> TABOCAS NOTICIAS

.

.

domingo, 27 de julho de 2025

Brasil sai na frente, mas leva virada da Itália na final da Liga das Nações feminina de vôlei

Atuais campeãs olímpicas, as italianas chegaram ao 29º triunfo seguido ao marcar 3 sets a 1 (22/25, 25/18, 25/22 e 25/22)
Estadão Conteúdo
Foto: Reprodução/Instagram/federazioneitalianapallavolo
O Brasil saiu na frente, mas sucumbiu diante da força da favorita Itália na final da Liga das Nações feminina de vôlei neste domingo, em Lodz, na Polônia. Atuais campeãs olímpicas, as italianas chegaram ao 29º triunfo seguido ao marcar 3 sets a 1 (22/25, 25/18, 25/22 e 25/22) para conquistar o título da competição pela terceira vez, a segunda seguida.

A seleção brasileira buscava um título inédito e iguala os vice-campeonatos de 2019, 2021 e 2022 em sete edições da Liga das Nações. A maior pontuadora do Brasil foi a capitã Gabi, com 15. As italianas Sylla e Antropova terminaram com 16 e 17 pontos, respectivamente.

O técnico José Roberto Guimarães mexeu no time brasileiro que começou a semifinal contra o Japão, no sábado. A levantadora Macris, que substituiu Roberta ainda no primeiro set contra as asiáticas, iniciou a decisão como titular.

O Brasil começou a decisão bem consistente no saque e aproveitou erros das italianas para abrir 8 a 4. As europeias, porém, conseguiram aumentar o volume de jogo, viraram o placar e colocaram 2 pontos de vantagem no meio do set (15 a 13). O Brasil cometeu dois erros bobos de entrosamento, nos quais as atacantes não alcançaram o levantamento, e a Itália aproveitou.

Ao ver as rivais assumirem o controle do set com 21 a 17, Zé Roberto, assim como havia feito contra o Japão, mudou a levantadora, desta vez com a entrada de Roberta no lugar de Macris. Em um momento de desequilíbrio italiano, o Brasil acelerou e fechou o primeiro set em 25 a 22.

Foi a primeira vez que a Itália cedeu um set desde 12 de julho, na penúltima partida na fase de classificação da Liga das Nações, contra a Turquia. Desde então enfileirou 3 triunfos por 3 sets a 0, contra Holanda, Estados Unidos e Polônia.

O Brasil fez o primeiro ponto do segundo set, mas depois a eficiência caiu muito e o jogo foi dominado pelas italianas, que chegaram a abrir 9 pontos de vantagem. No meio da parcial, a italiana Degradi sentiu o pé esquerdo na aterrissagem de um ataque e deixou a quadra carregada. A ponteira foi um dos destaques na vitória sobre a Polônia, com 13 pontos, mas tinha uma atuação discreta na decisão, com apenas um ponto. Com folga no placar, as italianas não tiveram dificuldade para marcar 25 a 18 e empatar a partida em 1 set a 1.

As italianas conseguiram manter o embalo no início do terceiro set, aproveitando a dificuldade das brasileiras em definir os pontos. Na caça às italianas, o Brasil conseguiu virar em 10 a 9 Julio Velasco, técnico italiano, então mexeu na equipe. Colocou a gigante Antropova, de 2,02m, no lugar de Egonu. Mesmo sem sua estrela e a coadjuvante Degradi, a Itália conseguiu distribuir a pontuação entre as remanescentes em quadra e virou o jogo com 25 a 22, com a definição de Antropova, responsável por 7 pontos na parcial.

No final do terceiro set, Zé Roberto colocou a oposto canhota Kizy em quadra. Ela entrou bem e permaneceu no jogo na quarta parcial. As equipes foram trocando pontos até que a Itália conseguiu abrir 15 a 13 e depois permaneceu na frente do placar até fechar o jogo em 25 a 22 e conquistar o tricampeonato e se igualar aos Estados Unidos como maior vencedor da Liga das Nações feminina.

DONAS DA CASA TERMINAM NA TERCEIRA COLOCAÇÃO

Após ordem de Moraes, deputado aliado de Bolsonaro deixa acampamento

Hélio Lopes havia armado barraca na Praça dos Três Poderes em protesto
Agência Brasil
Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
O deputado federal Hélio Lopes (PL-RJ) retirou, na madrugada deste sábado (26), a barraca montada em frente a sede do Supremo Tribunal Federal (STF), após decisão do ministro Alexandre de Moraes.

Aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, Lopes montou acampamento no final da tarde de ontem e anunciou que ficaria acampado em greve de silêncio em protesto contra as medidas do tribunal adotadas contra o ex-presidente e seus aliados.

A decisão de Moraes foi tomada após a Procuradoria-Geral da República apresentar uma representação pela decretação de medidas cautelares de remoção imediata e proibição de acesso e permanência de deputados federais acampados na praça dos Três Poderes, assim como de quaisquer outros indivíduos na frente do STF.

Além de Lopes, a medida também foi aplicada aos deputados federais Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), Cabo Gilberto Silva (PL-PB), Coronel Chrisóstomo (PL-RO) e Rodrigo da Zaeli (PL-MT).

O ministro vedou qualquer ocupação ou obstrução da Praça dos Três Poderes, e também determinou às autoridades locais do Distrito Federal a adoção das medidas preventivas e repressivas cabíveis, com a identificação e documentação de quaisquer práticas ilícitas, sob pena de responsabilização pessoal dos agentes públicos “com competência legal para agir em face dessas condutas”.

Moraes determinou ainda a prisão em flagrante com base na prática de resistência ou desobediência ao ato de autoridade pública para quem descumprir a decisão.

O ministro argumentou que o direito à reunião e de manifestação não podem ser exercidos, de “maneira abusiva e atentatória à proteção dos direitos e liberdades dos demais, às exigências da saúde ou moralidade, à ordem pública, à segurança nacional, à segurança pública, defesa da ordem e prevenção do crime, e ao bem-estar da sociedade”.

Bahia vence Juventude em noite de Jean Lucas para entrar no G4 do Brasileirão

Daniel Ottoni, flashscore
Jean Lucas foi o nome do jogo na Arena Fonte Nova
Rafael Rodrigues/EC Bahia
O Bahia venceu o Juventude por 3 a 0, neste domingo (27), na Arena Fonte Nova, pela 17ª rodada do Brasileirão. Jean Lucas anotou dois gols antes de Lucho Rodríguez definir o marcador.

Com o resultado, o Bahia entra no G4 ao ocupar a 4ª posição com 28 pontos. O Juventude é o vice-lanterna, com 11 pontos, a 6 do primeiro time fora do Z4.

Diante de um time que briga contra o rebaixamento, o Bahia teve mais volume e dominou o confronto, sem sofrer e confirmando o triunfo para fazer a torcida deixar para trás a eliminação recente na Copa Sul-Americana.

O time de Salvador voltou a vencer depois de jejum de três jogos na temporada, mas emendou a quinta partida sem perder na Série A. O Juventude perdeu a terceira partida seguida, vencendo apenas um dos últimos 12 jogos.

