> TABOCAS NOTICIAS

.

.

quinta-feira, 25 de junho de 2026

Terremoto que atingiu a Venezuela deixou ao menos 32 mortos e 700 feridos

Foto: Reprodução / Redes sociais
Dois terremotos de magnitude 7,2 e 7,5 atingiram a Venezuela na noite desta quarta-feira (24) e deixaram, pelo menos, 32 mortos. Segundo o governo venezuelano, os tremores de terra de altíssima magnitude ainda provocaram 20 réplicas nas horas seguintes, ou seja, secundários que se seguem após o sismo principal. No país, prédios desabaram na capital e em outras cidades.

A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, informou que, no balanço parcial, foram confirmadas 32 mortes e 700 feridos. Rodríguez decretou estado de emergência após os terremotos. Em pronunciamento na televisão estatal, ela afirmou que equipes de resgate, segurança e assistência civil foram mobilizadas para atender as áreas afetadas.

Rodríguez também anunciou a suspensão de aulas e todos os serviços não essenciais para que as autoridades que se concentrem no resgate das pessoas que estão sob os escombros. Redes de gás e eletricidade foram desligadas para evitar uma tragédia maior.

O tremor também foi sentido em diversos locais da região Norte do Brasil. Houve relatos de tremores em Belém, Manaus, Boa Vista e Macapá, além de outros municípios desses estados. Em algumas cidades, moradores evacuaram prédios.

RELATOS DE DESABAMENTOS
O ministro do Interior, Diosdado Cabello, disse, em televisão estatal que "alguns prédios vieram abaixo (em Caracas) e casas desabaram". Ele afirmou que protocolos estavam sendo seguidos para obter mais informações.

Imagens mostraram o momento em que passageiros e funcionários deixando o aeroporto de Caracas, capital venezuelana, às pressas enquanto os tremores eram sentidos na capital venezuelana. No vídeo, é possível ouvir o barulho provocado pelos abalos sísmicos e os danos provocados no local.

No litoral, um hotel de pelo menos oito andares desabou. Imagens que circulam nas redes sociais mostram o edifício completamente destruído.

Pix por aproximação passa a mostrar saldo antes do pagamento

Nova função do open finance reduz falhas e agiliza compras
Wellton Máximo - Repórter da Agência Brasil
© Marcello Casal jr/Agência Brasil
O Pix por aproximação ganhou uma nova etapa de integração com o open finance (compartilhamento legal de dados entre instituições financeiras). Desde segunda-feira (22), os usuários podem autorizar o compartilhamento de informações de saldo e limite da conta para visualizar esses dados antes de concluir um pagamento por meio de carteiras digitais.
A novidade, chamada pelo Banco Central (BC) de “jornada otimizada”, busca reduzir falhas causadas por falta de saldo e tornar o processo de pagamento mais rápido. A funcionalidade é opcional e depende da autorização ativa do cliente.

Com a mudança, ao conectar uma conta bancária a uma carteira digital ou autorizar movimentações automáticas via open finance, o consumidor poderá consultar, na tela, informações como:
saldo disponível em conta;
limite autorizado para transações;
possibilidade de conclusão do pagamento antes da confirmação.

Nova experiência
Segundo o Banco Central, a atualização reúne em uma única etapa procedimentos que antes eram separados: o consentimento para compartilhar dados e a autorização para vincular a conta ao serviço de pagamento.

A medida vale para duas modalidades dentro do open finance:
quando o cliente vincula uma conta bancária a uma instituição iniciadora de pagamento, incluindo o Pix por aproximação;
quando autoriza transferências automáticas entre contas do próprio titular, chamadas de transferências inteligentes.

O chefe de Subunidade no Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (Denor) do BC, Matheus Rauber, afirmou que a mudança pode abrir espaço para novas soluções financeiras.

“Bancos e empresas podem criar novos produtos com essa funcionalidade, tanto vinculados a pagamentos com débito em conta como relacionados a checkout mais fluido, com características de menor abandono de pagamento e de conclusão mais rápida da compra”, disse.

Controle do cliente
O compartilhamento dos dados não pode ser ativado automaticamente. O usuário precisa selecionar essa opção durante o processo de autorização.

“Qualquer que seja a solução ofertada, deve estar claro para o cliente a finalidade de uso dessas informações. Como em qualquer compartilhamento de dados, é importante que o cliente sempre verifique de que forma essa informação será utilizada”, afirmou Rauber.

O consentimento pode ser cancelado a qualquer momento. O consumidor pode interromper apenas a exibição de saldo e limite ou encerrar também a vinculação da conta para pagamentos.

Segurança digital

Flávio Bolsonaro nega acusações de Michelle, mas o estrago na sua campanha está feito

Fotos: Alan Santos/PR | Lula Marques/ Agência Brasil
Em um vídeo de 26 minutos divulgado nas redes sociais, Michelle Bolsonaro fez críticas diretas ao enteado, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), e relatou um episódio de desentendimento entre os dois.

A declaração ocorre em meio à pré-campanha do senador à Presidência da República e ao mesmo tempo em que o PL oficializou apoio à candidatura de Ciro Gomes (PDT) ao governo do Ceará. Na gravação, Michelle afirmou ter se sentido desrespeitada após uma conversa telefônica com o enteado, na qual ele teria questionado sua participação em decisões partidárias. "Recebi uma punhalada", disse ela.

De acordo com o O Globo, a campanha de Flávio Bolsonaro, por sua vez, nega a versão apresentada pela madrasta. Um alto integrante da equipe do senador, sob condição de anonimato, afirmou que Flávio nega ter dito à madrasta o que ela expôs no vídeo.

ENTENDA
De acordo com o relato de Michelle, a ligação aconteceu depois que ela manifestou posição contrária ao apoio do PL a Ciro Gomes no Ceará. Ela descreveu o tom da conversa como ríspido e afirmou que Flávio teria dito que ela "não entendia nada de política" e que deveria se abster das definições do partido. "Ele foi muito ríspido, me desrespeitou e me maltratou ao telefone e eu não tinha feito nada contra ele. Ele disse que seria melhor eu ficar fora das decisões do partido. Disse que eu havia chegado ontem e não entendia nada de política. Diante dessa humilhação, eu disse a ele que estava tudo bem", relatou Michelle no vídeo.

A ex-primeira-dama também afirmou ter compreendido, a partir daquele episódio, que seu apoio à eventual candidatura presidencial de Flávio não era desejado ou era considerado irrelevante. "Entendi que ele não queria o meu apoio ou que este era insignificante e então eu me recolhi. Fiquei na minha e assim permaneço", declarou. Ela classificou a situação como uma "punhalada" e disse que, diante do ocorrido, optou por se afastar das articulações políticas internas da família.

Prova Nacional Docente tem adesão de mais de 2 mil redes de ensino

Mais de 600 estados e municípios pretendem usar resultado neste ano
Daniella Almeida - Repórter da Agência Brasil
© Tomaz Silva/Agência Brasil
O Ministério da Educação informou que 2.031 entes federativos aderiram voluntariamente à Prova Nacional Docente (PND) em 2026. O número representa uma participação das redes de ensino de 96% das capitais e 85% dos estados brasileiros.

Em comparação com 2025, quando 1.508 municípios e 22 estados aderiram ao chamado Enem dos Professores, a adesão ao exame teve um crescimento superior a 30%.

A PND foi criada para apoiar as redes públicas de estados e municípios a contratarem professores para lecionar na educação básica por meio de seleções próprias – sejam concursos, processos seletivos simplificados ou outros formatos, a partir das notas obtidas pelos candidatos da PND. Os resultados de cada edição do exame têm validade de três anos.

Do total de entes que aderiram ao exame, 615 manifestaram interesse em utilizar os resultados da PND em processos seletivos no ano de 2026.

Entre os estados estão: Alagoas; Mato Grosso do Sul; Paraíba; Rio Grande do Norte; Rio Grande do Sul; Roraima; São Paulo; Sergipe.

Já entre as capitais que pretendem adotar a prova estão: Belém; Belo Horizonte; Boa Vista; Florianópolis; João Pessoa; Natal; Porto Velho; Recife; Rio de Janeiro; Salvador; São Luís; São Paulo; Vitória.

