> TABOCAS NOTICIAS

.

.

sexta-feira, 19 de junho de 2026

ITABUNA-BA: Ita Pedro 2026<>Prefeitura abre credenciamento para food trucks, lanchonetes e restaurantes

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), abriu o processo de credenciamento para food trucks, lanchonetes e restaurantes interessados em comercializar alimentos e bebidas durante o Ita Pedro 2026 – O Maior São Pedro da Bahia, que acontecerá entre os dias 25 e 28 de junho.

O credenciamento tem como objetivo organizar a participação dos empreendedores do setor gastronômico, garantindo mais segurança, qualidade no atendimento ao público e oportunidades de geração de renda durante um dos maiores eventos culturais do Nordeste.

Os interessados deverão entregar a documentação exigida no edital no dia 19 de junho, às 10 horas, na sede da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), conforme as normas e critérios estabelecidos pela organização do evento.

O edital completo, contendo todas as regras, requisitos e documentação necessária para participação, está disponível no Diário Oficial da FICC (click aqui). A recomendação é que os interessados consultem atentamente as exigências e organizem a documentação dentro do prazo estabelecido.

Com expectativa de receber milhares de visitantes durante os quatro dias de festa, o Ita Pedro 2026 se consolida como um dos principais eventos do calendário cultural da Bahia, movimentando diversos setores da economia e promovendo geração de emprego, renda e desenvolvimento para Itabuna.

IPIAÚ-BA: Tenente da PM fica ferido e suspeito morre em tiroteio

Um novo episódio de violência interrompeu a breve trégua registrada em Ipiaú na manhã desta sexta-feira (19).
Por volta das 7hs, equipes da 55ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foram surpreendidas por um grupo armado na Horta Comunitária, no bairro Santa Rita, e trocaram tiros com suspeitos — cena que culminou na morte de um homem apontado pela polícia como membro de uma grupo criminoso e no ferimento de um oficial. Por Ipiaú Online

Segundo a PM, os policiais realizavam rondas quando notaram cerca de oito homens portando armas.

Ainda conforme o relato oficial, os suspeitos teriam iniciado disparos contra as viaturas, motivando uma reação imediata das guarnições e uma intensa troca de tiros no local.

Durante o confronto, um dos suspeitos foi alvejado.

Ele foi socorrido pelos próprios policiais e levado ao Hospital Geral de Ipiaú (HGI), mas não resistiu aos ferimentos. Sua identidade não foi divulgada até a publicação desta reportagem.

O episódio também deixou um tenente da Polícia Militar ferido por um tiro no pé.

O oficial foi atendido no mesmo HGI e permaneceu sob avaliação médica.

Tarcísio lidera disputa pelo governo de São Paulo em todos os cenários, diz pesquisa

Foto: Lula Marques / Agência Brasil
O atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), lidera as intenções de voto para a disputa no estado, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas entre os dias 16 e 18 de junho divulgada nesta sexta-feira (19). O levantamento ouviu 1.600 eleitores em 80 municípios do estado.

O gestor aparece na frente em todos os cenários analisados. Na modalidade espontânea, Tarcísio aparece com 23,9%, seguido por Fernando Haddad (PT) com 9,9%. Já no cenário estimulado mais amplo, o atual governador atinge 45,6%, enquanto Haddad registra 34,1%, seguido por Paulo Serra (4,6%) e Kim Kataguiri (3%).

Em um eventual segundo turno, Tarcísio amplia sua vantagem para 51,4% contra 37,9% de Fernando Haddad. A pesquisa também consultou a percepção dos eleitores sobre quem, independentemente do voto, será o vencedor do pleito. Para 55,3% dos entrevistados, Tarcísio de Freitas será o ganhador, enquanto 29,1% acreditam na vitória de Haddad.

No quesito rejeição, o cenário se inverte: Fernando Haddad é o candidato mais rejeitado, com 42,5% dos eleitores afirmando que não votariam nele de jeito nenhum, seguido por Tarcísio com 29,1%, Paulo Serra com 17,0% e Kim Kataguiri com 15,9%.

Para o Senado Federal, a disputa apresenta-se mais equilibrada. Na pesquisa espontânea, a maioria esmagadora (83,4%) ainda não sabe em quem votar, mas nomes como Simone Tebet (3,2%), Guilherme Derrite (2,8%) e Marina Silva (1,3%) já são lembrados.

A pesquisa possui um grau de confiança de 95% e uma margem de erro de aproximadamente 2,5 pontos percentuais.

Lula espera renúncia de Jaques Wagner da liderança do governo, dizem aliados

Por Catia Seabra | Folhapress
Com aval do presidente Lula (PT), ministros e aliados se lançaram nesta quinta-feira (18) em uma operação de convencimento do líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), para que ele entregue o cargo.

Segundo aliados, Lula avalia como insustentável a permanência dele na liderança do governo, mas, apesar dessa avaliação, não deverá destituí-lo. Espera que essa iniciativa parta do próprio Wagner.

Procurados por emissários do governo, aliados do senador, incluindo ministros e integrantes do Governo da Bahia, desencadearam essa articulação. Eles mesmos estariam convencidos da delicadeza da situação de Wagner.

A expectativa desses aliados de Lula é que Wagner renuncie nesta sexta-feira (19) ou no máximo na segunda-feira (22).

Nesta quinta, após a Polícia Federal deflagrar operação na Bahia relacionada ao Banco Master, Lula telefonou duas vezes para Wagner. Segundo aliados do presidente, nas duas conversas, não puderam discutir uma sucessão na liderança do governo devido ao abalo emocional do senador.

Ministros afirmam que esse gesto de solidariedade do presidente não deve ser entendido como uma garantia de manutenção no cargo de líder. Mas um aceno para que Wagner assuma a saída como uma iniciativa pessoal, sob o argumento de que precisa se dedicar à sua defesa.

Ainda segundo esses aliados, foi Lula quem sugeriu que concedesse uma entrevista para dar explicações. Mas, dentro do governo, a avaliação é de que elas foram insuficientes, o que exigirá desdobramentos.

Gilmar Mendes libera processos sobre ‘pejotização’ na primeira e segunda instâncias da Justiça do Trabalho

Foto: Antonio Augusto / STF
O Supremo Tribunal Federal (STF), em decisão do ministro Gilmar Mendes, determinou a retirada da suspensão nacional que impedia o andamento de processos que discutem a licitude da contratação de trabalhador autônomo ou de pessoa jurídica para prestação de serviços, prática conhecida como “pejotização”.

A decisão, proferida nesta semana, vale exclusivamente para a primeira e a segunda instâncias da Justiça do Trabalho, abrangendo juízos de primeiro grau e os Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs).

Em sua decisão, o relator do caso no STF justificou a medida ao considerar que a suspensão dos processos ainda em fase de instrução, com produção de provas, ou pendentes de julgamento, gerou um “significativo represamento” no sistema judiciário trabalhista. Diante desse cenário, o ministro avaliou como recomendável o prosseguimento das ações nas instâncias inferiores, permitindo a completa instrução processual e o julgamento pelos TRTs.

O ministro destacou que a liberação para o andamento dos feitos não compromete a futura decisão da Corte sobre o tema. “Tal providência não compromete a autoridade da futura decisão desta Corte nem a uniformização da interpretação constitucional da matéria, uma vez que eventuais divergências permanecerão sujeitas à incidência da tese vinculante a ser posteriormente fixada pelo Supremo Tribunal Federal”, afirmou Gilmar Mendes.

ITABUNA-BA: Ita Pedro 2026 contará com Acessos Solidários para arrecadação de alimentos e ração animal

Além de promover cultura, entretenimento e geração de renda, o Ita Pedro 2026 – O Maior São Pedro da Bahia também será marcado pela solidariedade. A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), disponibilizará Acessos Solidários em todas as entradas do circuito da festa para incentivar a arrecadação de alimentos não perecíveis e ração para animais.

