Com o aval da União Europeia (UE), do Unicef e da Cáritas Internacional, a Prefeitura de Itabuna deu início à parceria com a Cáritas do Brasil em mais uma ação para a reconstrução da cidade e ajuda humanitária às famílias vítimas das chuvas e enchentes de dezembro passado.
Nesta terça-feira, dia 1º, uma reunião – no Gabinete do Centro Administrativo Firmino Alves com a presença do prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), do prefeito de Itajuípe e presidente da Amurc, Marcone Amaral (PSD), do embaixador da UE, Ignácio Ibanez, representantes da Cáritas e da Igreja Católica – marcou o início do trabalho de assistência às famílias.
Segundo o prefeito Augusto Castro, essa união é fundamental no processo de reconstrução da cidade. “Eles já estiveram aqui, avaliaram os casos e chegaram a ajudar de forma emergencial. Hoje, com todo apoio da prefeitura, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, definimos uma ação da linha de trabalho junto com a Igreja Católica, que vai receber essas doações para ajudar as famílias mais necessitadas”, disse.
A União Europeia vai liberar 1 milhão de euros (cerca de R$ 8,3 milhões) para ações de ajuda, através da Cáritas do Brasil, aos municípios de Itabuna, Ilhéus, Itajuípe, Itamaraju, Jucuruçu e Dário Meira (BA) e Palmópolis e Rio do Prado (MG), no socorro às vítimas das fortes chuvas que devastaram cidades do Litoral Sul da Bahia e de Minas. O valor será distribuído entre as dioceses de Itabuna, Ilhéus e Teixeira de Freitas, na Bahia, e de Minas Gerais.
Com os recursos, a Cáritas do Brasil vai ajudar 1.800 famílias de Itabuna com um auxílio monetário e kits de higiene e limpeza. Cerca de 300 famílias receberão este auxílio de uma única vez, no valor de 500 euros (cerca de R$ 3 mil), enquanto 1.500 receberão o kit de higiene e limpeza.
PARCERIA ESTRATÉGICA
O embaixador da UE lembrou que a União Europeia é um parceiro estratégico e quer demonstrar que está com o Brasil não apenas nos momentos positivos, mas também nos momentos de necessidade.