Validade por tempo indeterminado
Em 2026, a adesão à PND passou a ter validade por tempo indeterminado. Isso significa que as redes que aderiram poderão utilizar os resultados da prova nos próximos anos sem a necessidade de nova adesão, bastando prever expressamente o uso dos resultados da PND em seus editais de seleção.
Inscrições abertas

As inscrições para a Prova Nacional Docente de 2026 estarão abertas até 3 de julho e devem ser feitas exclusivamente pelo Sistema PND no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Podem participar da PND os estudantes concluintes de cursos de licenciaturas, inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas, bem como os demais interessados em participar de concurso ou processo seletivo promovido pela União, estados, Distrito Federal e municípios que adotem o resultado da avaliação como etapa de processo de admissão próprio.

Provas
A prova está marcada para 20 de setembro, sob responsabilidade do Inep.

Rayan aproveita chance e entra para a história da Seleção

Escolhido para substituir Raphinha, Rayan teve boa atuação e ainda entrou para uma lista com grandes nomes da Seleção
Luana Campos•galaticosonline
Reprodução/Futebol BR
A oportunidade dada por Carlo Ancelotti virou um momento histórico para Rayan. Titular na vitória por 3 a 0 sobre a Escócia, o atacante de 19 anos se tornou o primeiro jogador com menos de 20 anos a iniciar uma partida de Copa do Mundo pela Seleção Brasileira em 56 anos.

O jovem ganhou a vaga após a lesão de Raphinha e correspondeu à confiança do treinador. Logo aos seis minutos, roubou a bola no campo de ataque e participou da jogada que terminou no primeiro gol de Vini Jr. Durante a partida, ainda criou boas chances para os companheiros e quase deixou o dele.

Com a marca, Rayan passa a fazer parte de um grupo seleto da história da Seleção. Antes dele, apenas Pelé, Carvalho Leite, Mazzola, Tostão e Marco Antônio haviam sido titulares em uma Copa do Mundo antes de completar 20 anos.

Trump indica que eleição no Brasil é teste para EUA na América Latina

Colunista cita eleição da direita na região como vitória do presidente
Lucas Pordeus León - Repórter da Agência Brasil
© REUTERS/Eduardo Munoz/Proibida reprodução
O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, indicou que as eleições presidenciais no Brasil são um “grande teste” para estratégia de Washington de manter a “proeminência” na América Latina, conforme plano definido pela Estratégia de Segurança Nacional dos EUA publicada em 2025.

Em rede social, Trump publicou o artigo do colunista John Gizzi, setorista da Casa Branca para o veículo conservador pró-Trump Newsmax, sob o título Trump conquista 8 vitórias em 7 anos na América Latina.

O colunista político cita a eleição do candidato de extrema-direita na Colômbia, Abelardo de la Espriella, como mais uma vitória de Trump dentro do “amplo realinhamento ideológico pró-Trump que está transformando o Hemisfério Ocidental”.

O artigo cita ainda as eleições de 2026 no Peru, en Honduras, na Bolívia e no Chile, além de pleitos mais antigos em El Salvador (2019), Argentina (2023) e Equador (2023), como os “triunfos” de Trump na região.

“A tendência pró-Trump começou em 2019 com a eleição de Nayib Bukele em El Salvador e tem se intensificado de forma constante desde então”, escreveu Gizzi.

Desafios restantes
O artigo republicado por Trump destaca, porém, que o governo do republicano tem ainda quatro grandes desafios na América Latina: Venezuela, Cuba, Nicarágua e Brasil, sendo o Brasil o “próximo grande teste” de Trump na região.

“As atenções agora se voltam para o Brasil, a maior nação da América Latina e a potência política da região. A próxima eleição presidencial poderá se tornar a disputa mais importante do hemisfério”, diz o artigo.

O autor da publicação conclui que o presidente dos EUA está “tornando as Américas grandes novamente”.

“Caso o Brasil venha a se juntar à crescente lista de países que se movem para a direita, o mapa político da América Latina será drasticamente diferente do que era há apenas uma década”, diz o artigo.

A publicação lembra ainda que os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro estão se unindo em torno de filho, Flávio Bolsonaro, na tentativa de destituir o presidente “de esquerda” Luiz Inácio Lula da Silva.

Doutrina Monroe com Trump
Em documento publicado em dezembro de 2025, o governo dos EUA diz que aplicará um “Corolário Trump” à Doutrina Monroe, em uma espécie de releitura do projeto doutrinário do século 19 que expandiu a influência dos EUA por todo o continente.

Polícia fecha "fábrica" que reaproveitava whey com validade vencida

Fábrica que reaproveitava whey e leite em pó vencidos funcionava em São João da Boa Vista, interior de São Paulo
Polícia Civil/Divulgação
A Polícia Civil fechou nessa terça-feira (24/6) uma “fábrica” que reaproveitava suplementos alimentares e leite em pó vencidos em São João da Boa Vista, interior de São Paulo.

Na ação da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), Bruno Missaci Antunes foi preso por suspeita de ser o responsável pelo espaço. A Justiça converteu a prisão em flagrante para preventiva. Veja imagens do local:

De acordo com a polícia, a fábrica ficava no Jardim Dona Terezinha. No local, os policiais encontraram frascos vazios de suplementos alimentares dentro de uma caçamba.

Segundo a investigação, o produto vencido era retirado das embalagens originais, reembalados em novos frascos e rotulados com uma nova data de validade. O prazo estendido era até 2027.

Funcionários da “fábrica” confirmaram que realizavam os procedimentos de retirada e ensaque dos produtos por determinação da empresa. Contudo, eles não souberam especificar o destino final das mercadorias adulteradas.

Idosa é morta pelo companheiro; ele confessou o crime e foi preso em flagrante

Imagem: Reprodução
Marau (Região de Passo Fundo), RS – Inês Bressiani Serafin, de 68 anos, foi encontrada sem vida na casa onde morava na comunidade de São José dos Tonial. A polícia confirmou o feminicídio e prendeu o companheiro dela, um idoso de 70 anos, que confessou o crime. PORNP Expresso

Confissão levou a polícia até a casa
O suspeito procurou atendimento no Hospital Cristo Redentor com ferimentos causados por faca. Durante os primeiros procedimentos, contou aos policiais que havia matado Inês. A partir da informação, a polícia e a Brigada foram até a propriedade rural do casal.

Investigação começa
A polícia isolou o local e aguarda o trabalho do Instituto-Geral de Perícias (IGP) para apontar como o crime aconteceu. O suspeito recebeu atendimento médico e depois foi preso em flagrante.

Com a morte de Inês, o RS registra o 42° feminicídio em 2026. Fonte: Correio do Povo e Vang FM.

Marrocos confirma classificação após jogo eletrizante contra o Haiti

Seleção africana saiu atrás duas vezes, mas reagiu e venceu o Haiti por 4 a 2 para garantir a classificação
Luana Campos•galaticosonline
Reprodução/Instagram/@equipedumaroc
O Marrocos está classificado para o mata-mata da Copa do Mundo. Nesta quarta-feira (24), a seleção africana venceu o Haiti por 4 a 2, de virada, e confirmou a segunda colocação do Grupo C, atrás apenas do Brasil.

O Haiti surpreendeu e chegou a ficar na frente do placar duas vezes no primeiro tempo, mas o Marrocos reagiu ainda antes do intervalo e confirmou a virada na etapa final. Hakimi, Saibari, Rahimi e Yassine marcaram os gols da vitória marroquina.

Com o resultado, o Marrocos terminou a fase de grupos com sete pontos, mesma pontuação do Brasil. A liderança ficou com a Seleção Brasileira por ter melhor saldo de gols.

Agora, os marroquinos aguardam a definição do Grupo F para conhecer o adversário no mata-mata. No momento, a Holanda lidera a chave, mas Japão e Suécia ainda entram em campo e podem mudar o cruzamento.

Outro destaque da partida foi o atacante Saibari, que marcou pelo terceiro jogo seguido e se tornou o primeiro jogador da história de Marrocos a balançar as redes nas três partidas da fase de grupos de uma Copa do Mundo.