Em cada acesso ao Ita Pedro, os participantes encontrarão duas opções de entrada: o Acesso Solidário, destinado às pessoas que desejarem realizar doações, e o acesso convencional, para aqueles que optarem por entrar no espaço sem participar da campanha.

Além de incentivar a solidariedade, os Acessos Solidários também contribuirão para tornar a entrada no evento mais ágil. A estrutura foi planejada para garantir maior fluidez no acesso do público, proporcionando mais praticidade aos forrozeiros que irão prestigiar uma das maiores festas juninas do país.

Os alimentos arrecadados serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social atendidas pelos programas assistenciais do município. Já as doações de ração contribuirão com ações de proteção e cuidado animal desenvolvidas na cidade.

A expectativa é que milhares de pessoas participem da campanha ao longo dos quatro dias de festa, fortalecendo o espírito de união e generosidade que marca o povo itabunense.

Quem for curtir os grandes shows e atrações do Ita Pedro 2026 poderá, de forma simples e voluntária, fazer a diferença na vida de muitas famílias e animais, tornando a festa ainda mais especial.

Plataformas passam a exigir autorização para remunerar menores

Regras do ECA Digital sobre exposição comercial entraram em vigor
Daniella Almeida - Repórter da Agência Brasil
© Bruno Peres/Agência Brasil
Crianças e adolescentes agora precisam de autorização judicial em casos de exposição comercial nas redes sociais, tanto em rede própria quanto em canais de adultos. A determinação começou a valer nesta semana e está prevista no Estatuto Digital da Criança e do Adolescente.

A norma determina que, caso os chamados influenciadores mirins não tenham o alvará, os conteúdos devem ser suspensos imediatamente pelas plataformas digitais, enquanto a situação não for regularizada.

Além disso, as redes digitais, como YouTube, Instagram, Facebook, TikTok, Twitch e Kwai, não podem monetizar (pagar por visualizações/anúncios) ou impulsionar conteúdos que explorem, de forma habitual, a imagem ou a rotina de crianças e adolescentes sem autorização judicial.

Apesar de o ECA Digital estar em vigor desde março, a legislação deu três meses para a estas normas relacionadas às plataformas digitais começarem a valer.

O ECA digital também proíbe que os serviços de tecnologia da informação veiculem, monetizem ou impulsionem conteúdos que exponham crianças ou adolescentes a situações violadoras, erotizadas, vexatórias, degradantes ou publicidade vedada.

Na última sexta-feira (12), o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) encaminhou um ofício às principais plataformas digitais com recomendações para adequação à nova legislação, na parte que trata das atividades artísticas online de crianças e adolescentes. Mais na agenciabrasil

Anvisa manda recolher remédio com fragmento de vidro

Foto: Reprodução
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento e a suspensão da comercialização, distribuição e uso de três lotes de medicamentos após a identificação de problemas de qualidade que podem representar risco aos pacientes.

A medida foi publicada nesta quinta-feira (18) no Diário Oficial da União e atinge um lote do antibiótico Polycid, da União Química, um lote de fosfato de clindamicina, da Hypofarma, e um lote de soro fisiológico da Equiplex.

No caso do Polycid, a própria fabricante iniciou um recolhimento voluntário após identificar a presença de um fragmento de vidro dentro de um frasco-ampola íntegro do medicamento.

Segundo a Anvisa, a medida atinge o lote 2519879 do produto, utilizado em aplicações injetáveis.

Já a suspensão do lote 24101854 do fosfato de clindamicina, antibiótico injetável da Hypofarma, ocorreu após a confirmação de desvios de qualidade, incluindo solução com coloração amarelada, presença de corpos estranhos e precipitados dentro de ampolas lacradas.

A agência também determinou o recolhimento do lote 2513588 da Solução Fisiológica de Cloreto de Sódio Equiplex, utilizada para administração intravenosa. A resolução não detalha a natureza do desvio identificado, informando apenas que houve confirmação de não conformidade com as normas de fabricação.

Em todos os casos, a Anvisa proibiu a comercialização, distribuição e uso dos lotes afetados e determinou seu recolhimento do mercado.

Lotes afetados:
Polycid (União Química) — lote 2519879
Fosfato de Clindamicina 150 mg/ml (Hypofarma) — lote 24101854
Solução Fisiológica de Cloreto de Sódio Equiplex 9 mg/ml — lote 2513588

Medicamentos injetáveis contaminados ou com partículas podem representar riscos graves, como reações adversas, inflamações, infecções e complicações decorrentes da introdução de materiais estranhos diretamente na corrente sanguínea.

Sobe para 896 o número de casos confirmados de ebola no Congo

País registrou 232 mortes desde o início do surto, provocado pela rara cepa Bundibugyo do vírus, para a qual não existem tratamentos ou vacinas aprovados
SBT News, com informações da Reuters
Médico com EPI ao lado de uma ambulância no Centro de Tratamento da Doença pelo Vírus Ebola do Hospital Geral de Referência de Bunia, na República Democrática do Congo | Foto: Gradel Muyisa Mumbere/Reuters - 15.06.2026

Subiu para 896 o número de casos confirmados de ebola na República Democrática do Congo, incluindo 232 mortes, segundo dados divulgados pelo governo na noite desta quinta-feira (18). O balanço anterior registrava 782 casos e 178 óbitos desde o início do surto.

De acordo com as autoridades de saúde, houve um aumento semanal dos casos confirmados, indicando que a transmissão comunitária da doença continua em curso. O relatório alerta que o surto pode se espalhar rapidamente para novas áreas caso medidas de saúde pública não sejam implementadas com rapidez.

O atual surto é provocado pela rara cepa Bundibugyo do vírus ebola, para a qual não existem tratamentos ou vacinas aprovados. Segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças da África (CDC África), a epidemia permaneceu sem ser detectada por várias semanas, o que atrasou a resposta das autoridades sanitárias e dificultou os esforços para conter a disseminação da doença.

As equipes de saúde também enfrentam obstáculos para conter a doença. Entre eles estão a resistência à realização de testes após mortes suspeitas, falhas no rastreamento de contatos, falta de vagas nos centros de tratamento, escassez de insumos para prevenção de infecções em Kivu do Norte e um déficit de financiamento estimado em US$ 21,5 milhões (R$ 111,4 milhões).

Diante do agravamento da situação, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou, em 5 de junho, um plano conjunto de seis meses avaliado em US$ 518 milhões (R$ 2,6 bilhões) para combater o ebola. A iniciativa busca mobilizar recursos financeiros e apoio político internacional para impedir que o surto continue avançando pelo país e por regiões vizinhas.

MPT defende veto ao trabalho de influenciadores digitais menores de 16 anos

Reprodução / Magnific
O Ministério Público do Trabalho (MPT) publicou uma nota técnica nesta quarta-feira (17) em que defende a proibição da atuação de crianças menores de 16 anos como influenciadores digitais. O documento foi elaborado para subsidiar a regulamentação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sobre a concessão de autorizações judiciais para participação de menores em atividades artísticas no ambiente digital. Via BN

Na manifestação, o MPT sustenta que a produção frequente de conteúdo para redes sociais com monetização, publicidade, patrocínios ou exploração da imagem configura relação de trabalho, ainda que a atividade seja apresentada como entretenimento. Para o órgão, esse tipo de atuação não deve ser enquadrado como atividade artística.

A nota reforça que a Constituição Federal proíbe o trabalho antes dos 16 anos, com exceção da condição de aprendiz a partir dos 14 anos. Também destaca que a autorização judicial para participação em atividades artísticas deve ser concedida apenas em situações excepcionais, individualizadas e sem prejuízo ao desenvolvimento físico, psicológico, social, moral e educacional de crianças e adolescentes.

O MPT defende que a futura resolução do CNJ trate exclusivamente das atividades artísticas, sem estender a autorização para publicidade, campanhas de marketing ou atuação de influenciadores digitais.