O Bahia volta a jogar na quarta-feira (30), em casa, contra o Retrô-PE, em duelo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. O Juventude encara o Santos, fora de casa, na segunda-feira (4), pela 18ª rodada do Brasileirão, para tentar buscar o primeiro ponto como visitante na competição.

Só deu Bahia
O Bahia foi finalizar pela primeira vez no jogo com apenas dois minutos de bola rolando, obrigando a Juventude a intensificar suas ações defensivas.

O time gaúcho esperava um erro dos donos da casa para surpreender, conseguindo acertar a trave do goleiro Ronaldo em chute de Taliari, aos 9 minutos, que contou com desvio da zaga para encobrir o arqueiro tricolor.

Em 24 horas, mais 5 pessoas morrem de fome em Gaza

Ministérios relatam vítimas presas sob escombros
Foto: Divulgação/Médicos Sem Fronteiras
Por: Metro1 
Mais cinco pessoas morreram de fome e desnutrição em hospitais da Faixa de Gaza, entre a sexta-feira (25) e o sábado (26), segundo o Ministério da Saúde da Palestina. O número total de óbitos por essas causas chega a 127, sendo 85 crianças.

Ainda nesse período, 29 pessoas mortas foram registradas após bombardeios israelenses, enquanto 512 feridos deram entrada em unidades médicas. Muitas vítimas permanecem sob escombros, sem acesso às equipes de resgate. A sinformações foram divulgadas no canal oficial do órgão no Telegram.

Apesar da crise alimentar, no perído dos óbitos, seis caminhões do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) que estavam previstos para sábado levaram apenas insumos médicos, sem alimentos.

A Organização das Nações Unidas (ONU) voltou a alertar sobre o agravamento da situação na quinta-feira (24). “Pessoas em Gaza não estão nem mortas nem vivas, são cadáveres ambulantes”, afirmou Philippe Lazzarini, comissário da Unrwa. Ele destacou que funcionários humanitários também enfrentam a fome. Os bloqueios e ataques dificultam o acesso à população, agravando o colapso nos hospitais e o avanço da desnutrição.

Bahia de Feira segura empate contra o Galícia e conquista Série B do Baianão 2025

Por Redação / BN
Foto: Bruno Menezes
O Bahia de Feira garantiu neste domingo (27) o título da Série B do Campeonato Baiano. Jogando na Arena Cajueiro, em Feira de Santana, a equipe empatou por 2 a 2 com o Galícia e confirmou a conquista graças à vitória por 1 a 0 no jogo de ida da final.

Arthur Martins abriu o placar para os donos da casa aos 23 minutos da etapa inicial. O Galícia reagiu no segundo tempo, com Mamedio igualando o marcador aos 20 minutos. Já na reta final da partida, Dodô recolocou o Tremendão em vantagem, mas Kekeu, nos acréscimos, voltou a empatar para os visitantes.

Mesmo com o empate, o resultado foi suficiente para assegurar o quarto título da Segunda Divisão estadual ao Bahia de Feira, que já havia levantado a taça em 1982, 1986 e 2009. Com isso, o clube se torna o maior campeão da história da Série B do Baianão.

A equipe feirense retorna à elite do futebol baiano após o rebaixamento em 2024. Na campanha deste ano, fez a segunda melhor campanha da primeira fase, com 20 pontos, e eliminou o Fluminense de Feira na semifinal.

Apesar da derrota na final, o Galícia também assegurou o acesso à Série A. Rebaixado em 2017, o time retorna à primeira divisão após sete anos. A equipe azulina terminou a fase classificatória na quarta colocação, com 15 pontos, e eliminou o Itabuna na semifinal.

Ressarcimento do INSS: Governo Federal avisa beneficiários pelo Whatsapp

INSS notifica beneficiários sobre direito à restituição de descontos
Mensagem por WhatsApp orienta como solicitar o reembolso
Gabriel Corrêa - repórter da Rádio Nacional
© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Mais de um milhão de aposentados e pensionistas do INSS que têm direito à restituição de valores descontados indevidamente e que ainda não fizeram a adesão ao acordo de ressarcimento começaram a receber mensagens, por meio do WhatsApp.

As mensagens informam que o beneficiário pode solicitar o reembolso acessando o aplicativo "Meu INSS" ou comparecendo a uma agência dos Correios.

O contato destaca que tudo é feito exclusivamente pelo canal oficial do Governo Federal.

No final da mensagem, o beneficiário será questionado se deseja continuar recebendo as comunicações do governo sobre o acordo de ressarcimento.

O esforço é para garantir a devolução do dinheiro descontado indevidamente para todos os aposentados e pensionistas que foram vítimas da fraude.

Para segurança dos beneficiários, o Instituto Nacional do Seguro Social reforça que não envia links, não telefona pedindo dados pessoais, nem cobra taxa para devolução dos valores. Se isso acontecer, pode ser golpe.

A devolução dos descontos indevidos feitos por entidades associativas começou na semana passada. No total, 533 mil beneficiários que aderiram ao acordo proposto pelo governo federal vão receber inicialmente.

Os aposentados e pensionistas que ainda não aderiram têm até o dia 14 de novembro.

O reembolso, em parcela única e com correção pelo IPCA, é feito por ordem de adesão.

Foram disponibilizados canais para dúvidas: no site gov.br/inss, no aplicativo Meu INSS ou no telefone 135.  Edição: Sâmia Mendes - Marizete Cardoso

Preço do café recua em julho após 18 meses seguidos de alta

Essa foi a primeira retração desde dezembro de 2023
Reprodução: Youtube
Após um ano e meio de aumentos consecutivos, o preço do café apresentou queda de 0,36% em julho, segundo dados do IPCA-15 divulgados nesta sexta-feira (25) pelo IBGE. Essa foi a primeira retração desde dezembro de 2023.

Apesar do recuo pontual, o café moído ainda acumula uma alta expressiva de 76,5% nos últimos 12 meses. Dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) mostram que, em junho, o quilo do café tradicional foi vendido a R$ 66,70 — quase o dobro dos R$ 35,17 registrados no mesmo período do ano passado.

O IPCA-15, considerado uma prévia da inflação oficial, registrou variação de 0,33% em julho. Já o grupo de Alimentação e Bebidas, pressionado por itens como o tomate, teve recuo de 0,06% no período.

ITABUNA - 115 anos e um horizonte futuro com inovação, emprego e desenvolvimento sustentável

Por Kleber Torres / FOTO PEDRO PREGUSTO
Ninguém discute que a cidade de Itabuna é o mais importante polo de comércio e serviços do sul da Bahia, com ênfasxe para o comércio, saúde e educação, o que é reforçado graças à sua privilegiada localização estratégica na confluência de duas importantes rodovias: as Brs 101 e 415, distando 28 quilômetros do porto do Malhado, em Ilhéus. Hoje, a cidade completa 115 anos de emancipação política e administrativa e chega a 2025 sob o signo de um grande desafio: retomar seu protagonismo econômico e social em um cenário marcado pela estagnação populacional, desigualdade de renda, necessidade urgente de inovação e a busca de novas oportunidades econômicas através de investimentos estruturantes que podem se complementar com a chegada do Porto Sul e da Ferrovia de Integração Oeste Leste.