Goleiro Vozinha pode jogar no Brasil; três clubes disputam contratação

Sensação da Copa do Mundo, o goleiro Vozinha pode jogar no Brasil após o Mundial; três clubes disputam a contratação do atleta
Por Lucas Pereira / AratuOn
Goleiro Vozinha pode jogar no Brasil; três clubes disputam contratação. Foto: Redes Sociais
Um dos principais nomes da Copa do Mundo, o goleiro Vozinha, de Cabo Verde, pode jogar no Brasil após o final do Mundial. Três clubes da Série B disputam a contratação do atleta, de 40 anos.

Vozinha, que está sem clube após finalizar o contrato com o Chaves-POR, foi oferecido ao Ceará, semifinalista da Copa do Nordeste 2026. Entretanto, não houve avanço nas tratativas por parte dos cearenses.

O staff do goleiro buscam um novo clube para o atleta e veem o futebol brasileiro como uma boa oportunidade, após Vozinha virar uma sensação nas redes sociais após deixar os 50 mil seguidores no Instagram para os quase 16 milhões.

Não há detalhes sobre quais clubes buscam contar com os serviços de Vozinha. Antes de se valorizar na Copa, em Portugal, o goleiro recebia vencimentos mensais estimados em 5 mil euros (cerca de R$ 30 mil), valor abaixo dos pagos por clubes brasileiros.

Goleiro de Cabo Verde revela paixão pela Bahia
Aos 40 anos, o goleiro Josimar José Évora Dias, o Vozinha, realiza sonho de disputar a primeira Copa do Mundo de seu país. O que chama atenção são suas referências baianas: goleiro de Cabo Verde revela paixão pela Bahia.

A ligação do número 1 com o Brasil vai além das quatro linhas. Segundo revelou, o atleta tinha como um dos grandes ídolos na posição o ex-goleiro e atual treinador do Bahia, Rogério Ceni. Além da referência em campo pelo arqueiro, o jogador também tem na Bahia um dos seus ídolos na música, a cantora Ivete Sangalo.

“Gostava muito do Rogério Ceni porque ele era um goleiro que cobrava faltas e pênaltis”, afirmou Vozinha em entrevista à ESPN.

Empresa de monitoramento deve indenizar por invasão de imóvel

Sistema foi ineficaz para inibir a ação dos criminosos, concluiu a decisão
Magnific
A 26ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo determinou, em votação unânime, que uma empresa de monitoramento de segurança indenize, por danos materiais, um cliente cujo imóvel foi invadido por criminosos.  Com informações da assessoria de imprensa do TJ-SP.

De acordo com o processo, a autora celebrou com a empresa um contrato de prestação de serviços de monitoramento 24 horas, com instalação de equipamentos de alarme, sendo assegurado que, em caso de anormalidade, haveria disparo de alarme, comunicação com autoridades policiais, envio de supervisor ao local e contato com responsáveis.

Porém, na madrugada em que o imóvel foi invadido, não houve nenhuma ação no momento do sinistro e a empresa se limitou a fazer registros internos e a agendar uma visita técnica no dia seguinte.

Caminho livre
Para o relator do recurso, desembargador Vianna Cotrim, ainda que a obrigação assumida pela empresa seja de meio e não de resultado, houve deficiência no serviço prestado. Na decisão, o magistrado observou ser inequívoco que o sistema contratado se mostrou ineficaz para impedir, ou ao menos inibir, a ação dos criminosos.

PF investiga suspeita de propina em articulação de ex-sócios do Banco Master com senadores

Foto: Reprodução
A Polícia Federal (PF) está investigando as tratativas dos ex-sócios do Banco Master, Daniel Vorcaro e Augusto Lima, com os senadores Ciro Nogueira (PP-PI) e Jaques Wagner (PT-BA). A suspeita é de que houve pagamento de propina em troca de uma atuação parlamentar que favorecesse os interesses dos empresários em projetos de lei no Congresso Nacional. Via BN

As investigações apontam que o grupo buscava alterações legislativas em temas ligados aos seus negócios, como energias renováveis, crédito consignado e o Fundo Garantidor de Créditos (FGC). Entre as medidas de maior interesse estava a chamada “emenda Master”, que pretendia aumentar a cobertura do FGC de R$ 250 mil para R$ 1 milhão por depositante. Segundo a PF, essa mudança poderia "sextuplicar" os negócios do banco, mas o texto acabou sendo rejeitado após oposição do governo e de grandes instituições financeiras.

Além disso, a PF identificou movimentações relacionadas a projetos de transição energética e ao mercado de crédito de carbono. Um relatório enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) detalha como Vorcaro teria articulado para que seu motorista buscasse documentos em um endereço de Ciro Nogueira e os entregasse no Senado aos cuidados de um assessor do parlamentar. Para evitar a identificação, o ex-banqueiro teria orientado o motorista a apagar nomes de contatos no celular e a utilizar envelopes sem a logomarca do Banco Master.

No caso do senador Jaques Wagner, a investigação foca em uma medida provisória de 2022 que permitia operações de crédito consignado para beneficiários do BPC e do Auxílio Brasil. A PF alega que Augusto Lima teria procurado o senador para tratar do projeto.

Neymar volta a jogar pela Seleção após 981 dias e emociona torcedores

Camisa 10 entrou no segundo tempo contra a Escócia, participou do jogo e chorou após o apito final
Luana Campos•galaticosonline
Reprodução/Redes Sociais
A espera acabou. Depois de 981 dias, Neymar voltou a defender a Seleção Brasileira. O camisa 10 entrou no segundo tempo da vitória por 3 a 0 sobre a Escócia, nesta quarta-feira (24), pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo, e não conseguiu esconder a emoção.

Ancelotti colocou Neymar em campo aos 30 minutos da etapa final. Mesmo com pouco tempo, o atacante participou das jogadas, criou oportunidades, levou perigo nas bolas paradas e ainda finalizou uma vez ao gol.

Após o apito final, a emoção tomou conta. Neymar foi às lágrimas, abraçou os companheiros e comemorou o retorno ao lado dos filhos e da família. Em entrevista, resumiu o sentimento em poucas palavras: "Coração a mil. Muito nervoso. Feliz. Estou 100%".

A última partida do atacante pela Seleção havia sido em outubro de 2023, quando sofreu uma grave lesão no joelho durante um jogo das Eliminatórias da Copa do Mundo. Desde então, passou por cirurgia, enfrentou novos problemas físicos e ficou quase três anos sem vestir a camisa amarelinha.

Agora recuperado, Neymar volta a ser opção para Carlo Ancelotti justamente no momento em que o Brasil inicia a disputa do mata-mata em busca do hexacampeonato.

quarta-feira, 24 de junho de 2026

Fim da ressonância? Scanner corporal por ultrassom mapeia organismo em 1 minuto: mais barato e na piscina

Lorena Fassina / SNB
O novo scanner corporal por ultrassom foi apresentado nesta semana em San Francisco (EUA) pela Midjourney: rápido e mais barato. - Foto: divulgação/ Midjourney

A tecnologia se superando. Um novo scanner corporal por ultrassom, criado por uma startup de inteligência artificial, promete fazer exames do corpo humano em apenas 1 minuto, sem radiação, sem contraste e sem os aparelhos tradicionais de ressonância magnética, que tanta gente tem medo de entrar.

A novidade foi apresentada nesta semana em San Francisco pela Midjourney, conhecida mundialmente pelas ferramentas de criação de imagens com IA. O aparelho funciona como uma espécie de “ressonância por ultrassom”.

Na prática, a pessoa entra em uma pequena piscina enquanto um anel equipado com milhares de sensores faz a varredura completa do corpo. Tudo acontece em cerca de 60 segundos.

Como funciona
Segundo a empresa, o sistema utiliza ondas sonoras para atravessar pele, gordura, músculos e ossos.

Depois, um conjunto de computadores transforma os dados em imagens tridimensionais do interior do corpo.

Tudo sem radiação, sem contraste e sem os ímãs fortes usados nas ressonâncias tradicionais.

Exames mais rápidos e baratos
O equipamento foi desenvolvido em parceria com a empresa Butterfly Network e utiliza dezenas de módulos de ultrassom integrados em cada máquina.

