> TABOCAS NOTICIAS

.

.

quinta-feira, 18 de junho de 2026

STF confirma regras para responsabilizar big techs por conteúdo ilegal

Tese final deverá basear processos que tramitam em todo o país
André Richter - Repórter da Agência Brasil
© Marcello Casal jr/Agência Brasil
O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu nesta quarta-feira (17) a tese final do julgamento dos recursos protocolados contra a decisão da Corte que ampliou a responsabilidade civil das big techs por conteúdos ilegais.

O texto deverá basear os processos que tramitam no Judiciário de todo o país e esclarece a decisão na qual o Supremo reconheceu, em junho do ano passado, a responsabilidade das plataformas pelas postagens ilegais feitas por seus usuários.

Na semana passada, o julgamento dos recursos foi concluído, mas a tese final da decisão ficou pendente para a sessão de hoje.

A Corte confirmou que as plataformas podem ser responsabilizadas civilmente pelos danos decorrentes gerados por terceiros.

"O provedor de aplicações de internet será responsabilizado civilmente, de forma solidária, nos termos do art. 21 do Marco Civil da Internet pelos danos decorrentes de conteúdos gerados por terceiros em casos de crime ou atos ilícitos, sem prejuízo do dever de remoção do conteúdo, salvo se demonstrada dúvida razoável quanto à ilicitude", diz a tese.

A responsabilização será aplicada em casos de falhas sistêmicas das redes, ou seja, quando as plataformas deixarem de adotar medidas de prevenção ou de remoção dos conteúdos ilícitos.

O Supremo também fixou prazo de 60 dias para que as big techs implementem as medidas determinadas para ampliar a responsabilidade civil por conteúdos ilegais.

Entre as medidas, as empresas devem proibir acesso dos usuários a vídeos com exploração e abuso sexual, violência física e indução a comportamentos que levem a danos à saúde física ou mental de crianças ou adolescentes. Além disso, as plataformas são obrigadas a manter representante legal no país para receber intimações da Justiça.

O fim do processo que tratou das responsabilidades também foi declarado pelos ministros. Dessa forma, não cabe mais questionamentos.

Responsabilização

Itabuna vai participar da 2ª edição do Projeto Justiça em Território – Presença que Transforma do TJBA

Itabuna vai participar da 2ª edição do Projeto “Justiça em Território – Presença que Transforma” uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) que busca aproximar o Poder Judiciário da população por meio de ações integradas de cidadania, proteção social, promoção de direitos e diálogo institucional.

A proposta foi apresentada à Procuradoria-Geral do Município e às secretarias municipais na tarde de terça-feira, dia 16, em um encontro com representantes do TJBA no Gabinete do Prefeito com a participação do procurador-geral do Município, Álvaro Ferreira, do assessor João Victor Dultra de Almeida e dos secretários.

No sul da Bahia, a programação do TJBA acontecerá entre os dias 22 e 24 de julho nas cidades de Ilhéus e Itabuna, reunindo serviços gratuitos, sessão de julgamento, atividades educativas, ações de acolhimento e debates sobre temas contemporâneos do sistema de justiça.

O projeto está estruturado em três grandes frentes de atuação: a transferência provisória da sede da Presidência para os municípios de Ilhéus e Itabuna; a realização de sessão de julgamento do Órgão Especial na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e a oferta de serviços voltados à promoção da cidadania para a população. Mais AQUI

Copom corta taxa de juros e reduz Selic para 14,25% ao ano

Decisão do Banco Central marca novo corte de juros após manutenção em abril e reforça expectativa de flexibilização gradual da política monetária
Vicklin Moraes/SBT
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu, nesta quarta-feira (17), reduzir a taxa básica de juros, a Selic, para 14,25 ao ano. A decisão foi unânime entre os membros do Comitê, presidido por Gabriel Galípolo.

A última alteração da Selic ocorreu em abril deste ano, quando o comitê reduziu a taxa em 14,5% ao ano. Antes disso, a mudança mais recente havia sido em março de 2025, com redução de 0,25 ponto percentual.

Segundo o Banco Central, os indicadores mais recentes apontam aceleração da atividade econômica no primeiro trimestre, com setores mais sensíveis ao ciclo econômico ganhando força e mercado de trabalho ainda resiliente.

Ao mesmo tempo, a inflação cheia e os núcleos inflacionários voltaram a acelerar, ampliando a distância em relação à meta estabelecida pela autoridade monetária. As expectativas do mercado para a inflação de 2026 e 2027 permanecem em 5,30% e 4,10%, respectivamente, acima do centro da meta.

Banco Central mantém discurso de cautela

SALVADOR-BA: Prédio dos Correios na Pituba vai a leilão pela 21ª vez com lance mínimo de R$ 130,3 milhões

Divulgação / Correios
O prédio dos Correios localizado na Avenida Paulo VI, na Pituba, em Salvador, será colocado à venda pela 21ª vez em leilão extrajudicial. O imóvel terá lance inicial de R$ 130,347 milhões, enquanto a avaliação oficial é de R$ 159,313 milhões. O certame está marcado para o dia 25 de junho e prevê a venda do complexo comercial, que possui aproximadamente 41.947 metros quadrados de área construída em um terreno de 34.689 metros quadrados.

O espaço reúne um edifício empresarial de 20 pavimentos, prédio anexo de quatro andares, auditório, restaurante e estacionamento. Caso não haja propostas na primeira oferta, o edital estabelece novas etapas de disputa com redução do valor mínimo. A segunda oferta será de R$ 114,053 milhões, equivalente a um desconto de 12,5%, enquanto a terceira poderá chegar a R$ 97,760 milhões, 25% abaixo do lance inicial.

Segundo o edital, o imóvel permanece ocupado e será vendido nas condições atuais. A documentação informa a existência de uma área invadida de cerca de 814 metros quadrados e de um processo de reintegração de posse que tramita na Justiça Federal. Caberá ao futuro comprador adotar as medidas necessárias para negociação, desocupação e regularização da posse.

O edital também estabelece que o pagamento poderá ser realizado conforme as condições previstas no certame, com sinal após a arrematação, comissão do leiloeiro e prazo de até 60 dias para quitação integral do imóvel.

Brasil desenvolve stent de resina para baratear custo de tratamento cardíacos

Lorena Fassina / SNB
O stent de resina desenvolvido na Unicamp é mais barato, melhora a recuperação dos pacientes e é absorvidos pelo corpo em 2 anos. - Fotos: Unicamp

Vai Ciência! Pesquisadores brasileiros desenvolveram um stent biodegradável, de resina, feito em impressora 3D, que pode revolucionar os tratamentos cardíacos no futuro.

A tecnologia criada na Universidade Estadual de Campinas promete reduzir custos, melhorar a recuperação dos pacientes e evitar problemas causados pelos modelos metálicos tradicionais. Esses dispositivos bioabsorvíveis se dissolvem no organismo após a cicatrização e liberam óxido nítrico, evitando novos entupimentos e inflamações.

Os novos stents intracoronários desenvolvidos por cientistas do Instituto de Química da Unicamp podem ser absorvidos pelo próprio organismo em até dois anos.

Inovação brasileira
A inovação representa um avanço importante na medicina cardiovascular brasileira.