Por que a chuteira rosa virou 'farda' na Copa do Mundo

Cor virou febre entre atletas da Copa após aposta das principais marcas esportivas em modelos mais visíveis para transmissões, fotos e campanhas publicitárias
Antonio Dilson Neto / portaldocase
Reprodução/Getty
Se você tem acompanhado os jogos da Copa do Mundo, provavelmente já reparou em um detalhe que se repete em praticamente todas as partidas: as chuteiras rosas nos pés de muitos jogadores. A tendência tomou conta dos gramados e não é coincidência.

O fenômeno tem origem em uma estratégia adotada pelas principais fabricantes de material esportivo do planeta. Marcas como Nike, Adidas, Puma e New Balance lançaram coleções de chuteiras em tons vibrantes de rosa para seus atletas patrocinados, transformando a cor em uma das imagens mais marcantes do Mundial.

A escolha não tem relação com exigências da Fifa nem com qualquer acordo entre os jogadores. Como muitos atletas utilizam modelos determinados pelos contratos de patrocínio, a estratégia das marcas acabou criando uma espécie de padronização informal dentro da competição.

O principal motivo é simples: visibilidade. O rosa cria um contraste forte com o gramado e chama atenção instantaneamente durante as transmissões de TV, fotografias e vídeos publicados nas redes sociais. O efeito visual faz com que o produto apareça mais e fortaleça a exposição das marcas durante o torneio.

Acidente entre ambulância e carro de passeio deixa dois mortos e cinco feridos no Sul da Bahia

Trecho da BR-101, entre Itabuna e Itajuípe
Fotos: Reprodução / TV Santa Cruz
Duas pessoas morreram e outras cinco ficaram feridas após uma colisão entre uma ambulância e um carro de passeio em um trecho da BR-101, entre Itabuna e Itajuípe, no Sul da Bahia, nesta quinta-feira (18).

De acordo com a TV Santa Cruz, as vítimas que não resistiram foram identificadas como Manoel Salvador Ferreira Cruz, de 48 anos, e José Santos de Jesus, de 63. Eles eram, respectivamente, o motorista do carro e um dos pacientes transportados pela ambulância.

Pertencente ao município de Almadina, a ambulância retornava para a cidade após levar pacientes para atendimento médico em Itabuna. O carro de passeio trafegava no sentido oposto. Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os veículos colidiram de frente. Com o impacto, a ambulância foi parar no acostamento da rodovia, enquanto o carro saiu da pista e tombou às margens da estrada.

Na ambulância estavam o motorista, dois pacientes e dois acompanhantes. O condutor do veículo de saúde ficou ferido e foi encaminhado para um hospital em Itajuípe. Outras três pessoas foram socorridas para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna.

Entre elas estava José Santos de Jesus, que não resistiu aos ferimentos e morreu. No carro de passeio viajavam três pessoas: o motorista e dois passageiros, um homem e uma mulher. Os ocupantes sofreram ferimentos graves. O condutor chegou a ficar preso às ferragens e morreu durante o deslocamento para uma unidade hospitalar.

As circunstâncias da colisão ainda são investigadas. Devido ao acidente, o trânsito no trecho da BR-101 ficou lento durante os trabalhos de remoção dos veículos, mas foi liberado no início da tarde. Em nota, a Prefeitura de Almadina demonstrou pesar e lamentou o acontecimento.

Ypê amplia programa de troca e reembolso de produtos após liberação da Anvisa

A Ypê ampliou nesta quinta-feira (18) o programa de troca e reembolso de produtos com restrições
A Ypê ampliou nesta quinta-feira (18) o programa de troca e reembolso destinado aos produtos que seguem com restrições impostas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A iniciativa ocorre após a agência liberar de forma parcial a comercialização de alguns itens da marca, permitindo apenas o retorno de determinados lotes de detergentes e desinfetantes fabricados em março deste ano e identificados com numeração final “1”.

De acordo com a empresa, consumidores que ainda possuam produtos fabricados até 31 de março de 2026 devem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) para solicitar substituição ou reembolso. No atendimento, será necessário informar o número do lote para verificação.

A Ypê informou que os canais de atendimento seguem disponíveis pelos números 0800 002 6071, 0800 278 0024 e 0800 130 0544, com horários variados de funcionamento.

A fabricante também afirmou que encaminhou à Anvisa resultados de análises feitas em laboratórios autorizados referentes a lotes produzidos entre janeiro e fevereiro e aguarda nova avaliação da agência reguladora.

Enquanto não há nova decisão, a empresa orienta que os consumidores não utilizem os produtos que permanecem suspensos. Via AratuOn

Incorporação de gratificação ao salário não ocorre se prazo se completa após Reforma Trabalhista

Como prazo para a inclusão da gratificação se completou após vigência da reforma, direito não é garantido
Magnific
A 7ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho aceitou recurso do Banco do Brasil para isentá-lo de incorporar a gratificação de função ao salário de um bancário. Segundo a jurisprudência do TST, a regra antiga que garantia a incorporação após dez anos no cargo não vale para empregados que completaram esse período depois da Reforma Trabalhista (Lei 13.467/2017). Com informações da assessoria de imprensa do TST.

O empregado disse que exerceu cargos comissionados de outubro de 2006 a setembro de 2018, quando foi exonerado do cargo de gerente de relacionamento e retornou ao de escriturário. Na ação, ele alegou que a retirada da gratificação reduziria sua remuneração bruta em 57% e repercutiria nas demais parcelas salariais, como a participação nos lucros e resultados. Ele pretendia que o valor da gratificação fosse incorporado ao seu salário, como direito adquirido.

Em sua defesa, o banco sustentou que o descomissionamento decorreu de avaliações de desempenho insatisfatórias.

Incorporação excluída
O artigo 468 da CLT só considera lícita as alterações dos contratos de trabalho por mútuo consentimento e desde que não gerem prejuízos ao empregado. Com base nesse dispositivo, a jurisprudência do TST (Súmula 372) assegurava a incorporação da gratificação ao empregado que permanecesse por dez anos ou mais na função e fosse retirado do cargo sem justo motivo.

Contudo, a Reforma Trabalhista acrescentou um parágrafo ao dispositivo para estabelecer que a reversão ao cargo efetivo, com ou sem justo motivo, não assegura a manutenção do pagamento da gratificação, independentemente do tempo de exercício.

Exoneração depois da reforma

Cápsula com Césio-137 desaparece de clínica e gera alerta

Foto: Divulgação/ARN
O desaparecimento de uma cápsula contendo Césio-137 mobilizou autoridades de segurança e controle nuclear da Argentina. O material radioativo sumiu de um instituto médico localizado em Rosário, na província de Santa Fé, e levou à emissão de um alerta nacional devido aos riscos associados à substância. Segundo o Metrópoles.

Segundo a Autoridade Regulatória Nuclear (ARN), a cápsula era utilizada na calibração de equipamentos de medicina nuclear e permanecia armazenada em um recipiente blindado de chumbo. O desaparecimento foi identificado na última terça-feira (16/06), quando técnicos da unidade procuraram o material para realizar procedimentos de rotina. Após a constatação do sumiço, órgãos de emergência e segurança foram acionados para auxiliar nas buscas. 

As investigações analisam imagens de câmeras de segurança, registros internos e a movimentação de pessoas com acesso à área onde a cápsula era mantida. De acordo com as autoridades argentinas, apenas quatro pessoas tinham autorização para entrar no local. Embora o risco radiológico seja considerado baixo, a ARN orientou que qualquer pessoa que encontre o objeto não tente manuseá-lo e comunique imediatamente as autoridades.

O caso também reacendeu lembranças do acidente com Césio-137 ocorrido em Goiânia, em 1987, considerado o maior desastre radiológico da história do Brasil. Na ocasião, o contato inadequado com material radioativo resultou em mortes, contaminações e impactos que se estenderam por décadas.

Vice-líder do governo defende afastamento de Jaques Wagner da liderança do Senado: "Doa a quem doer"

Por Lucas Vieira / BN
Edilson Rodrigues / Agência Senado
O deputado federal Rogério Correia (PT-MG), vice-líder do governo na Câmara, defendeu nesta quinta-feira (18) que o senador Jaques Wagner (PT-BA) se afaste da liderança do governo no Senado após ser alvo da 9ª fase da Operação Compliance Zero, da Polícia Federal. Ao citar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o parlamentar afirmou a investigação precisa ser concluída "doa a quem doer".

