momento Ângelo Assumpção não se pronunciou pessoalmente sobre o caso. O jornal entrou em contato com ele via e-mail e afirma que as respostas têm passado pelas "mãos da assessoria de imprensa da CBG". Sobre a punição, ele teria dito: "Todos são meus amigos e não cabe a mim determinar o que deve ser feito. Essa decisão cabe à CBG."

Nenhum comentário:

Postar um comentário