Atualmente, muitos stents usados em tratamentos cardíacos são feitos de metal e permanecem no corpo permanentemente. Embora salvem vidas, esses dispositivos podem causar complicações em alguns casos por causa da rigidez e da presença contínua no organismo.

Os pesquisadores brasileiros buscam justamente resolver esse problema.

Resultados animadores
Além de serem biodegradáveis, os novos stents também foram projetados para liberar óxido nítrico, substância que ajuda na regeneração celular e melhora a recuperação dos vasos sanguíneos.

A tecnologia ainda está em fase inicial de pesquisa, mas os resultados já são considerados bastante promissores pelos cientistas.

Outro ponto importante é o custo.

Bem mais barato
Hoje, tratamentos com stents podem variar entre R$ 1.200 e R$ 10 mil, dependendo do modelo utilizado. A expectativa é que a nova tecnologia brasileira ajude a reduzir esses valores no futuro e facilite o acesso de mais pacientes aos procedimentos cardíacos.

quarta-feira, 17 de junho de 2026

ITABUNA-BA: 12ª Conferência Municipal de Saúde debate fortalecimento do SUS e construção de políticas públicas

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde (CMS), encerra nesta quarta-feira, dia 17, a 12ª edição da Conferência Municipal de Saúde, que acontece no Centro Universitário UNEX Itabuna, na Praça José Bastos, com a proposta de promover um diálogo democrático e a participação popular na construção das políticas públicas que nortearão as ações da saúde municipal nos próximos anos.

A abertura ocorreu na terça-feira, dia 16, com a palestra magna ministrada pelo reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Alessandro Fernandes de Santana, que abordou o tema central do evento, destacando a importância do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), da participação social e da integração entre gestão, ciência e comunidade para a garantia de uma saúde pública mais eficiente, inclusiva e humanizada.

Nesta terça-feira, a programação prossegue com debates, Grupos de Trabalho e apresentações de propostas que serão analisadas pelos participantes e escolhidas na Plenária para representar as demandas de Itabuna nas etapas das Conferências Estadual e Nacional.

A cidade também será representada por 16 delegados, sendo oito do segmento de usuários dos serviços de saúde, quatro trabalhadores e quatro gestores.Na suplência estarão dois representantes do segmento de usuários dos serviços de saúde, um trabalhador da saúde e um gestor.

A primeira atividade de hoje contou com a aprovação do Regimento Interno da Conferência Municipal de Saúde e na sequência das discussões em grupo sobre os principais desafios da saúde pública em Itabuna.

Menino que corria descalço ganha tênis novo, vence corrida e emociona no MA

Rinaldo de Oliveira / SNB
Depois de ganhar um par de tênis novo de uma jogadora de futebol, o menino Levi, que corria descalço, chega em 1º lugar no Maranhão. - Fotos: reprodução/ Instagram/ @correlevi

Ele conseguiu! O menino que corria descalço e segurava as sandálias nas mãos agora cruzou a linha de chegada em primeiro lugar. Levi Araújo, de apenas 8 anos, emocionou novamente o Maranhão ao vencer uma corrida neste fim de semana, em Balsas, depois de ganhar um par de tênis novo.

A história do pequeno atleta ficou conhecida em abril, quando ele apareceu correndo descalço durante uma competição e conquistou o segundo lugar mesmo sem estrutura adequada para treinar.

O vídeo viralizou nas redes sociais e tocou milhares de pessoas pela determinação e alegria do menino. Agora ele foi além e mostrou onde é capaz de chegar com apoio e oportunidade.

Com apoio, primeiro lugar
Levi voltou às pistas no último fim de semana e dessa vez alcançou o lugar mais alto do pódio. A mãe dele, Eliene Araújo Gomes, contou em entrevista ao Só Notícia Boa que o tênis foi um presente da jogadora Cristiane Rozeira, uma das maiores atletas da história do futebol feminino brasileiro.

A atitude emocionou a família, que vive uma situação financeira muito difícil.

Além do tênis, Levi também recebeu apoio da loja esportiva Mazzul Esportes, que ajudou a custear a viagem até Balsas para que ele pudesse competir. A empresa forneceu transporte, roupas esportivas e ainda doou duas cestas básicas para a família.

Esperando patrocinador
Mesmo enfrentando dificuldades, Levi segue correndo com alegria e impressionando quem acompanha suas competições.

Até agora, nenhuma empresa apareceu oficialmente para patrocinar os treinos e a carreira do menino, considerado extremamente promissor por quem acompanha o esporte na região.

Nas redes sociais, internautas celebraram a vitória do garoto.

Aplausos nas redes
“Agora ele correu de tênis, mas a força sempre veio do coração”, comentou uma pessoa.

Outro escreveu: “Esse menino merece o mundo”. Mais no sonoticiaboa

Fifa faz teste antidoping surpresa em hotel da Seleção Brasileira nos EUA

Por Leonardo Baran, dos Estados Unidos / Bia Jesus/bn
Fotógrafo: Rafael Ribeiro / CBF
A Fifa realizou, na tarde desta quarta-feira (17), um teste antidoping surpresa no hotel da Seleção Brasileira, o The Ridge, em Nova Jersey, nos Estados Unidos.

Representantes da entidade que comanda o futebol mundial estiveram no local onde a delegação brasileira está concentrada para realizar exames em alguns jogadores do elenco.

Entre os atletas testados esteve o lateral-direito Danilo, escalado para conceder entrevista coletiva nesta quarta. Por causa do procedimento, o jogador se atrasou para o atendimento à imprensa.

Os exames antidoping em Copas do Mundo seguem protocolos estabelecidos pela Agência Mundial Antidoping (Wada) e pela Fifa. O processo pode envolver coleta de sangue e urina, com divisão das amostras em frascos A e B, este último utilizado em caso de contraprova.

A testagem pode ocorrer de forma surpresa em centros de treinamento, hotéis das delegações ou após partidas. A medida tem como objetivo garantir a integridade da competição, ampliar a capacidade de detecção de possíveis irregularidades e assegurar condições iguais entre os atletas.

Após encontro com Lula, Trump diz que situação política do Brasil é “perigosa”

Presidente dos Estados Unidos comentou o ambiente político no Brasil ao responder perguntas sobre tarifas comerciais e ações contra facções criminosas
Por Lala Freitasblogdovalente
Foto: Site oficial da Casa Branca
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (17) que a situação política no Brasil se tornou “um pouco perigosa”. A declaração foi dada durante uma coletiva de imprensa em Évian-les-Bains, na França, ao ser questionado sobre as relações entre os dois países e medidas adotadas pelo governo americano.

Ao responder a um jornalista, Trump mencionou uma conversa recente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e avaliou o cenário político brasileiro. “Na verdade, passei bastante tempo com ele [Lula]. E o Brasil se tornou um país um pouco complicado, não é? Politicamente. A situação política ficou um pouco perigosa. Você está falando do Brasil, certo? Tem sido algo desagradável. Ouvi dizer que prenderam hoje uma pessoa que estava concorrendo a um cargo público. Fiquei sabendo disso depois que saí de lá”, declarou.

Na sequência, o presidente americano voltou a comentar o assunto e citou o deputado federal Eduardo Bolsonaro, a quem chamou de “Bolsonaro Jr”. Segundo Trump, ele tomou conhecimento do caso logo após encerrar compromissos com Lula.