Em publicação nas redes sociais, Correia afirmou que Wagner deve concentrar esforços em sua defesa, sem abrir mão da presunção de inocência. "Na condição de investigado, Jaques Wagner deve se afastar da liderança do governo para se dedicar à sua defesa, resguardada a presunção de inocência. A Polícia Federal está fazendo seu trabalho, e quem cometeu irregularidades deve responder por elas", escreveu.

O parlamentar também destacou que a investigação demonstra a autonomia dos órgãos de controle durante o governo do Lula, afirmando que a Polícia Federal atua com independência. Apesar da manifestação do correligionário, Jaques Wagner afirmou que pretende permanecer no comando da liderança do governo no Senado e só deixará a função caso seja uma decisão do presidente.

INSS já fez mais de 15 mil atendimentos nas ações do Governo do Brasil na Rua

Agência Gov | via INSS
A presidente do INSS, Ana Cristina Silveira, esteve em Florianópolis nesta quinta (18/5)
ACS/Sul
Com passagem por 21 capitais, o programa levou perícias médicas, avaliações sociais e serviços sem agendamento à população. Florianópolis recebeu a ação nesta quinta-feira (18).

A presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Ana Cristina Silveira, participou da edição do Governo do Brasil na Rua em Florianópolis (SC) nesta quinta-feira (18). A iniciativa é liderada pelo ministro Guilherme Boulos da Secretaria-Geral da Presidência da República. A ação busca aproximar o Estado da população em territórios vulnerabilizados. O INSS ofereceu perícias médicas, avaliações sociais para o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) e atendimentos do Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS) sem necessidade de agendamento prévio.

Durante o evento, a presidente destacou o compromisso dos servidores com o atendimento à população. “Nossos servidores atendem com muita humanidade e dedicação, muitas vezes ultrapassando o horário previsto para garantir que ninguém saia daqui sem atendimento. É assim que transformamos direitos em realidade. Estamos comprometidos em entregar uma Previdência mais eficiente, mais rápida e cada vez mais próxima da população”, disse a presidente do INSS.

Em parceria com o Ministério da Previdência Social (MPS), o INSS é protagonista no programa Governo do Brasil na Rua. Em seis meses, o INSS já percorreu 21 capitais e realizou mais de 15 mil atendimentos nas edições. Ao todo, cerca de 10 mil pessoas já foram beneficiadas na ação. Mais na agenciagov

Trump cobra "cessar-fogo total"; Irã dá aval a acordo

Presidente dos EUA diz esperar paz em todo Oriente Médio, enquanto prazo de acordo com o Irã começa a contar
Caroline Vale / SBT
Presidente Trump e líder supremo do Irã, Mojtaba Khamenei. | Majid Asgaripour/WANA -- REUTERS/Evelyn Hockstein
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (18) que espera um “cessar-fogo total em todas as frentes” no Oriente Médio, incluindo entre Israel, Líbano e o grupo Hezbollah, após a assinatura de um memorando de entendimento entre Washington e o Irã para encerrar um conflito que durou quase quatro meses.

Do lado iraniano, o líder supremo, Mojtaba Khamenei, divulgou uma mensagem à nação nesta quinta-feira. No comunicado, ele disse que autorizou o memorando, apesar de ter reservas sobre o acordo.

Trump espera “cessar-fogo total em todas as frentes”
Em publicação na rede Truth Social, Trump disse que os Estados Unidos seguem comprometidos com a paz e pediu que os atores da região mantenham o compromisso com as negociações em andamento. O republicano também destacou a reação positiva dos mercados financeiros, citando a queda dos preços do petróleo e a alta das bolsas de valores.

"Os Estados Unidos estão comprometidos com a paz e encorajamos todos na região do Oriente Médio a manterem seu compromisso de permitir que nossas negociações se desenrolem de forma satisfatória. [...] Esperamos um cessar-fogo completo em todas as frentes, incluindo Líbano, Hezbollah e Israel", escreveu.

Em outra postagem, Trump rebateu informações de que os Estados Unidos fariam um pagamento de US$ 300 bilhões ao Irã. “Isso é notícia falsa! Para os EUA, tudo o que importa é o sucesso, a queda dos preços do petróleo e a vitória”, escreveu.

Também nesta quinta-feira, o vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, afirmou que o prazo de 60 dias previsto no memorando começou oficialmente a valer. Segundo ele, as próximas negociações deverão definir os termos de uma eventual etapa definitiva do acordo.

O entendimento assinado entre os dois países adiou temas mais sensíveis para uma nova rodada de negociações, sem garantia de que as divergências serão resolvidas dentro do prazo estabelecido.

Líder supremo do Irã se pronuncia

MEC oferece novas vagas para pós de educadores; acesse Portal Mais Professores

Agência Gov | via MEC
Profissionais da educação básica têm mais ofertas de pós a distância e presencial
Arquivo/ Agência Brasil
Na plataforma, é possível consultar informações sobre cursos de mestrado, doutorado e especializações ofertados pelo MEC e por instituições parceiras. No botão “oportunidades”, estão cursos com inscrições abertas.

O Portal Mais Professores passou a divulgar novos cursos gratuitos de pós-graduação, mestrado, doutorado e especializações para docentes de todo o país. As formações são ofertadas por universidades federais e institutos federais em diferentes regiões brasileiras. A plataforma faz parte do programa Mais Professores para o Brasil do Governo do Brasil, por meio do Ministério da Educação (MEC), que reúne um conjunto de iniciativas de valorização e qualificação do magistério da educação básica e de incentivo à docência no país.

Os cursos são ofertados na modalidade presencial e à distância. Ao selecionar o botão “oportunidades” o usuário visualizará os cursos de pós-graduação com inscrições abertas ou que irão abrir em breve. Um dos objetivos do programa é enfrentar o déficit de formação adequada no país, tendo como base os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao MEC, os quais indicam que 33% das docências da educação básica não possuem professores com formação compatível com a área em que atuam. Mais na agenciagov

Goleiro Vozinha torce por novo contrato: "lugar onde possa ser feliz"

Destaque de Cabo Verde e novo ídolo do Brasil conversou com a EBC
André Vieira (Telesur) e Sumaia Villela (Radioagência Nacional)
Praia (Cabo Verde) e Brasília
© REUTERS/Bernadett Szabo/ Proibido reprodução
Um goleiro cabo-verdiano, de 40 anos, sem contrato ativo com um clube, estreando na Copa do Mundo contra uma das favoritas para ganhar o Mundial: a Espanha. Ao fim da partida, foi ele o principal responsável pelo empate de 0 a 0, o que o transformou em uma celebridade mundial e no melhor jogador em campo, segundo a Federação Internacional de Futebol (Fifa).

O feito rendeu a Josimar José Évora Dias, o Vozinha, mais de 12 milhões de seguidores nas redes sociais e um lugar no coração dos brasileiros.

O guarda-redes, como é chamada a posição de goleiro em Cabo Verde, se profissionalizou aos 25 anos, muito depois do que costuma ser o padrão no futebol.

E, se tarde entrou para o nível de alto rendimento, não seria cedo que desistiria de seguir carreira. Vozinha espera que a visibilidade alcançada renda um novo contrato para que seja “feliz” nos seus últimos anos de atuação.

Goleiro Vozinha, de Cabo Verde - Reprodução Instagram @vozinha
Outra esperança do cabo-verdiano da ilha de São Vicente é que os jovens atletas de seu país se beneficiem da fama recente da seleção e conquistem melhores condições para a prática do esporte.

Em entrevista exclusiva ao jornalista André Vieira (que está em Cabo Verde), correspondente da Telesur ─ parceira da TV Brasil ─, Vozinha contou a expectativa dos jogadores da seleção para as próximas partidas, e um pouco da própria história e dos laços com a cultura brasileira.