Segundo o Censo 2023 do IBGE, Itabuna registrava uma população de 186.708 habitantes 8,6% a menos do que na década anterior. Essa retração populacional, que contraria a tendência de crescimento urbano verificada em outras regiões do Brasil, revela uma perda de atratividade e oportunidades que precisa ser revertida com políticas públicas eficientes e estratégias de desenvolvimento integrado e sustentável, com destaque para a geração de emprego, renda e preservação dos recursos naturais, o que passa pela despoluição do rio Cachoeira. A situação é agravada pelo dado alarmante de que 39% da população sobrevive com menos da metade de um salário mínimo, támbém segundo dados do IBGE, refletindo uma desigualdade social crônica e persistente.

Hoje, o setor de serviços, que responde por 84% da geração de riquezas no município, continua sendo o carro-chefe da economia local. O comércio e os serviços de saúde, educação e logística, impulsionados pela posição geográfica estratégica de Itabuna, mantêm a cidade como referência regional. Ainda assim, o dinamismo econômico não tem se revertido de forma eficaz em inclusão produtiva. Apenas 21,6% da população local está empregada formalmente, com renda média de 2,1 salários mínimos, um desempenho frágil diante do seu potencial.
A comparação entre a posição populacional e a renda per capita de Itabuna também chama atenção: é o 7º município mais populoso da Bahia, mas ocupa apenas o 63º lugar em renda per capita estadual, e um modesto 3.179º lugar no Brasil, o que nos coloca no lado mais pobre da nação. Este descompasso evidencia a urgência de políticas estruturantes que ampliem as cadeias produtivas, promovam a industrialização inteligente e requalifiquem o setor agrícola — hoje reduzido a míseros 1% da economia, apesar de seu passado glorioso com o cacau, que colocava a cidade como polo central de uma região até então considerada rica, mas dependente da monocultura cacaueira que foi nocauteada com a vassoura-de-bruxa.

Dia do Agricultor: AgroAmigo é o microcrédito para fortalecer quem alimenta o Brasil

Com condições acessíveis e orientação financeira, o novo programa do Governo Federal vai levar financiamento produtivo a agricultores familiares de baixa renda, promovendo inclusão e desenvolvimento nas regiões mais vulneráveis do País
Agencia Gov | Via MIDR
Divulgação
Microcrédito rural com juro de 0,5% chega ao Norte e Centro-Oeste com o AgroAmigo
Você já ouviu falar no AgroAmigo? Este é um programa pioneiro de microcrédito rural destinado a agricultores familiares para estimular a geração de renda e melhorar as condições de vida e trabalho no campo. Inspirado no programa de mesmo nome do Banco do Nordeste, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) lança agora a nova linha de microcrédito AgroAmigo: uma oportunidade de valorização e inclusão produtiva para 100 mil famílias das regiões Norte e Centro-Oeste.

O AgroAmigo vai disponibilizar até R$ 1 bilhão para contratos de microcrédito rural, que poderão ser utilizados para a compra de insumos e equipamentos, investimentos em infraestrutura, armazenagem e mecanização em pequenas propriedades. Os recursos serão operados com o apoio da Caixa Econômica Federal, em condições especiais: juros de 0,5% ao ano, prazos de até três anos para pagamento e bônus de adimplência de até 40%. Tudo isso para deixar o Microcrédito pertinho da gente.

A seguir, o Secretário Nacional de Fundos e Instrumentos Financeiros, Eduardo Tavares, vai contar os detalhes desse novo programa do governo federal. Leia tudo na agenciagov

URUÇUCA inicia busca inédita por título do Intermunicipal; primeiro adversário será Almadina fora de casa

Uruçuca integra o grupo 13 na 1ª Fase do Intermunicipal 2025 
A atual campeã é a Seleção de Castro Alves que está no Grupo 8
Por Arthur Guimarães
O Campeonato Intermunicipal 2025 será disputado por 54 seleções, com as atenções voltadas para os grupos que recebem as equipes do sul da Bahia. O Grupo 9 é um deles, composto por Camamau, Coarací, Ibirapitanga e Ipiaú. O Grupo 10 tem Caatiba, Ibicaraí, Itapetinga e Nova Canaã. 

E o 13, um dos grupos com maior expectativa, principalmente pela participação de Uruçuca, que busca o título inédito do certame, com dois vices - 2000 e 2015 a torcida uruçuquense está com o grito de campeão preso na garganta. Completam o grupo 13 - Almadina, que volta a disputar a competição após 15 anos longe dos gramados. Buerarema é outra que volta ao certame, com 10 anos de ausência a equipe de Macuco promete chegar forte e fazer boa campanha e Itabuna, que sempre marca presença no Intermunicipal, mas infelizmente ainda sem seu estádio (em reforma) para mandar seus jogos.

A estreia de Uruçuca está marcada para o dia 10 de agosto, e será como visitante na cidade de Almadina contra a equipe local às 15 horas no estádio Henrique Kruschewsky.
Com o apoio da Prefeitura de Uruçuca a Parceria LUFA e Diretoria de Esportes segue firme com a Seleção Uruçuquense em 2025. Sob o comando técnico de Antônio Carlos - Buba e o Auxiliar César Fontes à seleção vem intensificando a preparação para chegar em alto nível logo no início torneio.

O Intermunicipal Ednaldo Rodrigues 2025 foi oficialmente lançado neste sábado (26), em Salvador. 

O evento reuniu a diretoria da Federação Bahiana de Futebol, ligas participantes, autoridades, profissionais de imprensa e convidados no Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos da Polícia Militar da Bahia (BEPE). Uruçuca esteve representada com o Presidente da LUFA (Liga Uruçuquense de Futebol Amador), Carlos Alberto, o Bebeto e o Diretor de Esportes de Uruçuca, Jacó Sena.
A abertura aconteceu com o tradicional arbitral e contou com a participação do Presidente da FBF, Ricardo Lima, do ex-presidente da entidade e da CBF, Ednaldo Rodrigues, que dá nome ao campeonato, do vice-presidente da FBF, Manfredo Lessa, da Diretora de Competições, Taíse Galvão, o Diretor de Registros e Transferências da entidade, Felipe Quadros; o Diretor Administrativo e Financeiro, Marcelo Araújo; o presidente da CEAF-BA, Jailson Freitas; o Comandante do BEPE, Tenente-Coronel Carlos Flávio; o prefeito de Biritinga, Gil de Gode.