“Ele estava indo bem nas pesquisas e o prenderam porque fez uma declaração no Texas. Prenderam, ou querem prendê-lo, para ter algo contra ele”, afirmou.

PIX movimentou R$ 1,813 trilhão em pagamentos em maio

Dados são do Banco Central. Segundo a Autoridade Monetária foram realizadas 6,311 bilhões de operações no quinto mês do ano
Ana Paula Lobo  / convergenciadigital
O Banco Central (BC) informou, nesta segunda-feira, 15/6, que o Pix movimentou R$ 1,813 trilhão em pagamentos em maio. Foram realizadas 6,311 bilhões de operações, segundo as estatísticas de pagamento por atividade econômica.

O montante de pagamentos realizados com o Pix subiu em maio ante abril, quando o BC contabilizou R$ 1,768 trilhão em operações. Foram 5,924 bilhões de transações no mês anterior. Em maio de 2025, as transações somaram R$ 1,53 trilhão em recursos, totalizando 5,241 bilhões de operações.

Dezembro de 2025 foi o mês com maior volume de recursos com pagamentos via Pix da série histórica, com R$ 1,938 trilhão. O mês é potencializado com o pagamento de 13º salário.

Dados da autoridade monetária mostram ainda que o pagamento de pessoa física para pessoa física responde pela maior quantidade de recursos movimentados. Em maio, essas operações somaram R$ 440,2 bilhões. Em segundo lugar ficam os pagamentos de pessoa física para “comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas”, com R$ 109,7 bilhões.

Gana marca no fim e vence Panamá em duelo truncado da Copa do Mundo

Gana arrancou a vitória no fim em Toronto
*Piroschka Van De Wouw/Reuters
Gana venceu o Panamá por 1 a 0 nesta quarta-feira (17), em Toronto, pela 1ª rodada do Grupo L da Copa do Mundo. O encontro entre africanos e centro-americanos foi limitado por uma soma de falta de inspiração e baixa qualidade técnica dos times. O duelo truncado teve pelo predomínio dos panamenhos, mas praticamente no último lance os ganeses conseguiram marcar com Caleb Yirenkyi. Flashscore Notícias / Mateus Figueiredo

Dona do segundo melhor resultado da África em Copas do Mundo, Gana mostrou em campo que vive um momento difícil tecnicamente, mas que não falta coração. A seleção que ficou fora da última Copa Africana de Nações encerrou, inclusive, uma sequência de seis jogos sem vencer. Os 3 pontos somados deixam os ganeses na condição de sonhar, já que qualquer ponto roubado contra Inglaterra e Croácia deve significar classificação.

O Panamá jogou melhor que o adversário na maior parte do tempo e chegou a ter o seu primeiro ponto em Mundiais nas mãos. Contudo, isso não ocorreu e é difícil imaginar que os panamenhos consigam isso neste Mundial. Nos jogos seguintes, contra europeus, o objetivo dos centro-americanos é sobreviver e sofrer a menor quantidade de gols possível.

Os dois times voltam a atuar na próxima terça-feira (23), pela 2ª rodada do Grupo L da Copa do Mundo. Gana enfrenta a Inglaterra, às 17h (horário de Brasília), em Boston. O Panamá duela com a Croácia, às 20h, em Toronto.

ITABUNA-BA: Junho Violeta - Hospital Beira Rio e Prefeitura promovem ação de prevenção do ceratocone

O Hospital Beira Rio (HBR) realizou uma ação voltada para a saúde ocular dos jovens de Itabuna que marca a campanha nacional Junho Violeta dedicada à conscientização sobre o ceratocone. No dia 12 passado, foram atendidas crianças e adolescentes de 11 a 17 anos estudantes das escolas públicas do município, com suspeita da doença.

A iniciativa foi uma realização do HBR com o apoio das secretarias municipais de Saúde e da Educação, reforçando o compromisso conjunto com a prevenção da cegueira evitável e o diagnóstico precoce das doenças oculares.

A ação contou com avaliação oftalmológica especializada e exames complementares para identificação da doença, permitindo o encaminhamento adequado dos casos diagnosticados. De acordo com a Dra. Larissa Andrade Kowalski, oftalmologista do Hospital Beira Rio, e coordenadora da atividade, “cuidar da visão é investir no futuro. O ceratocone tem tratamento e, quando diagnosticado precocemente, suas consequências podem ser significativamente reduzidas”.

“A conscientização da população, especialmente de pais, professores e profissionais de saúde, é uma das ferramentas mais importantes para garantir que crianças e adolescentes recebam o diagnóstico e o tratamento no momento certo”, destaca a médica. Mais AQUI

Lula passa recado para Trump: 'Não se meta nas eleições do Brasil'

Por Ronne Oliveira/BN
Fotos: Reprodução / CanalGovBr / The White House
Em entrevista coletiva concedida hoje, quarta-feira (17), após se reunir na cúpula do G7, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu o sistema eleitoral brasileiro, mandou um recado direto ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e cobrou a cooperação jurídica internacional para a extradição de cidadãos brasileiros investigados que se encontram em território norte-americano. Confira o momento: instagram

"Ele pode gostar do Bolsonaro, do pai, do filho, do neto. Afinal de contas, gosto não se discute. Agora, não se meta nas eleições do Brasil, que as eleições são problema do Brasil. A única coisa que quero é o respeito pelo Brasil que eu tenho pelos Estados Unidos, só isso", exige o presidente.

O presidente mencionou ainda, em tom diplomático, que planeja apresentar a urna eletrônica a Donald Trump em um próximo encontro. "Se tem alguém que tem que aprender com as eleições civilizadas do Brasil é meu amigo Trump. Na próxima, vou levar a urna eletrônica para ele ver como é", completa.

Lula comentou sobre a situação do ex-presidente Jair Bolsonaro, a quem se referiu como inelegível e sob o alcance da Justiça brasileira, e mencionou a presença de apoiadores do ex-mandatário nos Estados Unidos que buscam interlocução com o governo americano.

Ex-diretor do BC disse a Vorcaro que mercado responsabilizaria Campos Neto pela “emenda Master”

Foto: Divulgação - Banco Master / Raphael Ribeiro - BCB
O ex-diretor do Banco Central, Paulo Sérgio Neves de Souza, alertou ao ex-banqueiro Daniel Vorcaro que o mercado financeiro responsabilizaria o dono do conglomerado e do então presidente da autoridade monetária, Roberto Campos Neto, pela “emenda Master”. A emenda foi uma proposta apresentada em 2024 pelo senador Ciro Nogueira (PP-PI) para ampliar de R$250 mil para R$1 milhão a cobertura de investimentos garantidos pelo FGC (Fundo Garantidor de Créditos).

A proposta foi rejeitada no Senado. Segundo informações da Folha de S. Paulo, o texto da emenda foi produzido pelo Banco Master e reproduzido na íntegra pelo parlamentar. A proposição foi chamada de “emenda master” pois a instituição de Daniel Vorcaro tinha como estratégia vender CDBs (Certificados de Depósito Bancário) com alta remuneração, usando a cobertura do FGC como atrativo.

O objetivo era aumentar a captação de dinheiro por meio desse instrumento, o que poderia dar uma sobrevida à instituição. Segundo análise do material apreendido pela Polícia Federal, um trecho de conversa via WhatsApp no dia 13 de agosto de 2024, mostra uma conversa de Vorcaro com ex-diretor jurídico do banco Luiz Rennó, que disse: "Vc [sic] sextuplica seu negócio. Bora".