Confira os principais trechos da entrevista
André Vieira: Vozinha, aqui em Cabo Verde, estão dizendo que era 1% de chance e 99% de fé. Como está o clima para vocês após esse empate?

Vozinha: Tranquilo. Obviamente, que a malta [galera] ficou muito feliz pelo resultado, pelo esforço e pela exibição que conseguimos. Mas nós sabemos da qualidade do nosso grupo. Sabemos das nossas limitações também, mas sabemos que podemos competir com qualquer seleção.

Tudo pode acontecer em 90 minutos, mas nós estamos aqui para competir, como eu disse, para dignificar o nome de Cabo Verde. Estamos felizes com o resultado, estamos satisfeitos, mas ainda não acabou. Tem um longo caminho pela frente. Mais na agenciabrasi

Implementada em 2024, telerradiologia em hospitais federais já fez mais de 500 mil exames

Agência Gov | Via HU Brasil
Desenvolvido em 2023 pela UFSC, sistema entrou em operação no ano seguinte e mira expansão contínua
HU Brasil/divulgação
Desenvolvida a partir do hospital universitário da Federal de Santa Catarina, sistema público permite a emissão e a análise remotas de laudos de exames de imagem, além de teleconsultas. Tecnologia está presente em 25 hospitais da rede HU Brasil e deve se expandir, a serviço do SUS.

O Sistema de Telemedicina e Telessaúde (STT), utilizado na Rede HU Brasil, alcançou uma marca expressiva: mais de meio milhão de exames de imagem cadastrados e processados pelo módulo de Telerradiologia desde sua implantação, em agosto de 2024.

Desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o STT já está presente em 25 hospitais universitários da Rede. A expectativa é que o módulo de Telerradiologia esteja implantado nas 47 unidades até o final deste ano, ampliando a capacidade de atendimento especializado e fortalecendo a integração entre os hospitais universitários federais.

O STT possui integração com o Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU), permitindo que solicitações e exames registrados no sistema sejam automaticamente disponibilizados nos equipamentos de imagem. A integração reduz significativamente riscos de inconsistências cadastrais e erros de identificação dos pacientes.

O módulo de Telerradiologia funciona como uma central nacional de laudos, permitindo que exames realizados em uma unidade sejam analisados por especialistas localizados em outro hospital da Rede. Na prática, isso facilita o acesso da população a exames especializados, garante mais agilidade na emissão de laudos pelos médicos radiologistas, assim como redução do tempo de entrega dos resultados aos pacientes.

O diretor de Tecnologia da Informação e Saúde Digital da estatal, Giliate Coelho Neto, destaca que “o STT representa mais um passo para a construção da soberania digital em saúde no Brasil. Trata-se de um sistema criado por uma universidade brasileira e disponibilizado gratuitamente para qualquer hospital do Sistema Único de Saúde”. Mais na agenciagov

Vasco anuncia saída do técnico Renato Gaúcho

Em meio à pausa do Brasileirão, Vasco demite técnico Renato Gaúcho
Renato Gaúcho não é mais técnico do Vasco*AGIF/Sipa USA/Profimedia
O Vasco anunciou na noite desta quinta-feira (18) o fim da passagem de Renato Gaúcho à frente da equipe. Segundo o clube, a saída foi definida em comum acordo entre as partes. Flashscore Notícias / Mateus Figueiredo

"O Vasco da Gama informa que Renato Gaúcho não é mais o treinador da equipe profissional. A decisão foi tomada em comum acordo entre as partes. O Vasco agradece ao técnico e sua comissão pelos serviços prestados durante sua terceira passagem pelo clube e deseja sucesso na continuidade de suas carreiras", informou o clube em comunicado oficial.

Esta foi a terceira passagem de Renato Gaúcho pelo Gigante da Colina — o treinador já havia comandado o clube entre 2005 e 2007 e novamente em 2008.

Seu retorno a São Januário aconteceu em março deste ano, quando assumiu o time após a saída de Fernando Diniz, demitido em fevereiro. Renato assinou contrato válido até dezembro de 2026.

Segundo informações do ge, a queda de Renato Gaúcho já vinha sendo desenhada nos bastidores. Por trás da decisão, está um desgaste crescente entre o treinador e parte do elenco. O atrito tem origem em declarações de Renato em entrevistas coletivas nas últimas semanas, nas quais fez críticas a jogadores do grupo.

Renato Gaúcho comandou o Vasco em 22 jogos nesta terceira passagem, com 9 vitórias, 6 empates e 7 derrotas. O time está na 17ª colocação do Brasileirão, nos playoffs da Sul-Americana e nas oitavas de final da Copa do Brasil.

México vence a Coreia do Sul e é o primeiro classificado da Copa do Mundo

Mexicanos bateram os sul-coreanos por 1 a 0 e somaram seis pontos na liderança do grupo A
Foto: Divulgaçã/Fifa
O anfitrião México é o primeiro classificado para a próxima fase da Copa do Mundo 2026. Os mexicanos bateram a Coreia do Sul por 1 a 0, nesta quinta-feira (18), no Estádio Akron, pela segunda rodada do grupo A. O placar foi definido com o gol de Romo no segundo tempo.

Com o resultado, os donos da casa somaram seis pontos e seguem na liderança isolada da tabela de classificação. Estacionados nos três, os sul-coreanos permanecem na segunda posição. Ambas com um, Tchéquia e África do Sul completam a chave aparecendo em terceiro e quarto lugares, respectivamente.

Na terceira e última rodada da fase de grupos, o México enfrenta a Tchéquia, na próxima quarta (24), às 22h no horário de Brasília, no estádio Azteca. No mesmo dia e horário, a Coreia do Sul encara a África do Sul, no El Gigante de Acero. Por: Leandro Aragão /Metro1

quinta-feira, 18 de junho de 2026

André Mendonça impõe medidas cautelares ao senador Jaques Wagner

Veja as medidas cautelares que petista passa a cumprir
Foto: Rafael Nunes / Divulgação
O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, nesta quinta-feira (18), medidas cautelares contra o senador Jaques Wagner (PT) na 9ª fase da Operação Compliance Zero, deflagrada pela Polícia Federal (PF), que cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao parlamentar e outros alvos da investigação sobre supostas irregularidades envolvendo o Banco Master.

Entre as restrições impostas pelo STF estão a proibição de contato com outros investigados, exceto familiares, além da vedação de comunicação com pessoas relacionadas às negociações e à reforma de um apartamento em Salvador citado nas investigações. O senador também fica impedido de manter atuação econômica conjunta com os demais envolvidos no caso.

Segundo a Polícia Federal, a investigação busca esclarecer se Jaques Wagner teria atuado em benefício do Banco Master no Congresso Nacional em troca de vantagens, entre elas um imóvel avaliado em R$ 2,45 milhões localizado na capital baiana. Em nota, o senador negou qualquer irregularidade e afirmou que “o apartamento mencionado jamais integrou o patrimônio do parlamentar”. Também citado na investigação, Augusto Lima declarou que “está há 6 meses à disposição das autoridades para esclarecer os fatos em apuração”.

Uber muda regras da Black e Comfort e exclui 20 modelos de carros

Foto: Gerado por IA
A Uber anunciou mudanças nas categorias Black e Comfort que passarão a valer em todo o Brasil a partir de (11/01) de 2027. A atualização inclui novos critérios para o ano mínimo de fabricação dos veículos e a retirada de 20 modelos das listas aceitas nas modalidades premium da plataforma. Via 180graus

Entre os veículos que deixarão de ser aceitos na categoria Black estão Chevrolet Cruze, Volkswagen Nivus, Audi A3, Toyota Prius, Renault Duster e Citroën C4 Cactus. Já no Comfort, sairão da lista modelos populares como Fiat Argo, Volkswagen Polo, Volkswagen Voyage, Chevrolet Prisma, Toyota Yaris e Peugeot 208. Além disso, alguns veículos passarão a exigir anos mínimos mais recentes para continuar habilitados nas categorias.