 Confira abaixo os grupos da 1ª fase e os confrontos da 1ª rodada: 
Grupo 1
Barrocas
Capim Grosso
Santaluz
Valente
Grupo 2
Crisópolis
Euclides da Cunha
Rio Real
Tucano
Grupo 3
Anguera
Itaberaba
Serra Preta
Tapiramutá
Grupo 4
Biritinga
Feira de Santana
Santa Bárbara
Serrinha
Grupo 5
Cachoeira
Santo Amaro
São Félix
Terra Nova
Grupo 6
Alagoinhas
Lauro de Freitas
Pojuca
Simões Filho
Grupo 7
Cabaceiras do Paraguaçu
Cruz das Almas
Santo Estevão
Saubara
Grupo 8
Castro Alves
Itiruçu
Santo Antônio de Jesus
Vera Cruz
Grupo 9
Camamau
Coarací
Ibirapitanga
Ipiaú
Grupo 10
Caatiba
Ibicaraí
Itapetinga
Nova Canaã
Grupo 11
Barreiras
Luís Eduardo Magalhães
Paratinga
Grupo 12
Brumado
Lagoa Real
Palmas de Monte Alto
Grupo 13
Almadina
Buerarema
Itabuna
Uruçuca
Grupo 14
Alcobaça
Itamaraju
Prado
Teixeira de Freitas
PRIMEIRA RODADA:
3 de Agosto
CASTRO ALVES X VERA CRUZ
10 de Agosto
SANTALUZ X BARROCAS
CAPIMGROSSO X VALENTE
CRISÓPOLIS X RIO REAL
EUCLIDES DA CUNHA X TUCANO
ITABERABA X TAPIRAMUTÁ
ANGUERA X SERRA PRETA
BIRITINGA X SANTA BÁRBARA
SERRINHA X FEIRA DE SANTANA
SÃO FÉLIX X CACHOEIRA
SANTO AMARO X TERRA NOVA
POJUCA X SIMÕES FILHO
LAURO DE FREITAS X ALAGOINHAS
SANTO ESTEVÃO X CRUZ DAS ALMAS
CABACEIRAS DO PARAGUAÇU X SAUBARA
SANTO ANTÔNIO DE JESUS X ITIRUÇU
CAMAMU X IBIRAPITANGA
COARACÍ X IPIAÚ
CAATIBA X IBICARAÍ
NOVA CANAÃ X ITAPETINGA
LUÍS EDUARDO MAGALHÃES X PARATINGA
LAGOA REAL X PALMAS DE MONTE ALTO
ITABUNA X BUERAREMA
ALMADINA X URUÇUCA
ALCOBAÇA X ITAMARAJU
PRADO X TEIXEIRA DE FREITAS
*Apenas três seleções jogarão fora dos seus municípios. Cruz das Almas mandará seus jogos em Cabaceiras do Paraguaçu, Itabuna atuará em Ibicaraí, e Ibirapitanga ainda a definir.

Anvisa suspende venda de remédio de até R$ 20 milhões após EUA investigar morte no Brasil

A Roche, responsável pela comercialização do produto no Brasil, afirma que o médico avaliou que o caso não teve elo com o uso do remédio
Estadão Conteúdo
Foto: Rafael Paiva/Fiocruz
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu temporariamente o uso, a distribuição e a venda no Brasil do remédio Elevidys, terapia genética da farmacêutica Sarepta Therapeutics para distrofia muscular de Duchenne, uma doença rara. O preço do produto pode chegar a R$ 20 milhões.

A decisão foi tomada após a Administração de Alimentos e Medicamentos americana (FDA, equivalente à Anvisa) divulgar dados sobre três mortes associadas a terapias genéticas dessa tecnologia. Um dos óbitos, de um criança, foi reportado no Brasil.

A Roche, responsável pela comercialização do produto no Brasil, afirma que o médico avaliou que o caso não teve elo com o uso do remédio.

A farmacêutica ainda diz não houve mortes ligadas ao tratamento entre os cerca de 760 pacientes deambuladores (que conseguem andar) que já receberam a terapia e que, com base nos dados atuais, o benefício-risco segue positivo. Diz ainda dialogar com a Anvisa e autoridades globais.

A Anvisa, por sua vez, destaca que todas mortes estavam ligadas a indicações não autorizadas por aqui.

No País, o remédio foi autorizado em dezembro de 2024, em caráter excepcional, exclusivamente para pacientes pediátricos que conseguem caminhar, na faixa etária de 4 a 7 anos, com mutação confirmada no gene DMD.

Ainda assim, a suspensão foi tomada “de forma prudente e preventiva”, enquanto novas análises de segurança são conduzidas em parceria com reguladores internacionais.

Segundo o comunicado do FDA na sexta-feira, 25, a investigação mais recente envolve a morte de uma criança de oito anos, ocorrida no dia 7 de junho. O órgão pediu a suspensão voluntária da distribuição do produto enquanto investiga se há problemas com segurança do produto. Houve outras duas mortes – de um adulto e de uma criança.

Conforme o FDA, os três relatos de falência hepática aguda com morte envolvendo terapias genéticas da Sarepta baseadas no vetor AAVrh74 são em dois meninos não deambuladores (não caminham) com Duchenne e tratados com Elevidys e de um adulto com Distrofia Muscular de Cinturas que participava de ensaio clínico com terapia experimental.

Mulher perde parte do dedo ao contrair infecção após fazer a unha em salão de beleza

Crédito Reprodução
A idosa Marise Teixeira de Araújo Amorim, 66 anos, perdeu parte do dedo e precisou realizar um enxerto depois de fazer as unhas em um salão de beleza e pegar uma infecção, em Goiânia. Além do enxerto, a mulher precisou fazer 70 sessões de fisioterapia para ajudar na mobilidade do dedo. A família informou ao G1 Goiás que entrou em contato com o salão, que não teve o nome divulgado, e na ocasiãoo estabelecimento se ofereceu para custear os gastos com o tratamento.

“A gente avisou para eles logo no primeiro dia que ela foi para o hospital, eles se ofereceram para pagar os gastos com remédio, mas a gente não quis. Só quisemos alertar eles mesmo para que não acontecesse com mais ninguém. Aí depois que fez todas as cirurgias avisamos novamente, para eles terem noção da gravidade da situação mesmo”, destacou a filha de Marise, Bruna Teixeira, ao G1 Goiás. Bruna também explicou que a mãe não tem nenhum problema de saúde que pudesse ter contribuído para a rápida evolução do caso. “Ela não tem diabetes, não tem problema do coração”, ressaltou.

O caso aconteceu em fevereiro deste ano, mas só ganhou repercussão na última semana. Bruna contou que a mãe não tinha o costume de fazer a unha no salão em que houve o problema. Na ocasião, Marise usou os materiais do próprio estabelecimento. “Ela avisou para a manicure que não gostava de tirar cutícula, e ela foi super cuidadosa. Mas, ao lixar a unha, acabou fazendo um ferimento embaixo. Ela nem percebeu na hora, só foi perceber na hora de tirar o excesso de esmalte porque ardeu no local”.

Cirurgias
Ainda de acordo com a filha, a família viajou para São Paulo no mesmo dia e Marise começou a sentir os primeiros incômodos no caminho para o aeroporto. Bruna disse que, na madrugada seguinte, a mãe começou a sentir uma dor muito forte, chegou a desmaiar e, no outro dia pela manhã, foi levada ao hospital. “O médico falou que era uma infecção, já entrou com um antibiótico, anti-inflamatório e passou um remédio intramuscular para dor. Fomos embora do hospital, mas como a dor não passou, voltamos à tarde”, disse.