Segundo o fundador da Midjourney, David Holz, o objetivo é criar exames mais rápidos, confortáveis e acessíveis.

Ele afirmou que, em alguns aspectos, o sistema pode até superar exames tradicionais de ressonância e descobrir antes problemas, doenças e infecções em qualquer parte do corpo, para que o tratamento comece mais rapidamente e tenha mais chances de cura.

Falta aprovação do FDA
Agora a nova tecnologia precisa passar por validações independentes.

Por enquanto, o equipamento ainda não foi aprovado pela FDA, a agência reguladora dos Estados Unidos.

Inicialmente, o scanner será usado apenas para análises de composição corporal e não como exame médico definitivo.

Quando começa
A empresa anunciou planos curiosos para o futuro.

Os primeiros scanners serão instalados em espaços chamados “Midjourney Spa”, que devem reunir academia, sauna, banheira fria e exames corporais com IA.

O primeiro espaço está previsto para abrir em San Francisco até 2027.

Futuro da medicina
Nas redes sociais, a novidade chamou atenção pela aparência futurista e levantou debates sobre o futuro da medicina e dos exames preventivos.

Muita gente ficou impressionada com a possibilidade de realizar uma varredura corporal completa em apenas um minuto.

Especialistas afirmam que tecnologias menos invasivas e mais rápidas podem transformar a forma como doenças são monitoradas no futuro.

A novidade já mostra como inteligência artificial e medicina estão caminhando cada vez mais juntas. A pergunta é se no futuro próximo os exames médicos serão feitos assim, dentro de uma piscina e em apenas 60 segundos.

O scanner corporal por ultrassom promete revolucionar os exames da medicina. – Fotos: divulgação/Midjourney - Mais no sonoticiaboa

Mulher mantida 12 anos em cativeiro pelo marido é resgatada

Francesa e os cinco filhos viviam sob violência física e psicológica no Paquistão; ele foi preso
Emanuelle Menezes/sbt
Sylvie Yasmina, de 54 anos, afirma que vivia sob violência física e psicológica constante há 12 anos | Reprodução/Polícia de Khyber Pakhtunkhwa

Uma mulher francesa e seus cinco filhos foram resgatados pela polícia do Paquistão após passarem mais de uma década mantidos em cativeiro pelo marido da vítima. O caso foi revelado pela BBC nesta quarta-feira (24).

Sylvie Yasmina, de 54 anos, afirma que vivia sob violência física e psicológica constante desde que a família se mudou da Austrália para o Paquistão, em 2014.

Um dos filhos do casal conseguir deixar a residência sem ser percebido e registrar uma denúncia às autoridades da cidade de Bara, na província de Khyber Pakhtunkhwa.

Durante a ação, os agentes encontraram Yasmina e as cinco crianças em um cômodo descrito como apertado e em condições precárias. Segundo a polícia local, todos apresentavam hematomas pelo corpo.

"Fomos privados da liberdade. Meu marido não cuidava de nós como deveria cuidar da esposa e dos filhos. Ele nos agredia diariamente", declarou.

Yasmina relatou que era impedida de manter contato com outras pessoas desde a mudança para o Paquistão.

Após CNH do Brasil, exames práticos de direção crescem 23,5% e batem recorde em 2026

Crescimento nos cinco primeiros meses do ano, após criação do programa que barateia obtenção da carteira de motorista, comprova que a modernização não eliminou controles e nem reduziu a importância da avaliação pública.
Agência Gov | Via Transportes
Gabriel Oliveira/MT
Recorde nos exames práticos de direção reflete a ampliação da capacidade dos Detrans e o avanço do acesso à CNH em todo o País

Nos primeiros cinco meses de 2026, o Brasil registrou um recorde em testes práticos de direção veicular. Foram realizados 2.280.021 exames, um aumento de 23,5% em comparação com o mesmo período de 2025, quando houve 1.845.694 avaliações.

O índice é o melhor já registrado na série histórica considerando os primeiros cinco meses do ano. Os dados revelam a capacidade técnica e operacional dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) em realizar os exames práticos necessários para a conclusão do processo de habilitação, ao mesmo tempo em que houve a expansão do número de candidatos e de cursos realizados.

O recorde alcançado evidencia que a modernização promovida pelo Programa CNH do Brasil não eliminou controles e nem reduziu a importância da avaliação pública. Pelo contrário, ampliou o acesso ao processo de habilitação e exigiu maior capacidade de resposta dos órgãos estaduais responsáveis pela aplicação dos exames.

Mesmo diante do aumento da demanda, os órgãos estaduais ampliaram a capacidade de atendimento e evitaram filas na fase final do processo de habilitação.

O exame prático de direção é uma etapa essencial da formação de novos condutores. É nessa fase que o candidato à habilitação deve comprovar que está apto a conduzir um veículo com segurança.

Cursos práticos

Terremoto de magnitude 7,1 atinge Venezuela, e gera alerta de tsunami para ilhas ao redor

Não há informação sobre mortos e feridos; tremor teve epicentro no norte do país e foi sentido também na Colômbia. Sistema americano emite alertas de tsunami para regiões do mar do Caribe e, minutos depois, os cancela
© Getty Images / por Folhapress
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um terremoto de magnitude 7,1 atingiu a Venezuela nesta quarta-feira (24), segundo o serviço sismológico dos Estados Unidos (USGS), causando cenas de pânico em Caracas, segundo a agência AFP. Ainda não há informações sobre possíveis mortos ou feridos.

O tremor teve seu epicentro próximo à cidade de El Cienago, no norte do país. Várias réplicas se seguiram a partir do primeiro sismo, que ocorreu às 22h04 no horário local (19h04 em Brasília), segundo informações preliminares do USGS. O sismo foi registrado a cerca de 13 km de profundidade e também foi sentido na Colômbia.

"Foram vistas cenas de pânico em um centro comercial em Caracas", reportou uma jornalista da AFP. Dezenas de pessoas saíram dos prédios na capital venezuelana e aguardavam na rua antes de voltar para seus escritórios e residências, relataram testemunhas.

Uma venezuelana relatou à agência Reuters o surgimento de rachaduras na parede de seu apartamento e a quebra de vidros na entrada do edifício.

Segundo vídeos de testemunhas da Reuters, caminhões de bombeiros circulam pelas ruas de Caracas, e fachadas de alguns edifícios sofreram danos significativos. Muitos moradores ficaram sem energia elétrica ou acesso à internet logo após o tremor.

Na Colômbia, a unidade de gestão de riscos (UNGRD) descartou alerta de tsunami.

O sistema americano, no entanto, emitiu alertas de tsunami para a região de Porto Rico e das Ilhas Virgens Americanas e Britânicas, no mar do Caribe. O comunicado acrescentou que ilhas próximas à costa da Venezuela -Aruba, Curaçao e Bonaire- também podem ser atingidas por ondas perigosas. "A ocorrência é possível para as costas situadas em um raio de 300 km do epicentro do terremoto na Venezuela", informou o serviço.

Homem mata quatro vizinhos a facadas e é morto pela PM no interior de MG

Sete pessoas foram atacadas pelo homem de 36 anos e quatro morreram; ataques aconteceram em diversos bairros da cidade de Visconde do Rio Branco
Larissa Soave, da CNN Brasil*, em São Paulo
Após matar quatro pessoa, homem foi baleado em confronto com a PM • Rádio Muriaé
Um homem de 36 anos atacou sete pessoas a facadas na tarde desta terça-feira (23), na cidade de Visconde do Rio Branco, em Minas Gerais, resultando na morte de quatro das vítimas. O autor morreu após ser baleado em confronto com a PM (Polícia Militar).

Os crimes, segundo a PM, aconteceram em vários bairros da cidade, incluindo Coronel Joaquim Lopes, Formiga, Santo Antônio, Travessia Heitor Vila-Lobos e Santa Clara. Imagens de câmeras de segurança flagraram um dos ataques do homem, ocorrido dentro de um bar.

No vídeo, o autor se aproxima em uma moto e um homem que estava no bar o avisa sobre estar sem capacete. O autor pergunta "você tem um capacete aí pra me arrumar? Arruma um dinheiro aí para mim, vai." Assim que termina a frase, ele ataca o homem de 55 anos, que faleceu.