O material também traz trechos de uma conversa entre Paulo Sérgio e Vorcaro via WhatsApp em 14 de agosto de 2024, após a apresentação da emenda no Senado. "Mercado colocando a conta dessa MP em você [Vorcaro]", disse o ex-diretor do BC, que também questionou sobre repercussão ainda maior após o episódio.

Hospital é condenado após bebê cair em parto e ter traumatismo

O Hospital Maternidade Sofia Feldman, localizado no bairro Tupi, na região Norte de Belo Horizonte, foi condenado a indenizar a família de uma bebê que sofreu traumatismo craniano após cair no chão durante o parto realizado na recepção da unidade. As informações são do Metrópoles.

A decisão foi divulgada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) na terça-feira (16/6) e é da juíza Moema Miranda Gonçalves, da 8ª Vara Cível de Belo Horizonte. O valor total da indenização é de R$ 175 mil, sendo R$ 75 mil destinados à criança e R$ 50 mil para cada um dos pais. 

O caso ocorreu em 6 de maio de 2022. A gestante chegou ao hospital em trabalho de parto, passou por triagem inicial e foi classificada como risco “verde”, sendo orientada a aguardar na recepção. No entanto, mesmo com o avanço das dores e sinais de evolução do parto, não houve nova avaliação da paciente.

Cerca de uma hora depois, a criança nasceu na recepção da unidade e acabou caindo no chão durante o parto, sofrendo traumatismo craniano com hematoma epidural, o que exigiu cirurgia neurológica de urgência.

Na defesa apresentada à Justiça, o hospital afirmou que o parto foi imprevisível e que seguiu os protocolos de atendimento, além de alegar que a classificação de risco inicial estava correta e que a situação se tratou de um evento fortuito.

ITABUNA-BA: Seminário de Igualdade Étnico-Racial discute políticas públicas

Representantes da Divisão de Igualdade Racial da Prefeitura de Itabuna e da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) reuniram-se na terça-feira, dia 16, na Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS) para avaliar o cenário de racismo e discriminação racial e indígena em Itabuna.

O encontro foi conduzido pela professora Maria do Carmo Rebouças, da Universidade Federal do Sul da Bahia, que coordena o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS18), criado pelo governo brasileiro perante as Nações Unidas, com 17 objetivos de desenvolvimento sustentável. “São dez metas, nas áreas de saúde, educação, trabalho, segurança pública e justiça”, afirmou a educadora.

Ela falou ainda que a meta é contribuir para a promoção da política de igualdade racial em Itabuna via uma parceria com a UFSB e o ODS18. “Produzimos dados científicos e diagnósticos sobre a questão racial no município e com as evidências, conseguimos ajudar os gestores a tomar decisões mais assertivas com promoção da igualdade racial.

A expectativa é a de que até a primeira semana de julho, a Secretaria de Promoção Social e Combate a Pobreza firme uma parceria com a UFSB e o OBS 18 para obter os dados que permitem estratégias de combate à discriminação racial.

O secretário de Promoção Social e Combate a Pobreza, Erasmo Ávila, agradeceu à UFSB pelo apoio e disse que de acordo com o Censo do IBGE (2022) 59% da população de Itabuna se declara negra; 20,2% parda enquanto 0,6% indígena. Outros 20,1% se declaram branca e 0,1% amarela.

“É necessário trabalhar a causa étnico-racial nas escolas e fazer movimentos. A SEMPS precisa desses de mais dados sobre a questão racial e acompanhar de perto essa questão”, comentou.

Torcedores da Mancha são denunciados por ameaças a Leila

Segundo a acusação, os três participaram da manifestação que teve caráter intimidatório
Luana Campos•galaticosonline
Reprodução/X
O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) denunciou três líderes da Mancha Alviverde, torcida organizada do Palmeiras, por ameaça contra Leila Pereira, presidente do clube. O caso envolve um protesto realizado em junho de 2023 em frente à sede da Crefisa, empresa presidida por Leila.

Foram denunciados Jorge Luis Sampaio Santos, Felipe Mattos dos Santos, conhecido como Fezinho, e Thiago Amorim de Melo, o Pato Roko. Segundo a acusação, os três participaram da organização e liderança da manifestação, que, de acordo com o MP, teve caráter intimidatório.

A investigação aponta que a mobilização tinha como principal objetivo constranger e ameaçar Leila em razão do encerramento de repasses financeiros destinados à Mancha.

O trio está preso preventivamente em outra investigação, que apura uma emboscada contra torcedores da Máfia Azul, do Cruzeiro, que resultou na morte de um torcedor da Raposa.

Jorge Luis Sampaio Santos afirmou, em defesa, que uma manifestação política foi tratada como crime e que é inocente. Já Leila preferiu não se manifestar. A defesa dos outros dois torcedores não foi encontrada.

Mobilização nacional reforça combate à violência contra a pessoa idosa

Iniciativa busca fortalecer a prevenção, a repressão e a conscientização sobre os diversos tipos de violência praticados contra idosos
Agência Gov | Via MJSP
A mobilização nacional ocorre simultaneamente nas 27 unidades da Federação
A Diretoria de Operações Integradas (Diopi), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), deu início à Operação Virtude na segunda-feira (15/6). A mobilização nacional é voltada ao enfrentamento da violência contra a pessoa idosa, ocorre simultaneamente nas 27 unidades da Federação e marca as atividades alusivas ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

A operação é coordenada pela Senasp e executada pelas forças de segurança pública dos estados e do Distrito Federal. O objetivo é fortalecer a prevenção, a repressão e a conscientização sobre os diversos tipos de violência praticados contra a população idosa, promovendo a garantia de direitos e a proteção desse público em todo o território nacional.

Ao longo do mês, serão promovidas atividades de conscientização sobre a importância do respeito e da garantia de direitos das pessoas idosas.

A Operação Virtude reforça o compromisso do Ministério da Justiça e Segurança Pública e das forças de segurança estaduais com o enfrentamento da violência, da negligência, do abandono e de outras violações de direitos que atingem a população idosa. A mobilização também contribui para fortalecer a rede de atendimento e promover um envelhecimento com dignidade, segurança e respeito.

Em jogo de seis gols, Inglaterra bate a Croácia

Seleções protagonizaram um jogão em Dallas, com direito a dois gols de Kane e falha de Modric
Vinícius Daniel•galaticosonline
Foto: Divulgação/England
Inglaterra e Croácia protagonizaram um jogo eletrizante no Estádio de Dallas, Estados Unidos, pela 1ª rodada do Grupo L da Copa do Mundo 2026. Nesta quarta-feira (17), os ingleses venceram os croatas por 4 a 2. Harry Kane, duas vezes, Jude Bellingham e Rashford marcaram para os Três Leões. Baturina e Petar Musa anotaram os gols dos Xadrezistas.

1º tempo: Aos oito minutos de jogo, Modric tentou cortar a bola, mas atingiu Madueke dentro da área e viu o árbitro assinalar pênalti para a Inglaterra. Na cobrança Harry Kane parou na boa defesa de Livakovic. No entando, o VAR mandou voltar a penalidade porque o goleiro da Croácia se adiantou. Na segunda tentativa, o camisa 9 da seleção inglesa não perdoou. e abriu o placar.