Segundo a empresa, a reformulação foi baseada em pesquisas com usuários e na evolução do mercado automotivo. A Uber informou que pretende priorizar veículos com maior espaço interno, acabamento mais refinado e tecnologias mais modernas, especialmente na categoria Black.

O anúncio ocorre às vésperas da abertura das contratações do programa federal Move Brasil, que oferecerá financiamento com juros reduzidos para motoristas de aplicativo e taxistas adquirirem veículos novos. A iniciativa disponibilizará até R$ 30 bilhões em crédito para compra de automóveis de até R$ 150 mil.

Para continuar recebendo corridas nas categorias premium, os motoristas também deverão manter os requisitos atuais de avaliação mínima e quantidade de viagens exigidas pela plataforma. As novas regras serão aplicadas nacionalmente a partir de janeiro do próximo ano.

STF define regras e dá 60 dias para big techs ampliarem combate a conteúdos ilegais

Corte concluiu julgamento sobre responsabilidade das plataformas e fixou tese que orientará processos em todo o país
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo
O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu nesta quarta-feira (17) a tese final do julgamento que ampliou a responsabilidade civil das plataformas digitais por conteúdos ilegais publicados por usuários. O texto servirá de base para ações em tramitação em todo o país e encerra definitivamente o processo, sem possibilidade de novos recursos.  Folha do Estado da Bahia

Pela decisão, as empresas poderão ser responsabilizadas pelos danos causados por terceiros em casos de crimes ou atos ilícitos, especialmente quando houver falhas sistêmicas na prevenção ou remoção de conteúdos ilegais.

“O provedor de aplicações de internet será responsabilizado civilmente, de forma solidária, nos termos do art. 21 do Marco Civil da Internet pelos danos decorrentes de conteúdos gerados por terceiros em casos de crime ou atos ilícitos”, definiu a Corte.

Prazo de 60 dias para adequação
O STF estabeleceu prazo de 60 dias para que as big techs adotem medidas voltadas à ampliação da proteção dos usuários. Entre as obrigações, as plataformas deverão impedir o acesso a conteúdos envolvendo exploração sexual de crianças e adolescentes, violência física e materiais que incentivem comportamentos capazes de causar danos à saúde física ou mental de menores.

As empresas também deverão manter representantes legais no Brasil para receber intimações judiciais.

Mudança no Marco Civil da Internet

Mão na cumbuca...

Muito cuidado ao colocar a MÃO NA CUMBUCA.

Lá dentro poderá ter uma 'ratoeira".


VALENÇA-BA: Polícia Civil prende dois suspeitos de extorsão contra mulher que perdeu R$ 600 mil

Foto: Polícia Civil
A Polícia Civil da Bahia cumpriu, nesta quinta-feira (18), dois mandados de prisão preventiva contra uma mulher de 44 anos e um homem de 22, investigados pelos crimes de extorsão, furto qualificado e organização criminosa. A ação foi realizada no bairro Urbis, em Valença, no âmbito da Operação Malhas da Lei. Via Acorda Cidade

Os investigados são suspeitos de integrar um grupo criminoso responsável por causar prejuízo patrimonial estimado em aproximadamente R$ 600 mil a uma mulher de 55 anos. Segundo as investigações, eles teriam se aproveitado da condição de vulnerabilidade da vítima para criar falsos cenários de perigo iminente, induzindo-a a realizar sucessivas transferências bancárias via Pix e a entregar bens de elevado valor econômico. Além dos valores transferidos, a apuração aponta a subtração de joias, aparelhos eletrônicos, eletrodomésticos e outros objetos pertencentes à vítima.

Canadá amassa Catar e conquista sua 1ª vitória em Copas do Mundo

Mateus Figueiredo
O Canadá conquistou a sua 1ª em Copas do Mundo com uma goleada histórica*Agustin Marcarian/Reuters
O Canadá venceu o Catar por 6 a 0 nesta quinta-feira (18), pela 2ª rodada do Grupo B da Copa do Mundo, em Vancouver. Após o empate na estreia, os canadenses fizeram uma partida quase perfeita no BC Place e conquistaram sua primeira vitória em Mundiais em grande estilo. Os gols do jogo foram marcados por Cyle Larin, Jonathan David (três vezes), Nathan Saliba e Mohammad Al Mannai (contra). A alegria só não foi completa em razão da gravíssima lesão de Ismael Koné, que fraturou a perna no segundo tempo.

Demorou 8 jogos e três participações, mas o Canadá enfim conseguiu o seu primeiro triunfo em Copas do Mundo. Para ficar ainda mais especial, atuando no seu primeiro Mundial como anfitrião. Os canadenses disputaram também o torneio em 1986 e 2022, mas foram derrotados em todas as partidas.

Pensando na classificação, a vitória com boa diferença de gols é algo muito importante, pois colocou o Canadá na liderança do Grupo B após a 2ª rodada. Com isso, agora basta um empate com a Suíça para o país-sede avançar em primeiro. Uma derrota, por um placar apertado, ainda deve garantir os canadenses na vice-liderança.

O Catar foi atropelado em Vancouver e vê agora o mata-mata como um sonho distante. O país do Oriente Médio terá que vencer a Bósnia por um placar elástico para sonhar com a vice-liderança ou uma vaga entre os melhores terceiros colocados. Mas para um país que nunca venceu em Mundiais, a missão parece quase impossível.

Show do Canadá
Nem o mais otimista dos canadenses imaginava que a primeira do país em Copas do Mundo viria com tamanha imposição. Desde o apito inicial, o Canadá empurrou o Catar contra a sua área e ficou no campo de ataque o tempo todo. A pressão foi tanta que o primeiro gol, marcado aos 15 minutos, pareceu tarde. Cyle Larin aproveitou rebote na pequena área e com oportunismo abriu o caminho para a goleada. Mais no flashscore

El Niño fará Brasil ter inverno com menos frio, prevê meteorologia

Fenômeno terá efeitos diversos sobre setor elétrico
Bruno de Freitas Moura - Repórter da Agência Brasil
© Paulo Pinto/Agência Brasil
O inverno no Hemisfério Sul começa exatamente às 5h25 do próximo domingo (21). A nova estação é conhecida pelas temperaturas frias, mas, este ano, terá um caráter um pouco diferente. Por causa do fenômeno El Niño, os brasileiros vão sentir menos o frio nos próximos três meses.

A previsão é da empresa de consultoria em meteorologia Nottus, que apresentou, nesta quinta-feira (18), um estudo sobre como o fenômeno climático vai impactar o país.

O El Niño se caracteriza quando acontece o aquecimento anormal da região equatorial do Oceano Pacífico. A elevação da temperatura do mar 0,5 grau Celsius (C°) acima da média já caracteriza a condição.

A Agência dos Estados Unidos para Oceanos e Atmosfera (Noaa, na sigla em inglês) confirmou na última semana o início do El Niño.

Chuva e seca
No Brasil, a temporada será marcada pela concentração de chuva além no normal na Região Sul, enquanto as precipitações ficam mais curtas e menos intensas no Norte e Nordeste, favorecendo a chance de secas.

De acordo com o sócio-diretor e meteorologista da Nottus, Alexandre Nascimento, o inverno deve começar com temperaturas mais baixas, mas, “os efeitos do El Niño devem frear as baixíssimas temperaturas neste ano, principalmente de agosto em diante”. Mais na agenciabrasil

Após ação da PF, Wagner nega atuação em favor do Master

Senador nega irregularidades após ser alvo da Operação Compliance Zero e afirma que valores apreendidos têm origem legal
Caroline Vale / SBT
O senador Jaques Wagner | Reprodução/Agência Senado
O senador Jaques Wagner (PT-BA) divulgou uma nota nesta quinta-feira (18) após ser alvo da 9ª fase da Operação Compliance Zero, da Polícia Federal, que investiga supostas relações entre agentes públicos e o Banco Master. A manifestação ocorreu horas depois da apreensão de US$ 55 mil (cerca de R$ 282 mil) e € 33.500 (cerca de R$ 197 mil) em endereços ligados ao parlamentar, na Bahia e em Brasília.