Entre as vítimas fatais também estão a própria esposa do autor, de 32 anos, que foi atacada dentro de casa. Um homem de 31 anos também morreu dentro de sua casa. A quarta vítima, um homem de 46 anos, foi atacado enquanto trabalhava em uma obra.

De acordo com a PCMG (Polícia Civil de Minas Gerais), a perícia técnica compareceu aos locais dos fatos e realizou os trabalhos de praxe em todos os bairros.

Foi instaurado procedimento para apurar mais detalhes das circunstâncias e da dinâmica dos crimes. Os corpos foram encaminhados ao Posto Médico Legal de Viçosa, onde estão sendo submetidos a exames de necropsia e serão liberados aos familiares.

A ordem dos ataques
A PM informou que foi acionada para conter uma briga de vizinhos na avenida Presidente Arthur Silva Bernardo. No caminho, um homem avisou os policiais que o autor havia golpeado uma vítima na rua e que estava "enlouquecido", ameaçando matar diversas pessoas.  Mais na cnnbrasil

Fim da escala 6x1 pode atingir 37 milhões de trabalhadores com carteira assinada, diz governo

Dados do Ministério do Trabalho apontam que quase 74% dos empregados com carteira assinada cumprem jornadas superiores a 41 horas semanais e seriam impactados por eventual redução da carga horária
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Levantamento do Ministério do Trabalho divulgado nesta quarta-feira (24) mostra que 37,11 milhões de trabalhadores com carteira assinada no Brasil, principalmente no setor privado, mas englobando também o serviço público, têm jornada acima de 41 horas por semana.

Esses trabalhadores, portanto, seriam beneficiados com a redução da jornada de trabalho semanal de 44 horas para 40 horas, em debate no Congresso Nacional, isto é, o fim da escala 6x1.

De acordo com dados do governo, os 37,11 milhões de trabalhadores representam 73,7% dos 50,32 milhões de trabalhadores celetistas no Brasil registrados no mês de fevereiro.

Veja os dados do levantamento:
37,11 milhões de empregados trabalham mais de 41 horas por semana;
9,24 milhões de trabalhadores têm jornada semanal entre 31 e 40 horas;
2,16 milhões de pessoas trabalham entre 21 e 30 horas por semana;
1,81 milhão de trabalhadores têm jornada semanal de até 20 horas.

STF adia julgamento sobre vínculo empregatício em aplicativos após nova norma da OIT

Decisão atende a uma manifestação conjunta apresentada pelo Ministério Público do Trabalho
Foto: Gustavo Moreno/STF
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, retirou da pauta de julgamentos desta quarta-feira (24) os processos que discutem a existência de vínculo de emprego entre motoristas, entregadores e plataformas de aplicativos. A análise do tema, conhecido juridicamente como “uberização”, foi adiada por tempo indeterminado e deve ser retomada no segundo semestre.

A decisão atende a uma manifestação conjunta apresentada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e pela Defensoria Pública da União (DPU). Os órgãos apontaram a necessidade de paralisar o andamento processual para avaliar os impactos da Convenção nº 193 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), aprovada em Genebra, na Suíça.

O documento internacional, voltado especificamente para o trabalho decente na economia de plataformas digitais, foi classificado como um fato novo de alta relevância para a formulação das teses jurídicas.

Impacto da Convenção nº 193 da OIT no processo
Com a retirada dos processos de pauta, o que inclui o Recurso Extraordinário (RE) 1.446.336, de relatoria de Fachin, e a Reclamação (Rcl) 64.018, sob a relatoria do ministro Alexandre de Moraes, o STF determinou a abertura de um prazo legal de cinco dias para que todas as partes e os amici curiae (amigos da Corte) se manifestem sobre a nova diretriz internacional.

“Tendo em vista a apresentação pela recorrida e pelos amici curiae de tal fato, e, considerando a relevância internacional da Convenção aprovada e seus possíveis impactos para a apreciação do presente recurso extraordinário, determino a retirada do feito da pauta”, despachou o ministro Fachin.

DIAS d'ÁVILA-BA: Vereador Marco Antônio morre aos 32 anos

Foto: Reprodução / Redes Sociais
O vereador Marco Antônio de Sena da Silva, aos 32 anos faleceu na manhã desta quarta-feira (24). A informação foi divulgada pela Câmara Municipal, que publicou nota oficial de pesar, segundo informações do Mais Região.

De acordo com publicações em redes sociais, o parlamentar sofreu uma parada cardiorrespiratória e não resistiu. Até o momento, não há detalhes adicionais sobre as circunstâncias do ocorrido.

Em comunicado, o Legislativo municipal destacou a trajetória do vereador e manifestou solidariedade. “Nos solidarizamos com seus familiares, amigos, colegas de trabalho e toda a população dias-davilense, que hoje se despede de um representante público que dedicou sua atuação ao serviço da comunidade”, afirmou a Câmara.

A morte precoce gerou comoção nas redes sociais, com mensagens de autoridades, colegas políticos e moradores. O presidente da Câmara, vereador Júnior do Requeijão, também se manifestou publicamente. Em publicação, ele disse ter recebido “com profunda tristeza” a notícia e reforçou a amizade com o colega. “Neste momento de profunda tristeza, estendo minhas mais sinceras condolências à família e aos amigos, desejando que encontrem conforto e serenidade para enfrentar esta irreparável perda”, escreveu.

Marco Antônio nasceu em 28 de outubro de 1993 e exercia mandato na Câmara de Dias d’Ávila, com atuação voltada à comunidade e participação em discussões de interesse do município.

Brasil passeia contra Escócia e avança à 2ª fase da Copa como líder

Vini Jr. fez dois gols em Escócia 0x3 Brasil
Reuters
O Brasil está garantido na 2ª fase da Copa do Mundo como líder do Grupo C. A Seleção teve ótima atuação e venceu a Escócia por 3 a 0 nesta quarta-feira (24), no Hard Rock Stadium, em Miami, pela 3ª rodada. Vinícius Júnior fez dois gols no primeiro tempo, e Matheus Cunha fechou o placar.  Flashscore Notícias / Guilherme Bianchini

O Brasil manteve a escrita de avançar como líder em todas as Copas desde 1982. A Seleção aguarda o 2º colocado do Grupo F, que pode ser Japão, Suécia ou Holanda. O duelo da 2ª fase é na próxima segunda (29), às 14h (horário de Brasília), em Houston.

Marrocos venceu o Haiti e chegou aos mesmos 7 pontos do Brasil, mas ficou atrás pelo saldo de gols. A seleção africana vai encarar a líder do Grupo F na próxima fase. Já a Escócia acabou em 3º lugar, com 3 pontos, e aguarda o desfecho da fase de grupos para saber se avança. Mais no flashscore

IA ajuda hospital a diagnosticar doenças raras

Estudo com 376 pacientes sem diagnóstico encontrou 18 novos casos de doenças raras após reanálise genética com IA da OpenAI
Exame.com / SBT
IA ajuda hospital a diagnosticar doenças raras | Pexels
Há um tipo de paciente para quem a medicina moderna, mesmo com sequenciamento genético, ainda não tem resposta: o portador de doença rara que faz exame atrás de exame e segue sem diagnóstico.

Cerca de metade dessas pessoas continua sem explicação genética depois de anos de investigação. Foi justamente nesse ponto cego que um modelo de inteligência artificial (IA) da OpenAI encontrou 18 respostas que tinham escapado a especialistas humanos.

O resultado saiu de um estudo do Boston Children's Hospital, um dos maiores hospitais pediátricos dos Estados Unidos, em parceria com a própria OpenAI, publicado em 18 de junho na NEJM AI — braço dedicado à inteligência artificial do periódico científico New England Journal of Medicine.

Os pesquisadores reanalisaram 376 genomas de pacientes sem diagnóstico e, com a ajuda do modelo o3 Deep Research, chegaram a 18 novos resultados, todos depois confirmados por médicos.

A máquina sugere, o médico decide
Antes de qualquer entusiasmo, uma distinção que o próprio estudo faz questão de deixar claro é que a IA não diagnosticou ninguém.

O modelo levantou hipóteses ligadas a evidências e as entregou a especialistas, que precisaram revisar cada uma, pedir novos testes e confirmar o resultado em laboratório clínico certificado antes de fechar qualquer diagnóstico.