O meia Baturina empatou para Croácia. Mas aí, o faro de artilheiro apareceu de novo. Hary Kane subiu sozinho para guardar o segundo dele e colocar os ingleses na frente novamente. Petar Musa igualou de novo nos acréscimos da etapa inicial. As equipes foram ao intervalo com o placar em 2 a 2.

2º tempo: Logo no primeiro ataque do 2º tempo, a Inglaterra passou na frente mais uma vez. Elliot Anderson fez grande lançamento para Jude Bellingham, que avançou e bateu cruzado na saída do goleiro.

Com a vantagem, os ingleses ganharam mais confiança e dominaram os Xadrezistas. O goleiro Livakovic fez grandes defesas e evitou um prejuízo ainda maior. Na reta final, Saka achou Rashford livre, que bateu no cantinho, para fazer o quarto gol dos Três Leões.

Próximos compromissos
A Inglaterra volta a jogar na terça-feira (23), às 17h (horário de Brasília), quando enfrenta a Gana, no Estádio de Boston. Às 20h, Panamá e Croácia medem forças no Estádio de Toronto, no Canadá.

Justiça e Fazenda firmam parceria para detectar padrões manipulativos em bets

Secretaria de Prêmios e Apostas, da Fazenda, e Secretaria Nacional de Direitos Digitais, da Fazenda, unem esforços para combater práticas abusivas e promover o jogo responsável no ambiente digital
Agência Gov | via MJSP
Joedson Alves/Agencia Brasil
Apostas de quotas fixas online: desafio é regular e proteger cidadãos
A proteção dos consumidores no mercado regulado de apostas ganhou novo reforço na terça-feira (16), durante o I Seminário de Proteção ao Consumidor Apostador e Jogo Responsável, realizado no Instituto Nacional de Criminalística (INC) da Polícia Federal, na capital federal.

A Secretaria de Prêmios e Apostas (SPA), do Ministério da Fazenda, e a Secretaria Nacional de Direitos Digitais (Sedigi), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), assinaram o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) nº28/2026 durante encontro que reuniu especialistas e autoridades para debater os desafios relacionados à expansão do mercado de apostas no Brasil.

O objetivo do acordo é desenvolver ações para identificar e combater os chamados padrões manipulativos (dark patterns), recursos utilizados em plataformas digitais que podem influenciar indevidamente o comportamento dos usuários e comprometer a tomada de decisões conscientes.

Os dois órgãos atuarão em conjunto na produção de conhecimento sobre os impactos das apostas de quota fixa nos ambientes digitais, compartilhando informações e experiências que possam contribuir para o fortalecimento da regulação e da fiscalização do setor.

“Esse canal permanente de comunicação e cooperação institucional, voltado à proteção dos usuários e ao aprimoramento das políticas públicas, formaliza e fortalece o diálogo cotidiano entre as equipes da SPA e da Sedigi. A iniciativa cria condições para uma atuação ainda mais coordenada diante dos desafios trazidos pela digitalização do mercado”, afirmou o secretário nacional de Direitos Digitais, Victor Oliveira Fernandes.

A iniciativa cria condições para uma atuação ainda mais coordenada diante dos desafios trazidos pela digitalização do mercado"

A cooperação também prevê análises sobre publicidade responsável, transparência das plataformas, mecanismos de proteção aos consumidores e classificação de riscos associados ao uso problemático de jogos e apostas.

As ações deverão subsidiar a elaboração de orientações, recomendações e instrumentos regulatórios voltados ao combate a práticas abusivas e à promoção de um ambiente digital mais seguro e transparente.

Produção de conhecimento e capacitação

BC remove limite de R$ 500 para Pix por aproximação

A partir de 1º de outubro, usuários poderão pedir aos bancos para aumentar ou diminuir tetos diários de transações
SBT News
Pix | Divulgação/Bruno Peres/Agência Brasil
O Banco Central (BC) publicou uma instrução normativa que remove o limite de R$ 500 para transferências via Pix feitas por aproximação. A nova regra vai permitir que clientes peçam a bancos e instituições financeiras para aumentar ou diminuir os tetos diários nessa modalidade de pagamento instantâneo.

Com a mudança, as operações realizadas por aproximação passam a seguir o mesmo teto geral do Pix tradicional, sendo equiparadas a transações por meio de chave ou QR Code.

A medida também abrange pagamentos via Pix usando a jornada sem redirecionamento (JSR), mecanismo do Open Finance que permite vincular contas a carteiras digitais, as chamadas wallets, sem a necessidade de acessar aplicativos de instituições financeiras para realizar transações.

A modificação nas regras foi assinada pelo chefe do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro (Decem), Ricardo Teixeira Leite Mourão, alterando instrução normativa originalmente publicada pelo BC em setembro de 2024.

As alterações entram em vigor em 1º de outubro, para que bancos e instituições financeiras se adaptem.

O Pix por aproximação foi lançado pela autarquia em fevereiro de 2025, permitindo que consumidores façam pagamentos instantâneos utilizando celular por meio da near-field communication (NFC), como já ocorre com cartões de crédito e débito habilitados com essa tecnologia.

A modalidade ainda não está disponível para aparelhos com sistemas iOS no Brasil, sobretudo iPhones, por causa de impasse envolvendo acesso à NFC em dispositivos da Apple, no âmbito de investigação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) sobre supostas práticas anticompetitivas.

ITABUNA-BA: Prefeitura oferece curso “Qualifica Ambulantes” para quem vai comercializar comidas e bebidas no Ita Pedro 2026

A Prefeitura de Itabuna, através das secretarias de Segurança e Ordem Pública (SESOP) e de Desenvolvimento Econômico, vai oferecer o curso do Programa “Qualifica Ambulantes’ para comerciantes e vendedores ambulantes que vão comercializar comidas e bebidas no Ita Pedro 2026. Ao todo serão duas turmas que serão capacitadas e receberão credenciais no Complexo Integrado de Educação Básica, Profissional e Tecnológico (CIEBTEC) nesta sexta-feira, dia 19.

Pela programação, entre as 9 e 11, serão atendidos ambulantes de isopor, enquanto das 14 às 16 horas, a ambulantes dos segmentos: bebidas, barracas de alimentação e demais categorias contempladas.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcos Souza, Kiko, disse que os comerciantes e vendedores ambulantes que estão sendo convidados a participar da capacitação são aqueles cujos nomes foram homologados pela Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SESOP), depois do sorteio público referente ao Edital nº 005/2026, que regulamenta a autorização temporária e precária para utilização de espaços públicos durante o Ita Pedro 2026 – O Maior São Pedro do Brasil.

Serão palestras Roberto José da Silva (Secretário SESOP), representantes designados pelo 4º Corpo de Bombeiros Militares e Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, o técnico Sérgio Brito, do SEBRAE; a, diretora da Média Complexidade da SEMPS e coordenadora do Espaço Social Kids, Maria D’Ajuda Cavalcanti Lucas, o supervisor de Planejamento,Mauro Ribeiro (Marketing) e o diretor da Defesa Civil Municipal, Kaique Brito.