Suspeito de estuprar cinco crianças e adolescentes da própria família é preso no interior da Bahia

Divulgação
A polícia prendeu um homem suspeito de estuprar cinco crianças e adolescentes, com idades entre 7 e 14 anos, em Itamaraju, no extremo sul da Bahia. A investigação teve início após uma denúncia recebida pelo Conselho Tutelar.

Segundo a investigação da Polícia Civil (PC), o suspeito tinha vínculo familiar com as vítimas e cometia os abusos sexuais dentro da residência delas. No entanto, o grau de parentesco entre eles não foi detalhado.

Os policiais civis capturaram o suspeito no bairro Corujão, onde os crimes teriam ocorrido. O homem foi conduzido à Delegacia Territorial de Itamaraju e irá passar por audiência de custódia. A polícia segue com a investigação para verificar se há outras vítimas. Por Bnews

Mulheres conquistam espaço na construção civil e puxam alta nas contratações em 2025

Número de trabalhadoras no setor cresceu 8,7% nos primeiros cinco meses do ano; profissionais se destacam pela técnica e precisão nas obras
Juliana Tourinho / SBT
Canteiros de obra que antes eram dominados por homens começam a contar cada vez mais com a presença feminina. Mulheres como a engenheira Yara Jardim, responsável por um prédio residencial em construção na Vila Mariana, em São Paulo, têm desafiado estereótipos e conquistado respeito no setor da construção civil.

Coordenando uma equipe com mais de 100 profissionais, Yara afirma que o espaço para mulheres está aumentando e precisa ser ampliado: “Nossa projeção é ter mulheres na pintura, na elétrica, no gesso. Como deu certo comigo, pode dar certo com outras”, afirma.

No mesmo local, Priscila Fernandes atua como azulejista e se orgulha da atenção aos detalhes que imprime no trabalho. “Muitas pessoas requisitam mulheres na obra para o serviço sair bem bonito e perfeito”, diz.

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de São Paulo (Sintracon-SP), Antônio de Sousa Ramalho, o setor vive um “apagão” de mão de obra e as mulheres têm se destacado. “Elas são mais perfeccionistas e, em áreas como colocação de azulejos e pintura, muitas vezes produzem mais”, explica.

Segundo dados do governo, apenas nos cinco primeiros meses de 2025, quase 100 mil mulheres (99.437) foram contratadas para trabalhar na construção civil — um crescimento de 8,7% em relação ao mesmo período de 2024. No setor industrial, o avanço foi ainda maior: 10,2%, com mais de 635 mil contratações.

Apesar do progresso, a desigualdade de gênero ainda é um desafio. Mulheres como a técnica em manutenção Rafaela Santos seguem enfrentando comentários preconceituosos, mas acreditam que essas experiências reforçam sua determinação. “Alguns ainda se espantam com uma mulher carregando escada. Mas isso fortalece a gente. É muito importante”, afirma.

Baiano com paralisia cerebral lança biografia depois de médicos afirmarem que ele não conseguiria ler

Divulgação
Natural de Nova Itarana, no sudoeste da Bahia, Rafael Sousa, de 25 anos, acaba de lançar sua biografia intitulada “O Diário de Rafael”, obra que narra sua trajetória de superação após um diagnóstico precoce de paralisia cerebral. A condição, segundo os médicos, o impediria de desenvolver habilidades básicas como leitura e escrita — mas Rafael contrariou todas as expectativas.  Redação Alô Alô Bahia

“Aquele menino desacreditado virou escritor!”, declarou, emocionado.

Segundo sua mãe, Rosângela Sousa, o diagnóstico veio após uma série de exames que indicaram que o filho dependeria dela por toda a vida. “Quando ele nasceu, não sabíamos que ele tinha paralisia cerebral. Depois de anos de idas a médicos, ouvi que ele dependeria muito de mim”, contou em entrevista à TV Sudoeste.

Mesmo diante dos prognósticos, Rafael aprendeu a ler, escrever e se expressar por meio da escrita. O que começou como um diário pessoal, repleto de reflexões sobre suas conquistas e desafios, se transformou em um livro com o objetivo de inspirar outras pessoas com deficiência.

Baiano com paralisia cerebral lança biografia depois de médicos afirmarem que ele não conseguiria ler
“Foi um milagre de Deus. Aprender a ler, escrever, andar com cadeira de rodas, vencer preconceitos… tudo isso foi uma conquista. Minha mãe sempre me ensinou que a oração tem poder”, contou ao portal g1.

A publicação da obra foi viabilizada por meio da Lei Paulo Gustavo, e o livro foi lançado oficialmente em maio deste ano. Desde então, Rafael tem participado de eventos, entrevistas e palestras em escolas da Bahia, levando sua mensagem de fé e superação.

Para o psicólogo Fabrício Souza, o impacto do livro vai além da representatividade. “Quando as pessoas têm contato com produções de pessoas com deficiência, elas percebem que esses indivíduos têm voz, têm história, têm autonomia. E isso muda olhares”, afirmou.

Marcos do Val nega ter descumprido ordem de Moraes ao viajar para os EUA

Senador afirma que decisão do STF não impõe restrição de deslocamento internacional; Moraes negou autorização para viagem
Marcos do Val | Reprodução
Larissa Alvarenga - SBT
Em nota divulgada à imprensa neste sábado (26), o senador Marcos do Val (Podemos- ES) negou ter descumprido qualquer decisão judicial ao sair do país durante o recesso parlamentar. O esclarecimento foi publicado após o parlamentar ter viajado aos Estados Unidos, mesmo depois do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes ter negado a solicitação de viagem feita pela defesa do senador.

O comunicado destaca: “Não há, em nenhum trecho da decisão, qualquer determinação judicial que impeça o senador de sair do Brasil”. A nota assinada pela assessoria do senador afirma que a decisão proferida nos autos da Petição nº 12.404 determinava exclusivamente três medidas: bloqueio das redes sociais do parlamentar, proibição de uso dessas plataformas, mesmo por terceiros, e entrega imediata dos passaportes, inclusive o diplomático.

No dia 15 de julho, a defesa do senador encaminhou um pedido ao STF para Marcos do Val viajar com a família aos EUA. Moraes negou o pedido, alegando que a investigação contra o senador continua em curso. “Cumpre ressaltar que cabe ao requerente adequar suas atividades às medidas cautelares determinadas e não o contrário”, escreveu Moraes.

Procurado sobre essa nova nota do senador, o Supremo Tribunal Federal disse que "não vai se manifestar".

O senador teve o passaporte retido pelo Supremo na Operação Disque 100 sob a suspeita de integrar um grupo que promovia ataques nas redes sociais contra agentes da PF que atuam em inquéritos junto ao STF.

A equipe de Marcos do Val sustenta que a entrega do passaporte tem caráter “cautelar administrativo” e não implica, por si só, restrição de liberdade de locomoção ou retenção em território nacional.

Morre a ciclista que foi atropelada por juiz que dirigia bêbado com mulher nua

Thais Bonatti foi atropelada pelo homem embriagado em Araçatuba (SP) e estava internada em estado grave; ele pagou fiança e foi solto
SBT News
A ciclista que foi atropelada por um juiz que dirigia alcoolizado morreu na madrugada deste sábado (26). O atropelamento ocorreu na quinta-feira (24) em Araçatuba, no interior de São Paulo.