Na nota, Wagner afirmou que não é réu, não foi denunciado e não responde a qualquer processo relacionado aos fatos investigados. O senador disse acompanhar as apurações com tranquilidade e declarou confiar no trabalho das autoridades responsáveis pelo caso.

"Cabe esclarecer que o apartamento mencionado jamais integrou o patrimônio do parlamentar. O senador também nega atuação em favor do Banco Master ou qualquer outra instituição financeira", diz o texto.

Sobre os valores em espécie apreendidos durante a operação, a assessoria informou que os recursos são provenientes de diárias recebidas legalmente e que não foram utilizadas em missões internacionais oficiais. A nota acrescenta que os valores foram devidamente declarados.

"Por fim, o senador Jaques Wagner reitera que permanece à inteira disposição das autoridades para prestar quaisquer esclarecimentos, com a certeza de que a verdade prevalecerá", completa.

A Polícia Federal apura se Wagner recebeu benefícios do empresário Augusto Ferreira Lima, ex-CEO do Banco Master e ex-sócio de Daniel Vorcaro, em troca de atuação em pautas de interesse da instituição financeira. Entre os elementos citados pelos investigadores estão supostos benefícios pessoais, como viagens e ingressos para familiares.

Veja a nota na íntegra
"O senador Jaques Wagner (PT-BA) esclarece que não é réu, não foi denunciado e não foi acusado em nenhum processo relacionado aos fatos investigados. O parlamentar acompanha com tranquilidade o andamento das investigações e mantém a confiança na condução delas.

Cabe esclarecer que o apartamento mencionado jamais integrou o patrimônio do parlamentar. O senador também nega atuação em favor do Banco Master ou qualquer outra instituição financeira.

Sobre os valores em espécie apreendidos, a assessoria informa que o montante é fruto de diárias legais, declaradas e não utilizadas em missões internacionais oficiais. Por fim, o senador Jaques Wagner reitera que permanece à inteira disposição das autoridades para prestar quaisquer esclarecimentos, com a certeza de que a verdade prevalecerá."

Dia do orgulho autista: Saiba os direitos dos alunos na escola

Foto: Reprodução
O bem-estar de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ambiente escolar é uma das principais preocupações das famílias. Contudo, é fundamental ressaltar que a inclusão e o respeito às adaptações necessárias não são favores, mas direitos fundamentais previstos na legislação brasileira. A inclusão é uma obrigação prevista em lei, não uma escolha da escola ou um favor prestado.

Esses temas estão no centro das preocupações em dias de visibilidade como esta quinta-feira (18), Dia do Orgulho Autista.

A legislação brasileira protege o acesso e a permanência de crianças e adolescentes com TEA no sistema regular de ensino. Entre os principais pontos garantidos por lei, destacam-se:

Matrícula garantida: É proibida a recusa de matrícula ou a imposição de barreiras ao acesso de alunos com TEA em escolas públicas ou privadas.

Proibição de taxas extras: Escolas privadas não podem cobrar valores adicionais ou repassar aos pais custos com mediadores escolares, auxiliares, adaptações pedagógicas ou materiais específicos.

Acompanhante especializado: Quando comprovada a necessidade, o aluno tem direito a um profissional de apoio para auxiliar em suas atividades diárias, sem qualquer custo extra para a família.

Adaptação curricular: A instituição deve adequar seu currículo, materiais didáticos e métodos de avaliação à realidade do aluno por meio do Plano Individualizado de Ensino (PEI).

COMO DENUNCIAR VIOLAÇÕES
O descumprimento dessas normas é ilegal. Famílias que enfrentarem obstáculos para a efetivação desses direitos podem buscar auxílio e formalizar denúncias na Defensoria Pública ou Ministério Público, Delegacias especializadas e Conselhos Tutelares (no caso de crianças e adolescentes).

MARIDO TRANCA A CASA E MATA A MULHER A FACADAS NO SERTÃO DE SERGIPE

SUSPEITO MORRE APÓS REAGIR A ABORDAGEM POLICIAL
Após 12 anos juntos e um histórico de agressões, marido mata jovem a facadas e foge/Reprodução
O principal suspeito de matar Rafaely dos Santos, de 25 anos, morreu durante uma operação conjunta da Delegacia de Capela/SE e do Batalhão de Polícia de Ações Táticas do Interior (BPati), nesta quarta-feira (17), em Japoatã/SE. Informa o G1

Segundo a Secretaria do Estado de Segurança Pública (SSP), o suspeito reagiu à aproximação das equipes policiais. Houve intervenção policial, ele foi atingido e socorrido para uma unidade hospitalar, mas veio a óbito.

O crime ocorreu na última terça-feira, no Povoado Pirunga, em Capela. A vítima foi atingida por golpes de arma branca, levada ao hospital e não resistiu aos ferimentos.

Segundo o relato de familiares, o casal estava junto há 12 anos e mantinha um relacionamento com histórico de agressões. Rafaely deixa um filho do casal, de 8 anos.

A Polícia Civil informou que o inquérito seguirá em andamento para a conclusão da apuração dos fatos e adoção das demais providências legais cabíveis. As circunstâncias da intervenção policial também serão encaminhadas aos órgãos competentes para os procedimentos de praxe.

Ainda de acordo com a PC, este é o 11º crime de feminicídio ocorrido este ano.

Shakira revela segredo para manter aparência tão jovem aos 49 anos

Rinaldo de Oliveira / SNB
Shakira vai fazer 50 anos daqui a 8 meses e o segredo para parecer tão jovem está na alimentação com sopas, frutas, legumes, verduras e peixes. - Fotos: reprodução/ Instagram/ @shakira

A pergunta que todos se fazem ao ver Shakira é: como ela consegue ter uma aparência tão jovem aos 49 anos? E a cantora colombiana, que vai fazer 50 anos em fevereiro do ano que vem, revela que o segredo não está em plásticas ou procedimentos estéticos.

A equipe dela revelou que não existe fórmula mágica para as duas horas de show cantando, pulando e dançando: o segredo está na constância e nos hábitos saudáveis. A artista mantém uma rotina equilibrada de alimentação, exercícios físicos e recuperação muscular. Shakira investe em refeições nutritivas, treinos variados e cuidados com o corpo para conseguir acompanhar o ritmo acelerado da carreira.

Anna Kaiser, preparadora física que acompanha Shakira há anos, revelou o que Shakira come: a alimentação da cantora é baseada em proteínas de qualidade, vegetais frescos e frutas com baixo índice glicêmico. No café da manhã, almoço e jantar, a proteína está sempre presente. Peixes, vegetais e alimentos frescos fazem parte da rotina alimentar da artista.

Sopas nutritivas
E um hábito curioso chamou atenção: Shakira troca os tradicionais lanches da tarde por sopas nutritivas. De acordo com a treinadora, a estratégia ajuda a controlar a fome e manter a energia até o jantar sem exageros. Mais no sonoticiaboa

ENTRE RIOS-BA: Três homens são encontrados mortos dentro de carro na BA-099

Foto: Reprodução / Redes Sociais
Três homens foram encontrados mortos com marcas de tiros dentro de um veículo nesta quarta-feira (17), em um trecho da BA-099 [Estrada do Coco], na localidade de Massarandupió, em Entre Rios, no Litoral Norte baiano.

Equipes da 56ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Entre Rios) foram acionadas após uma denúncia sobre a presença de corpos dentro de um carro. Ao chegarem ao local, os policiais encontraram uma das vítimas no banco traseiro do veículo e outras duas no porta-malas.

Segundo a Polícia Civil, as vítimas ainda não foram identificadas. Os corpos foram levados para necropsia para o Instituto Médico Legal (IML). O caso deve ser investigado pela delegacia de Entre Rios.