O que a ferramenta faz, na prática, é ganho de escala, ao percorrer em pouco tempo um volume de informação que seria inviável para um humano examinar à mão — milhares a milhões de variações genéticas possíveis, prontuários espalhados e uma literatura científica que se atualiza rápido.

A IA aponta onde olhar; a responsabilidade pelo diagnóstico segue com o médico.

4,8% de respostas em casos sem saída

Falha em brinquedo deixa visitantes suspensos a 80 metros de altura

Foto: Reprodução/Redes sociais
Visitantes de um parque de diversões em Atlanta, nos Estados Unidos, passaram por momentos de tensão após uma falha técnica interromper o funcionamento do brinquedo SkyScreamer a cerca de 80 metros de altura. O incidente ocorreu no último dia (14/06) e ganhou repercussão após a divulgação de vídeos nas redes sociais. As informações são do Metrópoles.

Segundo relatos de passageiros, a atração permaneceu parada por aproximadamente 10 minutos. Um dos ocupantes afirmou que a situação provocou medo e pânico entre os visitantes, especialmente devido à altura em que o brinquedo ficou suspenso.

Após a interrupção, o sistema voltou a funcionar normalmente e a atração retornou ao solo sem registrar feridos. Em nota, o parque Six Flags Over Georgia informou que os mecanismos de segurança atuaram conforme o previsto e garantiram a proteção de todos os passageiros durante a ocorrência. Mais no 180graus

Aposentados do INSS vão receber R$ 2,1 bilhões em atrasados da Justiça; veja quem tem direito

Por Cristiane Gercina | Folhapress
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil
Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que ganharam processo contra o órgão na Justiça vão receber R$ 2,1 bilhões em atrasados neste mês. Os valores foram liberados pelo CJF (Conselho da Justiça Federal) no início desta semana.

Serão pagas RPVs (Requisições de Pequeno Valor) de até 60 salários mínimos para 141,4 mil beneficiários que ganharam 100.893 processos de concessão ou revisão de aposentadoria, pensão, auxílio ou BPC (Benefício de Prestação Continuada). Para estar neste lote, é preciso que o atrasado tenha uma data de ordem de pagamento do juiz referente ao mês de maio.

O valor total liberado pelo CJF aos TRFs (Tribunais Regionais Federais) é maior, de R$ 2,6 bilhões, para quitar dívidas com 226,2 mil beneficiários em 174,2 mil processos. As ações envolvem verbas alimentares como salários e benefícios de servidores, por exemplo

Em nota, o conselho informa que cabe aos TRFs definir o dia exato do depósito segundo cronogramas próprios. Para saber quando irá receber, o segurado deve conferir a informação no site do TRF responsável por seu caso ou checar essa data com seu advogado.

O valor a ser depositado pode ser encontrado no campo "Valor inscrito na proposta", no site do TRF responsável pelo processo. Quando o dinheiro é pago, o status da consulta mostrará "Pago total ao juízo".

O QUE SÃO OS ATRASADOS DO INSS?
Os atrasados do INSS são valores retroativos pagos a quem vai ao Judiciário e vence uma ação contra o órgão previdenciário. O processo pode estar relacionado à revisão, quando o segurado prova que ganhava valor menor e tem direito a mais, ou à concessão, quando busca o reconhecimento de um direito inicial.

Podem ser discutidos na Justiça benefícios como auxílio-doença, aposentadoria (por tempo de contribuição, por idade, por invalidez e da pessoa com deficiência) ou até mesmo o BPC (Benefício de Prestação Continuada), que é uma renda assistencial.

Esses valores são pagos em lotes mensais, conforme o mês em que a RPV foi autorizada pelo juiz, etapa também chamada de autuação ou emissão. É possível verificar a data da emissão no acompanhamento processual, após a ação virar um atrasado.

QUEM TEM DIREITO AOS ATRASADOS DO INSS?
Os atrasados são pagos apenas a quem ganhou a ação judicial contra o instituto, sem que haja nenhuma possibilidade de recurso. Apenas processos que já transitaram em julgado, ou seja, não têm mais como discutir se há ou não direito àquela verba, viram atrasados.

Receberá neste lote mensal quem venceu a ação contra o INSS, conquistou atrasados de até 60 salários mínimos e teve a ordem de pagamento emitida pela Justiça no mês de maio.

COMO SABER SE O ATRASADO É UMA RPV OU UM PRECATÓRIO?
RPVs são dívidas de até 60 salários mínimos pagas com mais agilidade. O prazo legal é de até 60 dias para a quitação do atrasado. Já os precatórios federais são débitos acima deste valor, pagos apenas uma vez por ano.

Os precatórios deste ano já foram liberados. Ao fazer a consulta no site do TRF responsável, aparecerá a sigla RPV, para requisição de pequeno valor, ou PRC, para precatório. Em geral, o segurado já sabe se irá receber por RPV ou precatório antes mesmo do fim do processo, porque os cálculos são apresentados antes.

COMO SEI EM QUAL DATA VOU RECEBER?
A data de pagamento dos atrasados depende de quando o juiz mandou o INSS quitar a dívida e de quando a ação chegou totalmente ao final. Os atrasados de até 60 salários mínimos, chamados de RPVs, são quitados em até dois meses após a ordem de pagamento do juiz.

Valores maiores viram precatórios, que são pagos apenas uma vez por ano. Se o montante é liberado em maio, por exemplo, a Justiça tem até dois meses para fazer o pagamento, o que significa que o segurado deve receber até o final de julho.

QUANTO FOI LIBERADO EM CADA TRIBUNAL?

Sóstenes Cavalcante aciona Embaixada dos EUA após decisão do TSE sobre posts relacionando PT ao crime organizado

Foto: Divulgação
O líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (RJ), anunciou nesta terça-feira (23) que enviou um ofício à Embaixada dos Estados Unidos e entrou com um requerimento na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (Credn). A medida ocorre após o ministro André Mendonça, vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinar a remoção de conteúdos publicados pelo parlamentar que associavam o Partido dos Trabalhadores (PT) a facções criminosas como o PCC e o Comando Vermelho. Via BN

Segundo o ministro André Mendonça, as publicações de Sóstenes atribuíam ao PT um suposto financiamento por facções criminosas sem apresentar "elementos mínimos" ou provas que sustentassem a acusação. Mendonça destacou que a fala não era apresentada como mera opinião política, mas comunicava ao eleitorado que haveria uma apuração ou informação concreta vinda dos Estados Unidos sobre o tema.

Sóstenes Cavalcante informou ter cumprido a ordem judicial e apagado as postagens no prazo de 24 horas, embora tenha manifestado discordância com a decisão. O deputado argumenta que não fez uma afirmação direta. “Eu não fiz nenhuma afirmação. Apenas falei que há suspeita do governo americano, e ninguém melhor do que o próprio governo americano para dizer público e notavelmente a toda a imprensa e aos brasileiros se há ou não esse tipo de suspeita”, declarou o líder do PL na Câmara.

Receita inicia publicação dos primeiros contribuintes considerados Devedores Contumazes

Ação busca coibir inadimplência estruturada e promover concorrência leal na economia
Agência Gov | Via Receita Federal
Divulgação
Com a publicação, os contribuintes passam a se sujeitar às restrições como o impedimento de fruição de quaisquer benefícios fiscais

A Receita Federal publicou a primeira lista de contribuintes considerados como devedores contumazes, após a conclusão do rito previsto na Lei Complementar nº 225/2026. O enquadramento ocorreu ao término do processo administrativo, que assegurou notificação prévia e prazo de 30 dias para regularização ou apresentação de defesa, garantindo o contraditório e a ampla defesa. Os contribuintes que não se regularizaram nem se manifestaram no prazo da LC foram declarados revéis e formalmente considerados devedores contumazes. Os primeiros contribuintes nessa situação são do setor fumageiro.

A atuação teve início no setor fumageiro, onde os débitos identificados ultrapassam R$ 25 bilhões, e foi posteriormente ampliada para o setor de combustíveis, cujos valores superam R$ 30,6 bilhões, considerando dados da Receita Federal e da PGFN. A expansão evidencia o fortalecimento da estratégia fiscal no enfrentamento à inadimplência de grandes devedores.