De acordo com a Santa Casa da cidade, Thais Bonatti, de 32 anos, estava internada na UTI e não resistiu. Ela sofreu politraumatismos, entre eles fratura na pelve e traumatismo cranioencefálico. O corpo foi encaminhado ao IML para autópsia.

O atropelamento aconteceu depois que o juiz aposentado Fernando Augusto Fontes Rodrigues Junior, de 61 anos, deixou uma boate da cidade acompanhado de uma mulher que trabalha no local.

Segundo registro da Polícia Civil, ele parou a caminhonete em uma avenida e a mulher, que estava nua, sentou no colo dele. Foi nesse momento que a caminhonete acelerou e atingiu Thais, que estava em uma bicicleta, a caminho do trabalho.

Testemunhas disseram que, logo após o acidente, a mulher que estava na caminhonete se vestiu rapidamente e deixou o local. Já o juiz foi detido e levado para a Delegacia Seccional da cidade, onde foi submetido a exame clínico que confirmou a embriaguez.

Juiz foi liberado após pagar fiança
O homem foi autuado por lesão corporal culposa na direção de veículo automotor e teve a prisão em flagrante convertida em preventiva. O juiz passou a noite em uma cela especial na cadeia de Penápolis.

Na sexta-feira (26), ele passou por audiência de custódia no Fórum de Araçatuba e foi liberado após pagar uma fiança de R$ 40 mil.

A mulher que estava na caminhonete foi localizada, ouvida e depois liberada. O caso segue em segredo de Justiça.

Em uma publicação nas redes sociais, a irmã de Thais cobrou justiça: "Com o pagamento de fiança, o senhor juiz aposentado atropelou e passou por cima da minha irmã com sua caminhonete embriagado. Ele está solto dormindo em seu berço esplendido tranquilamente. E eu estou aqui preparando o corpo da minha irmã para ser enterrada. Espero que a justiça seja feita, pois ainda tenho esperança", escreveu.

Estudo aponta que Brasil terá alterações climáticas em todas as regiões

Relatório do governo brasileiro à ONU revela 14 ameaças climáticas distintas em todas as regiões do país
Foto: Feijão Almeida/GOVBA
Por: Metro1 
Um estudo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), enviado à Convenção do Clima da ONU, confirma que o Brasil continuará enfrentando alterações climáticas em todas as suas regiões, mesmo que cumpra as metas do Acordo de Paris. O relatório identifica 14 ameaças climáticas específicas, incluindo aumento de chuvas no Sul e de chuvas extremas no Norte, Sudeste e Sul, além de secas mais frequentes no Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.

Também foi registrado aumento de ventos severos nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul, fenômeno que pode desencadear tempestades intensas, frentes frias mais fortes e ciclones extratropicais

O relatório ainda aponta para impactos relevantes na costa e nos oceanos, como elevação do nível do mar, aumento da temperatura da água, maior ocorrência de ondas de calor marinhas e acidificação dos oceanos. Essas mudanças ameaçam a cadeia alimentar marinha, afetando peixes, corais e moluscos. As informações fazem parte do Primeiro Relatório Bienal de Transparência do Brasil, compromisso firmado pelo país no âmbito do Acordo de Paris.

Mega-Sena acumula e próximo prêmio será de R$ 51 milhões

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil/ARQUIVO
Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do concurso 2893 da Mega-Sena, sorteado na noite deste sábado (26/07). Os números sorteados foram: 10 - 40 - 41 - 45 - 48 - 50.

Com o prêmio principal acumulado, a estimativa da Caixa Econômica Federal é que o valor a ser pago no próximo sorteio, marcado para terça-feira (29), chegue a R$ 51 milhões.

Ainda segundo a Caixa, 32 apostas acertaram cinco dezenas e vão receber R$ 119.276,52 cada. Já a quadra teve 2.904 apostas vencedoras, com prêmio individual de R$ 1.877,07.

A aposta mínima na Mega-Sena custa R$ 6 e pode ser feita até as 19h (horário de Brasília) nas casas lotéricas credenciadas ou pelo site oficial das Loterias Caixa.  Fonte: Agência Brasil

Corpo de mulher é encontrado em freezer e filho é o principal suspeito

Foto: Reprodução / PCPR
O corpo de uma mulher de 59 anos foi descoberto dentro de um freezer no bairro Guaraituba, em Colombo (PR). A vítima, identificada como Jaqueline da Silva, foi encontrada no último sábado (26/07) após sua filha perceber a ausência de contato com a mãe por vários dias e decidir ir até a residência dela. Ao abrir o freezer, a filha se deparou com os restos mortais da mãe.

Jaqueline vivia com seu filho, que ainda não foi localizado. De acordo com familiares, ele possui um histórico de violência e é usuário de drogas. A perícia foi chamada ao local, mas a causa da morte ainda não foi confirmada. O corpo foi enviado ao Instituto Médico Legal (IML) para exames adicionais.

A Polícia Civil do Paraná está investigando o caso e realizando buscas pelo filho, que permanece desaparecido. A situação gerou grande comoção na comunidade, e as autoridades estão trabalhando para esclarecer os detalhes do ocorrido.  Fonte: Metrópoles

ITABUNA-BA: Prefeitura supre oferta de vagas no Santo Antonio com a entrega de anexo da Escola Municipal Luiz Viana Filho

Com a entrega de uma quadra esportiva e quatro salas de aula, em uma parceria com a Igreja Presbiteriana do Santo Antônio, a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal da Educação, atende às necessidades relativas à Educação Física e supre a oferta de vagas na Escola Municipal Luiz Viana Filho. Com o anexo, serão atendidos mais 120 alunos no turno matutino e outros 60 no turno vespertino.

Neste segundo semestre, a unidade escolar da Rede Municipal de Ensino terá 608 alunos matriculados, sendo 420, no prédio principal, na Rua José Monstans, mais 184 que vão estudar no anexo na Rua Vitor Batista, cujas instalações foram entregues no final da tarde deste sábado, dia 26, pelo prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), e o secretário da Educação, Rosivaldo Pinheiro, a diretora da Escola Municipal Luiz Viana Filho, professora Mônica Cardoso, professores, funcionários e pais, como parte da programação dos 115 anos de aniversário do município, celebrados na segunda-feira, dia 28.

O secretário disse que, a partir da determinação do prefeito Augusto Castro, a Secretaria Municipal da Educação tem aberto novas vagas na rede. “Mas o projeto para a Escola Luiz Viana Filho é muito mai amplo, inclusive com a reforma gradativa de salas de aula, a partir de setembro, quando vamos transferir quatro salas para o 1º andar da Escola Rotary, na Avenida Itajuípe, que será entregue naquele mês, igual número de salas tenha obras de recuperação, processo que será contínuo até que todo o imóvel seja requalificado”, comentou.