SERVIÇO: QUALIFICA AMBULANTES
LOCAL: CIEBTEC
DATA: 19/06 (sexta-feira)
HORÁRIOS: das 9 às 11 e das 14 às 16h

Em junho, Bolsa Família tem pagamento unificado em 207 municípios

Mais de 1,16 milhão de famílias que vivem em cidades em situação de emergência ou calamidade pública recebem o benefício no primeiro dia do pagamento
Agência Gov | Via MDS
Divulgação
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome unificou o pagamento do Bolsa Família em 207 municípios de oito estados brasileiros em junho. As famílias que vivem em cidades em situação de emergência ou calamidade pública reconhecidas pelo Governo do Brasil recebem o benefício no primeiro dia de pagamento sem necessidade de seguir o calendário tradicional conforme o Número de Identificação Social (NIS).

Os recursos chegam a mais de R$ 778,12 milhões para atender 1,16 milhão de lares brasileiros. O objetivo do pagamento unificado é amenizar os impactos causados pelos eventos climáticos extremos e outras situações emergenciais e assegurar apoio imediato às famílias.

Na Região Nordeste do país, quatro estados recebem o pagamento unificado do Bolsa Família em junho. São 124 municípios do Rio Grande do Norte em situação de vulnerabilidade. O estado recebeu R$ 175,6 milhões em recursos do MDS para ajudar mais de 265,2 mil famílias. Já na Paraíba, mais de 203,4 mil lares recebem o pagamento unificado. As famílias estão distribuídas em 31 municípios do estado, com recursos que ultrapassam R$ 136,9 milhões. Mais na agenciagov

Mulher que ficou 3h agarrada a poste na enxurrada de MG reabre restaurante e agradece a Deus

Rinaldo de Oliveira / SNB
Edna é o nome da mulher vencedora, que sobreviveu à enxurrada agarrada a um poste e 100 dias depois reabriu o restaurante da família em Ubá (MG). - Fotos: Rodrigo Souza/ TV Integração/ arquivo

Que história incrível. A mulher que ficou agarrada em um poste durante uma enxurrada em Minas Gerais conseguiu reabrir o restaurante da família após mais de 100 dias da tragédia. A superação da empresária Edna Almeida emocionou moradores de Ubá (MG) e ganhou força depois de uma grande corrente de solidariedade.

As imagens de Edna lutando pela vida durante a enchente que atingiu a cidade, na Zona da Mata mineira, em fevereiro deste ano, repercutiram em todo o Brasil. Na madrugada do dia 24 de fevereiro, ela perdeu praticamente tudo: a casa, os pertences, os animais de estimação e o namorado, Luciano Franklin Fernandes, que foi levado pela correnteza.

Mesmo diante da dor, Edna encontrou forças e apoio para recomeçar e agora está reconstruindo a vida dela trabalhando. Uma guerreira que agradeceu a Deus com uma tatuagem feita no braço com a frase bíblica: “Tudo posso naquele que me fortalece”. Veja na foto abaixo.

A reabertura do restaurante
Três meses depois da tragédia, ela celebrou a reabertura do restaurante da família, local que considera muito mais do que um trabalho.

“Minha vida está aqui”, disse emocionada à TV Integração, ao ver novamente o espaço cheio de clientes. Mais no sonoticiaboa

ITABUNA-BA: Ita Pedro terá espaço ampliado para deficientes físicos e vai incluir portadores de Fibromialgia e PcD

Nesta quinta e sexta-feiras, dias 18 e 19, pessoas com deficiência(PcD)poderão fazer a inscrição para o espaço reservado em frente ao palco do Ita Pedro – 2026. As inscrições vão acontecer das 9 às 16 horas na Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), na Avenida Félix Mendonça.

O secretário de Promoção Social e Combate à Pobreza, Erasmo Ávila, afirmou que esse ano o espaço reservado para o PcD será maior. Durante entrevista na manhã desta terça-feira, dia 16, para o radialista Cacá Ferreira, no Programa Difusora em Revista, o titular da SEMPS lembrou que o acompanhante da pessoa com deficiência precisa apresentar toda a documentação.

Já quem sofre de Fibromialgia necessita levar laudo com Código Internacional de Doença (CID) para fazer a inscrição e não poderá ter acompanhante.

Erasmo informou também que todas as pessoas que vão trabalhar no Ita Pedro, dentre elas, ambulantes, catadores e vigilantes já podem fazer a inscrição dos filhos para o Espaço Social Kids, no CRAS IV, no São Caetano. As inscrições serão realizadas das 8 às 16 horas, sem intervalo para o almoço.

“Os pais ou responsáveis precisam levar os documentos pessoais e das crianças. Não será admissível que crianças fiquem no circuito da festa dormindo em barracas. A equipe do Social estará o tempo todo na rua junto aos conselhos tutelares para fiscalizar a presença de criança”, assegurou o secretário. Ele ressaltou que o Espaço Social Kids foi criado para dar tranquilidade aos pais que vão trabalhar nos quatro dias de festa.

Outra ação que vai ocorrer no Ita Pedro é o Portal Solidário. Nessa iniciativa, o público pode doar um quilo de alimento não perecível para as instituições assistenciais e ração para ONG protetoras dos animais. “As pessoas que levarem os gêneros alimentícios terão acesso exclusivo”, disse Erasmo.

Falta de prova suspende efeitos de auto de infração de trânsito

Órgão aplicou as multas sob a justificativa de que o motorista dirigia sem passageiro em faixa de ônibus
Fernando Frazão/Agência Brasil
Cabe ao órgão de trânsito demonstrar a irregularidade para registrar uma infração, e tal comprovação não deve ser feita pelo condutor. Com esse entendimento, o juiz Antônio Augusto Galvão de França, da 4ª Vara de Fazenda Pública de São Paulo, deferiu uma liminar que suspendeu as infrações atribuídas pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) a um taxista. Por Isabel Briskievicz Teixeira / estagiária da revista Consultor Jurídico

O motorista foi multado pela companhia por dirigir na faixa exclusiva de ônibus sem a presença de um passageiro.

No pedido liminar, o taxista alegou que faltaram provas para fundamentar as infrações indicadas pela CET.

O juiz afirmou que, nos autos, “a infração deveria estar devidamente detalhada e justificada a prova quanto à ausência de passageiro no interior do veículo”.

Futura cobrança

Com Cristiano Ronaldo, Portugal empata com República Democrática do Congo na estreia da Copa

Por Carlos Matos / BN
No sétimo dia de Copa do Mundo, a seleção de Portugal ficou apenas no empate com a estreante República Democrática do Congo, nesta quarta-feira (17). Jogando no Texas, os portugueses até abriram o placar, mas mesmo tendo CR7 em campo, os portugueses viram os Leopardos, que antes eram Zaire e agora RD Congo, empatarem ainda no primeiro tempo.

No NRG Stadium, em Houston, nos Estados Unidos, João Neves precisou de apenas seis minutos para balançar as redes e levantar os adeptos da Seleção das Quinas. Em um estádio bem preenchido, com 68.777 torcedores – de Portugal e República Democrática do Congo – os Leopardos empataram nos acréscimos do primeiro tempo depois da cabeçada certeira de Yoane Wissa. Assim terminou o jogo, 1 a 1 na abertura do Grupo K.