A medida se baseia nos critérios legais de inadimplência substancial, reiterada e injustificada e marca o início da etapa de divulgação prevista na Lei, reforçando a transparência e o controle fiscal. Com a publicação, os contribuintes passam a se sujeitar às restrições estabelecidas na Lei Complementar, como o impedimento de fruição de quaisquer benefícios fiscais, de participação em licitações promovidas pela administração pública e de propositura de recuperação judicial. Mais na agenciagov

Jaques Wagner deixa liderança do governo Lula no Senado

Senador vinha sendo pressionado por aliados a abrir mão do cargo após ser alvo da PF por suspeita de envolvimento com Vorcaro e o Master
SBT News
O senador Jaques Wagner (PT-BA) | Agência Senado
O senador Jaques Wagner (PT-BA) deixou a liderança do governo no Senado nesta quarta-feira (24). A decisão decorre do desgaste sofrido após a Polícia Federal indicar que Wagner teria recebido benefícios indevidos para atuar em favor de interesses do Banco Master no Congresso Nacional. Em 18 de junho, ele foi alvo da 9ª fase da Operação Compliance Zero, que apura fraudes do banco e a teia de relações de Daniel Vorcaro com empresários e altas autoridades da República.

Desde então, o senador vinha sendo pressionado por aliados da base governista a deixar a função, sobretudo depois de uma entrevista à Band News considerada pouco elucidativa e com exposição desnecessária de Lula. Um encontro entre Lula e Wagner nesta quarta-feira (24), no Palácio da Alvorada, formalizou o afastamento do senador. "Acabei de ter uma ótima reunião com o Presidente @LulaOficial, uma conversa entre amigos, e decidimos, em comum acordo, que me afastarei da liderança do Governo no @SenadoFederal. Neste momento, minha prioridade absoluta é provar minha inocência e me dedicar à reeleição do presidente Lula e do governador @Jeronimoba13, além da minha reeleição junto com @costa_rui para o Senado", escreveu Wagner nas redes sociais.

A saída abre caminho para o Planalto escolher outro nome para o Senado, em um momento em que Lula e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), mantêm relação distante. Muito próximo de Wagner, Alcolumbre fez uma defesa enfática do colega e de sua presunção de inocência. O senador petista era um dos que tentava reaproximar Lula de Alcolumbre, de olho no destravamento de pautas de interesse do governo que estão paradas na mão do Senado, incluindo a PEC que acaba com a escala 6x1.

Os principais cotados para a vaga da liderança agora são Teresa Leitão (PT-PE), atual líder do PT no Senado, e Camilo Santana (PT-CE), ex-ministro da Educação e ex-governador do Ceará.

Investigações contra Wagner
A Polícia Federal aponta que Jaques Wagner recebeu benefícios de Augusto Lima, ex-sócio do Banco Master, enquanto mantinha interlocuções com ele sobre pautas de interesse da instituição financeira.

Bósnia supera o Catar com gols de jóias e mantém vivo o sonho da classificação

Flashscore Notícias / Eduarda Farias
Bósnia vence Catar em Seattle com gols de  -  / Sipa USA / Profimedia
A Bósnia e Herzegovina derrotou o Catar por 3 a 1 nesta terça-feira (23), em Seattle, pela última rodada do Grupo B da Copa do Mundo. Kerim Alajbegovic, Sultan Al-Brake (contra) e Ermin Mahmic marcaram para os bósnios na etapa inicial, enquanto Al-Haydos descontou para os cataris ainda no primeiro tempo.

Com o triunfo, a Bósnia encerrou sua participação na fase de grupos na terceira colocação da chave. O time comandado por Sergej Barbarez agora torce por uma combinação de resultados para tentar avançar ao mata-mata como um dos melhores terceiros colocados.

Por outro lado, o Catar deu adeus ao torneio mundial de forma melancólica, terminando na lanterna do grupo após sofrer sua segunda derrota consecutiva.

Garotada brilha para a Bósnia
O volume ofensivo imposto pela Bósnia no primeiro tempo foi decisivo para empurrar os asiáticos contra a própria parede e fazer 45 minutos frenéticos. O jovem atacante Alajbegovic, de apenas 18 anos, foi o grande destaque técnico do confronto e comandou as ações ofensivas do setor, recebendo a melhor nota no Flashscore, 8.3.

Foi dele o golaço de fora da área, aos 28 minutos, que abriu o placar após fintar dois defensores. Pouco depois, o ídolo Dzeko apareceu na área e tentou um passe de primeira que acabou desviando em Al-Brake, resultando no gol contra que ampliou a vantagem europeia em Seattle.

Mesmo com o Catar diminuindo o prejuízo logo em seguida na sua primeira chegada certeira com Al-Haydos, a produção ofensiva da Bósnia justificou a vitória parcial antes do intervalo, contando ainda com uma bola na trave de Dzeko que quase carimbou o terceiro.

Reação asiática é freada por mais uma joia
No retorno do vestiário, a Bósnia tentou inicialmente valorizar a posse de bola e se defender, mas o confronto ganhou novos rumos na segunda metade da etapa final.

Suíça vence Canadá em Vancouver, mas ambos se classificam de forma direta no Grupo B

Flashscore Notícias / Mateus Figueiredo
Suíça garantiu a liderança da chave com a vitória - Lee Smith/Reuters
A Suíça venceu o Canadá por 2 a 1 nesta quarta-feira (24), em Vancouver, pela 3ª e última rodada do Grupo B da Copa do Mundo. O duelo direto pela liderança da chave foi amarrado e decidido pela maior qualidade técnica dos suíços. Os gols da vitória foram marcados por Rubén Vargas e Johan Manzambi, ambos no início do segundo tempo.

Depois de um empate decepcionante na estreia, a Suíça venceu os dois jogos seguintes e agora conseguiu confirmar a liderança do Grupo B. Essa é a segunda vez que os suíços conseguem isso em Mundial, a outra ocasião foi em 2006, quando venceu chave em que estava a França.

O adversário da Suíça ainda será definido no decorrer da 3ª rodada, já que a equipe enfrentará um dos melhores terceiros colocados. Com a classificação atual, o rival dos suíços seria a Bélgica.

O Canadá foi derrotado, mas garantiu a sua classificação na 2ª posição. Após garantir o seu primeiro ponto e a primeira vitória, os anfitriões passaram pela barreira da primeira fase também de forma inédita. A desvantagem de ser vice-líder é apenas deixar o território canadense até o fim do Mundial. Os Maple Leafs jogarão a segunda fase em Los Angeles.

O rival do Canadá no primeiro mata-mata será o 2º colocado do Grupo A, que será definido ainda nesta quarta. Com os resultados até a 2ª rodada, quem ocupa esse posto é a Coreia do Sul.

Próximos jogos
As duas seleções não têm seus adversários definidos, mas já sabem quando e onde jogarão pela 2ª fase. O Canadá entra em campo no domingo (28), às 16h (horário de Brasília), em Los Angeles. A Suíça apenas na sexta-feira (3), às 0h, em Vancouver.

Saúde inclui segunda dose de reforço contra poliomielite no calendário nacional de vacinação

Medida entra em vigor em 3 de agosto e reforça compromisso do país em manter a poliomielite eliminada no território nacional
Agência Gov | Via Saúde
Erasmo Salomão/MS
O Ministério da Saúde amplia a proteção contra a poliomielite no Brasil. A partir de 3 de agosto, o Calendário Nacional de Vacinação passará a incluir uma segunda dose de reforço contra a doença, aplicada aos 4 anos de idade. A medida fortalece a proteção das crianças brasileiras e reafirma o compromisso do Governo do Brasil de manter o país livre da circulação do poliovírus, dando continuidade ao processo de erradicação da doença.

O Brasil está há 37 anos sem registrar casos de poliomielite — o último ocorreu em 1989 — e, desde 1994, possui a certificação de área livre da circulação do poliovírus, conquistada juntamente com os demais países das Américas. A introdução da segunda dose de reforço integra o conjunto de ações do Ministério da Saúde para preservar essa conquista histórica e evitar a reintrodução da doença no país.