Eduardo Bolsonaro chega a Miami e afirma que não retornará ao Brasil: "Moraes na cadeia"

Foto: @bolsonarosp
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) desembarcou em Miami na noite de sábado (26/07), acompanhado do filho caçula, de quase dois anos de idade. Em conversa com a colunista Thais Bilenky, do UOL, o parlamentar afirmou que não tem intenção de retornar ao Brasil. “Para não ser preso, tá louco”, declarou.

Eduardo havia se licenciado da Câmara para viver nos Estados Unidos, onde se envolveu em articulações voltadas à aplicação de sanções contra o Brasil e o Supremo Tribunal Federal (STF). Seu afastamento terminou na semana anterior à viagem.

Enquanto acompanhava o filho em um parquinho no aeroporto, o deputado se limitou a informar que estava em Miami para participar de um evento com brasileiros, organizado por ele mesmo. Preferiu não entrar em detalhes.

Ao ser questionado sobre suas atividades nos Estados Unidos, especialmente em relação ao ex-presidente Donald Trump, respondeu que seu “sonho” é “botar o ministro Alexandre de Moraes na cadeia, como ele tem feito com tanta gente”.  Fonte: Bnews

Empresa dá férias a 500 funcionários por temor das tarifa dos EUA

Ela suspendeu exportações e aguarda acordo entre os governos
Ipumirim – SC – O grupo Ipumirim Portas e Molduras decidiu conceder férias coletivas a cerca de 500 funcionários diante da possível aplicação de tarifas de 50% sobre exportações brasileiras aos Estados Unidos. A medida afeta quase toda a produção da empresa, que envia 95% das molduras de madeira aos EUA.   Fonte: ND+

A paralisação e o impacto comercial
Com a suspensão de contratos que ainda não haviam sido despachados aos portos, a empresa decidiu reduzir as operações enquanto aguarda um desfecho nas negociações entre os dois países. “A medida visa aguardar que ambos os governos cheguem a um acordo”, informou a nota oficial.

O comunicado da empresa
Em mensagem aos colaboradores, o grupo reconheceu o momento delicado, mas demonstrou confiança. “Acreditamos que, juntos, superamos qualquer desafio”, disse a direção.

Palmeiras bate o Grêmio e cola em Cruzeiro e Flamengo no Brasileirão

Por Agência Brasil
Cesar Greco/Palmeiras FC
Cinco jogos na noite do sábado (26) abriram a 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. O destaque ficou por conta do Palmeiras, que derrotou o Grêmio por 1 a 0 no Allianz Parque, em São Paulo e chegou aos 32 pontos, na terceira colocação, com um ponto a menos que o Flamengo, vice-líder e dois a menos que o líder Cruzeiro, que tem um jogo a mais que ambos.

O gol da vitória palmeirense aconteceu logo no início da partida. Aos dois minutos, após cruzamento da direita, Piquerez desviou para o meio da área, Maurício ajeitou e o uruguaio Facundo Torres finalizou com categoria com a perna esquerda, estufando o ângulo direito das redes do gol defendido por Tiago Volpi.

O Tricolor gaúcho teve nos pés de Pavón e Braithwaite boas oportunidades para empatar, mas não conseguiu marcar e seguiu sem vencer desde o retorno pós-Copa do Mundo de clubes.

A equipe, além de cair para a 14ª posição no Campeonato Brasileiro, com 17 pontos, acabou eliminada da Copa Sul-Americana durante a semana, caindo para o Alianza Lima, do Peru.

Fogão e Timão iguais no Nilton Santos

Outro duelo de alta tensão na rodada aconteceu no Rio de Janeiro. No Estádio Nilton Santos, Botafogo e Corinthians dominaram um tempo cada e a consequência ficou visível no placar: empate por 1 a 1.

No primeiro tempo, dominado pelo Glorioso, o placar foi aberto aos 24 minutos. Após cruzamento da direita, Nathan Fernandes desviou de cabeça para o meio da área e Arthur Cabral, também de cabeça, colocou a bola no fundo das redes.

Na segunda etapa, que viu o Corinthians mais presente no campo de ataque, o empate veio aos 37. Após falta cobrada pela esquerda do ataque corintiano e bate-rebate dentro da área, o holandês Memphis Depay finalizou no canto direito de John para dar números finais à partida.

Com o resultado, o Botafogo dormiu ainda na quinta posição, com 26 pontos, enquanto o Timão soma 21, em oitavo.

Sport permite reação do Santos

Lula sanciona lei do Crédito do Trabalhador e inclui motoristas de app

A nova regra garante empréstimo consignado para quem tem carteira assinada e autoriza desconto direto na folha de pagamento
Brasília – DF – O presidente Lula sancionou nesta sexta-feira (25) a lei que cria o Crédito do Trabalhador, voltado a empregados da iniciativa privada com carteira assinada. A nova norma também inclui motoristas e entregadores de aplicativo, desde que haja convênio entre as plataformas e os bancos.  Fonte: Diário Oficial da União / Palácio do Planalto

O que muda com a nova lei
O empréstimo é consignado, ou seja, descontado direto do salário, com limite de até 35% da remuneração bruta. O valor pode incluir comissões e benefícios. O programa já movimentou R$ 21 bilhões em mais de 4 milhões de contratos, com média de R$ 6,7 mil por trabalhador e prazo médio de 19 meses.

As taxas e a fiscalização
A taxa média de juros é de 3,56% ao mês — abaixo do crédito pessoal comum, que chega a 8,77%. O Ministério do Trabalho vai fiscalizar se as empresas repassam corretamente os valores aos bancos. Caso contrário, poderão ser multadas.

Motoristas de aplicativo também terão acesso
No caso de motoristas de app, o crédito será garantido pelos valores recebidos pelas plataformas. As condições do contrato dependem de parcerias entre as empresas e instituições financeiras.

Segurança e portabilidade
A contratação será feita por meio da Carteira de Trabalho Digital ou aplicativos dos bancos. A lei exige verificação biométrica e permite a portabilidade do crédito com juros menores. Se o trabalhador for demitido, o desconto pode ser feito nas verbas rescisórias até o limite de 10% do saldo do FGTS e 100% da multa.

Comitê gestor e proteção de dados
Foi criado o Comitê Gestor das Operações de Crédito Consignado para definir regras e supervisionar o programa. Lula vetou artigos que permitiam o compartilhamento de dados pessoais entre bancos, por violarem a Lei Geral de Proteção de Dados.

ITABUNA-BA: Moradores de Nova Ferradas celebram chegada da EMASA com serviços e renegociação de dívidas

Moradores do bairro Nova Ferradas celebraram na manhã deste sábado (26), a chegada da EMASA com mais uma edição do programa EMASA Mais Perto, realizada na Escola Municipal Florípedes Menezes Santos de Oliveira. A ação também atendeu a comunidade vizinha de Nova Esperança e levou uma série de serviços essenciais, como atualização cadastral, pedidos de ligação de água e esgoto, alteração de titularidade e, principalmente, renegociação de débitos com condições especiais.

Com atendimento humanizado e soluções na ponta, a ação aproximou a empresa das demandas reais da comunidade. “Quando a gente vai até os bairros, não levamos apenas serviços — levamos escuta, acolhimento e oportunidades reais de resolver pendências que impactam diretamente a vida das pessoas”, destacou o diretor de Operação e Expansão e da EMASA, Fernando Duarte.