No último jogo desta noite, Uzbequistão e Colômbia se enfrentam às 23h. Também participantes do Grupo K, duelam no lendário Estádio Azteca, na Cidade do México, no México.

Datafolha está nas ruas para nova pesquisa que pode consolidar cenário de liderança de Lula sobre Flávio Bolsonaro

Por Edu Mota, de Brasília / BN
Foto: Montagem com fotos Agência Brasil e Agência Senado
Depois da divulgação das pesquisas de intenção de voto da Genial/Quaest, da BTG/Nexus e da CNT/MDA, nesta quarta-feira (17) os pesquisadores do Datafolha estão nas ruas de todo o país para apurar a opinião dos brasileiros a respeito da corrida presidencial. O levantamento registrado pelo Datafolha no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informa que as entrevistas seguem até a próxima sexta (19), data da provável divulgação dos resultados.

Além das intenções de voto para a presidência da República, o Datafolha vai avaliar a aprovação do governo Lula, a percepção dos eleitores sobre temas como economia e segurança pública, além da avaliação dos principais pré-candidatos, os índices de rejeição eleitoral e cenários de primeiro e de segundo turno.

O questionário do Datafolha também inclui perguntas sobre o impacto de um eventual apoio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a candidatos brasileiros. Os entrevistados responderão ainda se concordam ou discordam que facções do crime organizado como PCC e CV devem ser classificadas como organizações terroristas pelo governo norte-americano.

Sobre esse tema relacionado ao governo Trump, o Datafolha vai indagar da população se a influência do senador Flávio Bolsonaro na decisão do governo dos Estados Unidos de classificar o PCC e o Comando Vermelho como organizações terroristas foi positiva ou negativa para o Brasil.

ITABUNA-BA: Prefeitura promove festa junina para idosos do Serviço de Convivência e do Lar Fabiano de Cristo

Um arraiá montado na área verde do Lar Fabiano de Cristo na tarde de terça-feira, dia 16, reuniu grupos de idosos atendidos por todas as unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS). 

A festa marcou o encerramento das atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) no primeiro semestre.

“Essa é a primeira vez que fazemos a confraternização reunindo todos os CRAS e os idosos estão muito participativos”, disse o coordenador do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da SEMPS, Wesclei Aquino.

Na área verde do Lar Fabiano de Cristo teve quadrilha junina, desfile de roupas caipiras, dança das cadeiras, sorteio de brindes, e uma apresentação das idosas que simularam a preparação de tapioca, iguaria típica do Nordeste.

“Hoje vim temperar tapioca. Eu gosto muito dessa festa junina e do forrozinho e estou amando fazer parte do CRAS V”, afirmou a dona de casa Joana Vitória Vargas.

A orientadora profissional do Serviço de Convivência de Idosos, Irlândia Farias, lembra que a ideia de fazer a confraternização surgiu do grupo de Crianças, Adolescentes e da orientadora social dos Idosos.

A partir daí a equipe se reuniu com a coordenação do Lar Fabiano de Cristo e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da SEMPS para realizar a festa que visa fortalecer vínculos tanto dos idosos atendidos pelos CRAS como daqueles atendidos na unidade.

“A ideia é fortalecer vínculos e laços com as famílias e as comunidades, além de proporcionar momentos de reencontros, promover cultura, forró e brincadeiras. Enfim, resgatar a cultura do Nordeste brasileiro e a musicalidade que é muito importante”, falou Irlândia.

Prazo para pagamento da taxa do Enem 2026 é prorrogado até 22 de junho

Candidatos não isentos terão mais cinco dias para quitar a inscrição e garantir participação no exame
Foto: Angelo Miguel/MEC
O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ampliaram até a próxima segunda-feira (22) o prazo para pagamento da taxa de inscrição do Enem 2026. A mudança foi publicada em retificação do edital no Diário Oficial da União.

Com a alteração, os candidatos que não obtiveram isenção poderão quitar a taxa de R$ 85 após o prazo inicialmente previsto, que se encerraria nesta quarta-feira (17). A Guia de Recolhimento da União (GRU) está disponível na Página do Participante, no portal do Inep.

O pagamento pode ser feito em bancos, casas lotéricas e aplicativos bancários, por meio de Pix, com QR Code gerado no site no momento do pagamento, cartão de crédito, débito em conta ou poupança, conforme as opções oferecidas por cada instituição financeira.

Vozinha, goleiro de 40 anos de Cabo Verde, bate 12 milhões de seguidores: Copa do Mundo

Rinaldo de Oliveira / snb
O goleiro vozinha, de Cabo Verde, tinha 50 mil seguidores no Instagram. Agora está com 12 milhões. O nome dele é em homenagem a um ex-jogador brasileiro. - Foto: Reuters

O goleiro Vozinha, de Cabo Verde, emocionou o mundo na Copa do Mundo de 2026 com sua história de perseverança, humildade e superação e explodiu em seguidores nas redes sociais. Aos 40 anos, depois de décadas longe dos grandes holofotes, ele brilhou diante da poderosa Espanha com 7 defesas decisivas no empate histórico de 0 × 0, durante a estreia da seleção na Copa do Mundo, na última segunda, 15.

Josimar Dias foi criado pela avó em Cabo Verde e enfrentou muitas dificuldades desde a infância. Mesmo assim, o atleta construiu sua trajetória no futebol com trabalho duro, paciência e fé no próprio sonho. Foram 14 anos defendendo a seleção cabo-verdiana até viver o momento mais importante da carreira: disputar uma Copa do Mundo. E ele não apenas participou, fez história.

Vozinha ganhou o troféu da Fifa de melhor jogador da partida e virou fenômenos nas redes, onde já é seguido por mais de 12 milhões de pessoas no mundo, a maioria brasileiros.

12 milhões de seguidores
Milhões de pessoas passaram a acompanhar a história do atleta, que conquistou uma legião de fãs pela simplicidade, carisma e exemplo de perseverança.

Nas redes, Vozinha já ultrapassou a marca de 12 milhões de seguidores no Instagram e tudo começou com uma boa ação brasileira.

Ele tinha apenas 50 mil quando o apresentador Casimiro Miguel, da CazéTV, pediu para que os telespectadores seguissem o arqueiro no Instagram. Em poucos minutos, Vozinha bateu seu primeiro milhão de seguidores.

Nome em homenagem a brasileiro
Vozinha nasceu na ilha de São Vicente em 3 de junho de 1986 e foi batizado pelo pai com o nome de Josimar José Évora Dias, em homenagem ao lateral-direito do Brasil e do Botafogo que brilhava naquela edição da Copa do México

Vozinha é autodidata, não teve formação em categorias de base. Ele só se profissionalizou aos 25 anos, no Progresso do Sambizanga, de Angola. Aí construiu carreira jogando na Europa: passou por equipes como Zimbru (Moldávia), Gil Vicente (Portugal), AEL Limassol (Chipre) e AS Trencin (Eslováquia).

Ele defendeu o Chaves, da segunda divisão portuguesa, nas últimas duas temporadas e saiu do time pouco antes da Copa 2026, ou seja, está desempregado.

Fã de Ivete Sangalo
Além do sucesso dentro de campo, Vozinha também chamou atenção quando revelou ser fã da cantora Ivete Sangalo.

A artista brasileira respondeu ao carinho, revelou publicamente a admiração que tem pelo atleta e fez um convite especial ao goleiro, gesto que aumentou ainda mais a simpatia do público pela história dele.