Com a mudança, o esquema vacinal contra a pólio passa a contar com cinco doses, todas realizadas com a vacina inativada poliomielite (VIP), disponível gratuitamente na rede pública de saúde. Mais na agenciagov

Repórter vai cobrir atropelamento no Paraná e descobre que vítima era tio dele

Ivo Alves Leite, de 69 anos, tentava atravessar rodovia quando foi atingido por caminhão e morreu / Reprodução
Um repórter descobriu que o tio foi vítima de um atropelamento enquanto cobria a ocorrência, nesta segunda-feira (22). O acidente aconteceu na BR-376, em Mandaguaçu, no Norte do Paraná. Via G1

A vítima foi identificada como Ivo Alves Leite, de 69 anos. As imagens registradas por uma câmera de segurança mostram que ele estava tentando atravessar a rodovia quando foi atingido por um caminhão.

Ivo foi socorrido por equipes do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Eduardo Leandro, que trabalha em uma emissora de TV em Maringá, estava no local do acidente. Ele contou que, quando chegou, o corpo de Ivo estava coberto, por isso ainda não sabia que se tratava do tio.

Segundo o repórter, logo depois, enquanto conversava com testemunhas, soube que um cartão em nome de Ivo tinha sido encontrado. Para confirmar se era o parente, ele pediu aos socorristas para reconhecer a vítima.

"Eu pedi para descobrir o corpo, porque às vezes vai que alguém tinha roubado ele ou furtado as coisas e estava com os documentos, né? Aí a hora que tirou e eu vi que era ele mesmo, aí foi um baque, né? Porque assim, a gente vem para a ocorrência sem saber o que é, quem é, e como foi. Foi uma sensação horrível", contou Eduardo.

França confirma primeiro caso de ebola e isola médico vindo do Congo

Foto: Ilustração/IA
A França confirmou o primeiro caso de ebola registrado em seu território após um médico que retornou da República Democrática do Congo testar positivo para a doença. O paciente foi colocado em isolamento e segue sob acompanhamento das autoridades de saúde. Via 180graus

Segundo o Ministério da Saúde francês, todas as medidas de segurança foram adotadas desde a chegada do profissional ao país. Além do isolamento hospitalar, uma investigação epidemiológica foi iniciada para identificar pessoas que tiveram contato próximo com o médico. Os contatos monitorados deverão cumprir isolamento domiciliar por 21 dias.

A República Democrática do Congo enfrenta atualmente um surto de ebola que já contabiliza mais de mil casos e centenas de mortes. Apesar da preocupação, autoridades sanitárias europeias avaliam que o risco de transmissão para a população em geral permanece baixo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) acompanha a evolução da epidemia e mantém alerta internacional para a doença.

Terremoto de magnitude 5,6 atinge norte da Califórnia

Tremor ocorreu no condado de Mendocino, próximo a Redwood Valley; não há relatos imediatos de danos, e governo estadual monitora a situação
Reuters / sbt
Trânsito fluindo em direção ao centro de Los Angeles, Califórnia, EUA, 24 de fevereiro de 2026. REUTERS/Mike Blake.

Um terremoto de magnitude 5,6 atingiu o condado de Mendocino, no norte da Califórnia, na quarta-feira (24), segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

O tremor ocorreu a cerca de 11 quilômetros ao norte de Redwood Valley e teve profundidade de 8,1 quilômetros, de acordo com o órgão.

Até o momento, não há relatos de danos. Testemunhas ouvidas pela Reuters na região da Baía de São Francisco, localizada a cerca de 240 quilômetros ao sul do epicentro, afirmaram não ter sentido o abalo.

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, foi informado sobre o terremoto, informou seu gabinete. Segundo a equipe, o estado está em coordenação com autoridades de emergência para avaliar possíveis impactos.

Polícia Federal mira Banco de Edir Macedo por falsas cobranças em nome do DETRAN

Foto: Divulgação
O Banco Digimais, do bispo Edir Macedo, e suas assessorias de cobrança estão no centro de uma nova polêmica. Segundo relatos de clientes no portal Reclame Aqui, a instituição financeira está sendo acusada de se passar pelo Detran para pressionar o pagamento de dívidas e financiamentos em atraso. A denúncia vem à tona no mesmo momento em que o banco se tornou o principal alvo da Operação Miragem, deflagrada pela Polícia Federal (PF). Via BN

A PF investiga um esquema de fraudes financeiras em que o Digimais é suspeito de inflar artificialmente o próprio patrimônio. Na ação judicial foram cumpridos 9 mandados de busca e apreensão e mais de R$ 670 milhões de 10 alvos da operação foram bloqueados, além de a justiça ter determinado a quebra dos sigilos bancário e fiscal dos envolvidos.

Edir Macedo, líder da Igreja Universal e dono do banco, não foi alvo direto dos mandados de busca por residir no exterior. No entanto, ele teve seus bens bloqueados e o sigilo quebrado pela Justiça.

Enquanto a PF investiga os bastidores financeiros, os consumidores reclamam de intimidações. Relatos apontam que assessorias ligadas ao banco enviam mensagens se passando pelo órgão de trânsito. Alguns clientes relatam, também, ter recebido SMS em nome do Detran com ameaças de suspensão da CNH, bloqueio de RENAVAM e busca e apreensão do veículo.

Holanda registra primeira eutanásia de criança menor de 12 anos

Foto: Gerado por IA
A Holanda registrou o primeiro caso de eutanásia em uma criança com menos de 12 anos desde a ampliação da legislação que passou a permitir o procedimento em situações excepcionais. A informação foi divulgada pela ministra da Saúde do país, Sophie Hermans, em comunicado enviado ao Parlamento. Via 180graus

Segundo o governo holandês, a morte assistida ocorreu no fim de 2025 e envolveu uma criança diagnosticada com uma doença grave e sem possibilidade de recuperação. As autoridades não divulgaram detalhes sobre a identidade do paciente nem sobre o quadro clínico. Como determina a legislação local, o caso foi encaminhado para análise das autoridades competentes, que avaliarão se todos os requisitos legais foram cumpridos.

Pioneira na legalização da eutanásia voluntária desde 2002, a Holanda ampliou as regras em 2024 para permitir o procedimento em crianças menores de 12 anos em casos de sofrimento considerado insuportável e sem perspectivas de melhora. Nesses casos, a decisão deve ser tomada em conjunto por médicos e responsáveis legais, com participação da criança quando possível.

SAPEAÇU-BA: Homem morre após ser atingido por espada junina

Vítima de 47 anos sofreu ferimentos na cabeça durante o manuseio do artefato e não resistiu; Polícia Civil investiga o caso
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Um homem de 47 anos morreu na noite desta terça-feira (23) após ser atingido na cabeça por uma espada junina em Sapeaçu, no Recôncavo Baiano. O acidente aconteceu no bairro Jaqueira durante os festejos de São João. Por: Metro1 

A vítima foi identificada como Tarcísio Sodré Ramos do Nascimento. Segundo as primeiras informações, a espada teria explodido antes de atingir o homem, provocando ferimentos graves. Ele chegou a ser socorrido para uma unidade de saúde do município, mas não resistiu.

Investigação
Em nota, a Polícia Civil informou que equipes da Delegacia Territorial de Sapeaçu apuram as circunstâncias do acidente ocorrido durante o manuseio do artefato pirotécnico.

Ainda de acordo com a corporação, os laudos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) serão fundamentais para esclarecer o que provocou a explosão e a morte de Tarcísio.

Festejos cancelados
Após a confirmação da morte, a Prefeitura de Sapeaçu divulgou uma nota de pesar e anunciou o cancelamento da programação junina prevista para a noite.

“A Prefeitura de Sapeaçu, através da Secretaria de Educação, manifesta profundo pesar pelo falecimento de Tarcísio Sodré, sobrinho da escritora e colaboradora Edelzuite Sodré. Neste momento de dor, toda a gestão municipal se solidariza com familiares e amigos, expressando os mais sinceros sentimentos e rogando a Deus que conceda força e conforto a todos. Em respeito ao luto da família, informamos que os festejos programados para esta noite estão cancelados. Tarcísio deixará muitas saudades”, diz a nota.