Em nota, a Polícia Militar informou que reforçou o policiamento na região com o apoio de unidades especializadas e a intensificação das rondas ostensivas, com o objetivo de ampliar a segurança da população. Até o início da manhã desta quinta-feira (18) não havia informações sobre a autoria e a motivação do triplo homicídio. Via BN

Homem usa IA para fingir ser PM e ameaçar ex-mulher

Registros do falso PM – Foto: Reprodução | Redes sociais
Um homem foi preso após ser acusado de importunar e ameaçar sua ex-mulher em Aparecida de Goiânia, Goiás. Segundo informações divulgadas pela polícia local, o suspeito teria utilizado aplicativos de Inteligência Artificial (IA) para produzir registros fingindo ser um policial militar. Via A Tarde

A vítima relatou que o ex-companheiro se apresentava como oficial e compartilhava imagens usando o fardamento da PM e de uma suposta identidade funcional. Ela também contou que recebia mensagens ofensivas e já possuía um medida protetiva contra o acusado.

Ciente da denúncia, a PM-GO se dirigiu à residência do suspeito e o capturou em flagrante, após uma tentativa falha de fuga. Ele foi encaminhado à Central Geral de Flagrantes e autuado pelo crime de desobediência.

As acusações da vítima estão sendo investigadas pela Polícia Civil. “A denúncia de ameaça feita pela vítima foi registrada na Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), que encaminhou ao Poder Judiciário o pedido de medida protetiva”, informou a PM em nota.

Planalto e PT esperam que Wagner faça gesto de entregar liderança do governo para blindar campanha de Lula

Foto: Lula Marques/ Agência Brasil
Integrantes do Palácio do Planalto e do PT esperam que o senador Jaques Wagner (PT-BA) entregue o cargo de líder do governo no Senado depois da operação da Polícia Federal (PF) desta quinta-feira (18), que mirou a relação dele com o ex-banqueiro Augusto Lima, ex-sócio do banco Master. As informações são da GloboNews.

Interlocutores do presidente Lula ainda aguardam uma reunião para avaliar a repercussão política do episódio envolvendo Wagner. O petista chegou essa madrugada em Brasília, depois de participar da reunião de cúpula do G7 na França.

A avaliação interna é de que será preciso blindar a campanha de Lula do episódio. O tom do Planalto é de se afastar ao máximo do escândalo, deixando a responsabilidade da explicação com o próprio Wagner.

Tanto no Planalto como no PT, a avaliação é que Jaques fará um gesto de entregar o cargo de líder, no governo, o ambiente é de surpresa. A avaliação é que Jaques deveria ter se antecipado e deixado a liderança sabendo do que poderia surgir na investigação. Há o reconhecimento de que a investigação da PF revela fatos graves envolvendo Wagner.

Além disso, que a resposta política precisa ser firme para se diferenciar dos casos do senador Flávio Bolsonaro (PL), que pediu dinheiro para Daniel Vorcaro para financiar o filme "Dark Horse", sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro; e do senador Ciro Nogueira que recebeu mesada do ex-banqueiro de acordo com a PF.

A PF investiga se o senador atuou diretamente em favor de projetos de interesse do grupo financeiro.

Entre as medidas citadas estão a chamada "Emenda Master" e uma proposta legislativa que visava ampliar o limite do crédito consignado, setor onde o grupo de Vorcaro e Lima possui forte atuação por meio do Credcesta.

Suíça bate Bósnia com brilho do banco e assume liderança do Grupo B

Manzambi foi um dos destaques da partida, com nota 8.0 no Flashscore
 * PETER KLAUNZER / EPA / Profimedia
A Suíça venceu a Bósnia e Herzegovina por 4 a 1 nesta quinta-feira (18), em Los Angeles, pela 2ª rodada da Copa do Mundo de 2026. Johan Manzambi (2), Rubén Vargas e Granit Xhaka marcaram os gols da vitória suíça, enquanto Mahmic descontou para os adversários nos acréscimos de um segundo tempo movimentado. Por Eduarda Farias

Com a vitória, a Suíça assumiu a liderança provisória do Grupo B, somando quatro pontos. Os Cruz-Vermelha agora dependem apenas de si para carimbar a vaga no mata-mata no dia 24, quando enfrentam a seleção do Canadá na rodada decisiva.

Já a Bósnia conheceu sua primeira derrota no Mundial e se complicou na briga por uma classificação inédita às oitavas de final. Estacionada com apenas um ponto, a equipe bósnia joga a vida no mesmo dia 24, quando enfrenta o Catar buscando sua primeira vitória em Copas do Mundo.

Joia de 20 anos quebra monotonia em LA
Após um primeiro tempo sonolento, apagado e sem nenhuma chance real criada de lado a lado, com as duas seleções registrando um xG baixíssimo, o panorama parecia caminhar para outro empate arrastado.

O jogo mudou completamente após a pausa para a hidratação do segundo tempo, quando o jovem Manzambi entrou em campo e levou apenas três minutos para balançar as redes, aproveitando cruzamento de Vargas (que também veio do banco) mal afastado pela defesa bósnia. Mais no flashscore

Tem coisas....

Tem coisas....que quanto mais se explica, mais 'se complica".

Ampolas de "mounjaro paraguaio" entram na Bahia por contrabando e abastecem mercado paralelo

Frascos ilegais de tirzepatida chegam à Bahia por rotas de contrabando, abastecem mercado paralelo em expansão pela facilidade de compra e preocupam autoridades de saúde
Foto: Imagem gerada com auxílio de IA
Por: Daniela Gonzalez e Ismael Encarnação
A busca por soluções rápidas para a perda de peso tem impulsionado um mercado clandestino que cresce em todo o país e já alcança a Bahia. Depois da febre das canetas emagrecedoras paraguaias, agora as ampolas à base de tirzepatida – princípio ativo do Mounjaro – produzidas no país vizinho e sem autorização para venda no Brasil chegam aos consumidores por meio de uma cadeia de contrabando que atravessa fronteiras, rodovias e aeroportos, até desembarcar em cidades baianas. Matéria publicada originalmente no Jornal Metropole em 18 de junho de 2026 / Via Metro 1

O fenômeno acompanha a popularização dos medicamentos utilizados no tratamento da obesidade e do diabetes. Com a alta procura e os preços elevados dos produtos regularizados, versões paraguaias passaram a ser oferecidas em redes sociais, aplicativos de mensagens e canais informais de venda.

A diferença de preço é um dos principais atrativos para os consumidores. Enquanto o Mounjaro de 15 mg comercializado legalmente no Brasil pode custar cerca de R$ 3.500, mesmo com descontos oferecidos pela fabricante, ampolas produzidas no Paraguai são anunciadas por valores entre R$ 370 e R$ 950.

Sem garantia
Não há garantias sobre procedência, composição e condições de armazenamento desses produtos. Muitas ampolas entram no país escondidas em veículos ou bagagens e percorrem longas distâncias sem qualquer controle de temperatura ou conservação, fatores que podem comprometer sua eficácia e segurança.

Além disso, o transporte e a comercialização dessas ampolas podem resultar em responsabilização criminal. Dependendo das circunstâncias, os envolvidos podem responder por contrabando, descaminho e crimes contra a saúde pública.

Mercado clandestino
A facilidade de acesso a esses produtos chamou a atenção da reportagem. Em uma busca simples nas redes sociais, o Jornal Metropole localizou links publicados no Facebook que direcionavam para grupos de WhatsApp dedicados à comercialização de ampolas de tirzepatida.

Além dos grupos monitorados pela equipe, também foram identificados dois vendedores que negociavam diretamente pelo aplicativo de mensagens. Nos espaços acompanhados, havia comerciantes e potenciais compradores de diferentes regiões do país, incluindo a Bahia.

Em contato com os vendedores que atuavam nesses grupos, a reportagem identificou um padrão semelhante de operação. Todos afirmavam que os produtos eram importados do Paraguai e procuravam afastar possíveis desconfianças dos interessados.

Durante as conversas, os comerciantes argumentavam que o fato de as ampolas serem produzidas no país vizinho não significava que fossem falsificadas ou de baixa qualidade. Alguns chegaram a afirmar que também utilizavam a substância.

Compra fácil