Ivete convidou o Vozinha para assistir a um dos shows dela e disse: “botar para quebrar juntos”.

Carinho nas redes

BA: Prefeitura de Itabuna recebe Selo de Transparência dos Festejos Juninos do Ministério Público da Bahia pelo quarto ano consecutivo

Referência em transparência e gestão pública de grandes eventos na Bahia, a Prefeitura de Itabuna conquistou mais um importante marco administrativo. O prefeito Augusto Castro (PSD) recebeu do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) o Selo Transparência nos Festejos Juninos 2026. Esta é a quarta vez consecutiva que o município é premiado pelo órgão de controle, consolidando o Ita Pedro – O Maior São Pedro do Brasil, como um dos modelos estaduais de responsabilidade fiscal e integridade na aplicação de recursos.

A entrega do selo valida o compromisso do município com a correta aplicação do erário, comprovando que é possível realizar o maior evento de sua história com responsabilidade fiscal e captando mais de 84% de recursos junto ao Governo Federal, Estadual e iniciativa privada.

“Receber esse reconhecimento pelo quarto ano seguido reafirma nosso compromisso com a responsabilidade fiscal do município. O Ita Pedro é um patrimônio de desenvolvimento econômico, turístico e cultural, mas o seu sucesso só é completo porque é construído sob os pilares da honestidade e do respeito às leis e aos órgãos de controle”, pontuou o prefeito Augusto Castro.

Diferente das auditorias tradicionais que ocorrem após o encerramento das festas, o selo premia a conduta colaborativa e proativa da gestão municipal. Ao disponibilizar as informações no sistema por livre iniciativa, a gestão assegura o acesso dos cidadãos e dos órgãos de monitoramento aos contratos e orçamentos antes mesmo do início dos shows.

Trump diz que pode voltar a atacar Irã se país "não se comportar"

Foto: Divulgação/Casa Branca
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (17/06) que poderá voltar a realizar ataques contra o Irã caso considere que o país não esteja cumprindo os termos do acordo firmado entre as duas nações. A declaração foi feita durante entrevista coletiva na cúpula do G7, realizada na França. As informações são do Metrópoles.

Segundo Trump, o entendimento anunciado nesta semana ainda não representa um acordo definitivo. O presidente norte-americano declarou que poderá retomar ações militares caso não fique satisfeito com o comportamento do governo iraniano. 

Estados Unidos e Irã confirmaram a existência de um memorando de entendimento que prevê o encerramento das operações militares em diversas frentes, incluindo o Líbano. A assinatura oficial do documento está prevista para a próxima sexta-feira (19/06), mas pontos como o fim das sanções econômicas contra o Irã ainda seguem em discussão.

TUCANO-BA: Filho é preso suspeito de matar, esquartejar e enterrar pai no distrito de Caldas do Jorro

Imagem real e melhorada com IA
O desaparecimento de um idoso de 68 anos teve um desfecho trágico no distrito de Caldas do Jorro, município de Tucano, no nordeste da Bahia. Jusselino Anicácio de Jesus foi encontrado morto após passar vários dias sem contato com familiares. O principal suspeito do crime é o próprio filho da vítima, de 38 anos, que foi preso em flagrante pela polícia. Por Giro Ipiaú

As buscas tiveram início após familiares procurarem a Polícia Militar na noite de domingo (14), relatando o desaparecimento do idoso. Segundo os parentes, Jusselino não era visto desde a manhã da última quinta-feira (11). Ao chegarem à residência dele, localizada no bairro Zumiro, os familiares encontraram o imóvel revirado, o que aumentou a preocupação e levou ao acionamento das autoridades.

Durante as diligências realizadas pelas forças de segurança, o corpo do idoso foi localizado enterrado no quintal de uma residência. De acordo com informações divulgadas pela Polícia Civil, a vítima foi encontrada sem vida e o caso passou a ser tratado como homicídio.

O filho de Jusselino foi apontado como principal suspeito e acabou preso em flagrante durante o andamento das investigações. As circunstâncias do crime e a motivação ainda estão sendo apuradas pela Polícia Civil, que segue com as investigações para esclarecer todos os detalhes do caso.

O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), onde passou por exames periciais. O caso causou forte comoção entre moradores de Caldas do Jorro e da região de Tucano.

FSA Esporte Clube abre peneira Sub-15 em Feira de Santana

Oportunidade de ouro! FSA Esporte Clube abre inscrições para peneira Sub-15 focada no Baianão e Copa 2 de Julho
Sidnei Campos/jornalfolhadoestado
Foto: Divulgação
A fábrica de talentos da Princesa do Sertão aciona as suas engrenagens de captação para dar início a um novo e promissor ciclo tático. Neste sábado (20), os bastidores do futebol feirense estarão totalmente voltados para o gramado da Vila Olímpica dos Amadores, onde a diretoria do FSA Esporte Clube promoverá um processo seletivo oficial voltado para a categoria Sub-15.

O objetivo estratégico da avaliação é mapear e pinçar novos valores de Feira de Santana e região para a montagem e o reforço das equipes competitivas do clube. A meta principal do “Vaqueiro” é encorpar o elenco para duas das maiores competições do calendário de base da Federação Bahiana de Futebol (FBF) na temporada de 2026: a tradicional Copa 2 de Julho e o Campeonato Baiano Sub-15.
O foco no calendário de base e o cronograma do FSA

Reconhecido no estado pelo seu modelo de gestão focado no desenvolvimento esportivo e na formação humana, o FSA Esporte Clube corre contra o tempo para dar ritmo de jogo e entrosamento aos novos atletas. O primeiro teste de fogo de bastidores já tem data para começar.

A Copa 2 de Julho uma das vitrines mais cobiçadas por olheiros de grandes clubes do futebol brasileiro iniciará os seus jogos no dia 2 de julho. Logo na sequência, o grupo utilizará o mês de julho como laboratório de transição física visando a estreia no Campeonato Baiano da categoria, agendado para o mês de agosto.

INFORMAÇÕES ESSENCIAIS DO PROCESSO SELETIVO: 
• Público-Alvo: Atletas nascidos exclusivamente nos anos de 2011 e 2012. • Onde: Vila Olímpica dos Amadores (Feira de Santana/BA). • Quando: Sábado, 20 de junho de 2026. • Horário: Abertura dos portões e início dos testes às 7h40.

Requisitos obrigatórios e organização de bastidores
Para garantir a organização e o cumprimento das normas com deslealdade zero nas inscrições, a coordenação técnica do FSA estabeleceu uma série de critérios obrigatórios para os candidatos:
Inscrição Prévia: As vagas são limitadas e o cadastro deve ser feito obrigatoriamente através do site oficial do FSA Esporte Clube.
Documentação: É indispensável a apresentação da documentação completa do atleta (RG e comprovante de residência).
Presença de Responsável: Nenhum menor de idade será avaliado sem o comparecimento e a assinatura do responsável legal no local do teste.

A comissão técnica do clube recomenda que os jovens compareçam munidos de short, meião, caneleira e chuteiras adequadas para o gramado. Os treinos de observação serão pautados por coletivos curtos, onde os profissionais avaliarão quesitos como visão de jogo, drible curto, compactação defensiva e imposição física dos atletas.