Moradora da localidade há mais de 40 anos, a dona de casa Genivalda de Jesus Vieira foi uma das primeiras a ser atendida. Ela conseguiu regularizar a dívida, parcelar o valor com desconto e garantir o retorno do fornecimento de água em sua residência. “Eu consegui baixar muito o valor da dívida e ainda pude parcelar. Agora, vou voltar a receber água tratada em casa. Foi muito bom ter a EMASA aqui pertinho, facilitou demais”, comemorou.

De acordo com o presidente da EMASA, Ivan Maia, ações como essa reafirmam o papel social da empresa. “Nosso objetivo é garantir que os serviços cheguem a todos. Cada atendimento realizado aqui representa uma vida impactada positivamente. É a EMASA cumprindo seu papel público com responsabilidade e compromisso”, concluiu.

Venezuela taxa o Brasil em mais de 70% sobre exportações

A decisão da Venezuela ocorre poucos dias antes da entrada em vigor de outra medida polêmica: um aumento de 50% nas tarifas de importação dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros
Exportadores brasileiros foram pegos de surpresa após a Venezuela anunciar, na última sexta-feira (18), a aplicação de tarifas de importação que chegam a até 77% sobre produtos vindos do Brasil. A medida afeta mercadorias com certificado de origem que, desde o acordo comercial firmado em 2014, eram isentas dessas cobranças. A informação é do jornal O Globo.

Até o momento, o governo venezuelano não deu explicações oficiais sobre a decisão nem informou a data em que as novas tarifas passarão a valer. A expectativa é que o impacto seja maior sobre alimentos, principal categoria dos produtos exportados ao país vizinho.

Empresários de Roraima, estado com forte ligação comercial com a Venezuela, relataram surpresa com a medida e buscam apoio da embaixada brasileira em Caracas. Segundo eles, outros países do Mercosul, como Argentina, Paraguai e Uruguai, também foram atingidos pelas novas tarifas.

Tensão comercial cresce
A decisão da Venezuela ocorre poucos dias antes da entrada em vigor de outra medida polêmica: um aumento de 50% nas tarifas de importação dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, que começa a valer em 1º de agosto. O clima é de crescente tensão comercial e diplomática na região.

O acordo assinado entre Brasil e Venezuela em 2014 previa a redução gradual das tarifas para produtos com certificado de origem do Mercosul. Segundo Eduardo Oestreicher, presidente da Câmara Venezuelana Brasileira de Comércio de Roraima, a retomada total da cobrança foi repentina e sem qualquer justificativa por parte do governo venezuelano.

As relações entre os dois países já vinham abaladas. Em julho do ano passado, o Brasil não reconheceu o resultado da eleição que reelegeu Nicolás Maduro, alegando falta de transparência. Outro ponto de atrito recente foi a exclusão da Venezuela do grupo dos Brics, em cúpula realizada na Rússia, com apoio do Brasil à decisão. Desde 2017, a Venezuela está suspensa do Mercosul por violar cláusulas democráticas do bloco.

Prejuízo para o comércio
Em 2024, o Brasil registrou superávit de quase US$ 778 milhões na balança comercial com a Venezuela. As exportações brasileiras somaram cerca de US$ 1,2 bilhão, com destaque para produtos alimentícios. Já as importações vieram principalmente de alumínio, produtos químicos e derivados de petróleo.

Agora, com a nova taxação, empresários temem uma queda acentuada nas vendas e cobram uma resposta do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). O setor aguarda soluções para minimizar os prejuízos e evitar um agravamento nas relações comerciais entre os dois países. Fonte: GZH

Ônibus da Banda Djavú é destruído por incêndio em Minas Gerais

O ônibus pertence à empresa que atende as bandas Djavú e Bonde do Forró. No momento do incêndio, a banda que estava no veículo era a Djavú
Imagem: Reprodução
São João Evangelista, Minas Gerais – O ônibus da banda de forró Djavú pegou fogo na tarde de sábado (26), em São João Evangelista. O incêndio começou na parte traseira do veículo, onde ficam os pneus e o motor, enquanto os 19 integrantes e o motorista almoçavam em um restaurante. O grupo conseguiu retirar instrumentos e objetos pessoais antes que as chamas consumissem totalmente o ônibus. Ninguém ficou ferido.

Os bombeiros chegaram ao local com o veículo em chamas. A equipe sinalizou a via, bloqueou o trânsito e montou duas linhas de ataque para conter o incêndio. O fogo foi extinto após o rescaldo, etapa que garante a eliminação dos focos de calor. Funcionários do restaurante tentaram conter as chamas com extintores e mangueira, sem sucesso.

Além da perda do ônibus, o incêndio causou danos ao restaurante próximo. Uma tenda, um toldo, dois ventiladores e um compressor de água foram atingidos pelo calor. A causa do incêndio será apurada. Integrantes das bandas Djavú e Bonde do Forró lamentaram o ocorrido nas redes sociais. O ônibus pertence à empresa que atende as bandas Djavú e Bonde do Forró. No momento do incêndio, a banda que estava no veículo era a Djavú.  Fonte: Correio Braziliense

Tarifaço de Trump pode elevar em 30% o preço de insumos de saúde e pressionar o SUS

Atualmente, país importa cerca de US$ 9 bi em insumos para a área da saúde, sendo quase US$ 2 bi provenientes dos Estados Unidos
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
A nova sanção econômica imposta ao Brasil pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pode causar um impacto direto no setor de saúde. A taxação de 50% sobre produtos brasileiros exportados aos EUA, anunciada nesta semana, pode desencadear um efeito colateral significativo: o aumento de até 30% nos preços dos insumos médicos importados dos norte-americanos, caso o governo brasileiro adote a Lei da Reciprocidade.

Atualmente, o Brasil importa cerca de US$ 9 bilhões em insumos para a área da saúde, sendo quase US$ 2 bilhões provenientes dos Estados Unidos. Esses materiais abastecem, em grande parte, a rede pública, incluindo hospitais estaduais, Santas Casas e unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). A alta dos preços pode comprometer o atendimento, provocar atrasos em cirurgias e dificultar o acesso a itens básicos, como medicamentos, próteses, equipamentos de diagnóstico e materiais hospitalares.

A preocupação foi reforçada em reportagem da CNN, que aponta que a substituição dos fornecedores norte-americanos não será imediata. De acordo com especialistas consultados pela emissora, a busca por alternativas pode levar até dois anos, por conta da burocracia envolvida no registro de novos produtos na Anvisa, além de processos de validação clínica, certificações em laboratórios e treinamentos técnicos para os profissionais que operam os equipamentos.

O cenário coloca pressão sobre o governo brasileiro, que deve avaliar os custos econômicos e políticos de uma possível retaliação comercial. Por outro lado, setores ligados à indústria nacional de saúde também temem um colapso no abastecimento, uma vez que muitos componentes e tecnologias utilizadas por fabricantes brasileiros dependem de peças ou insumos dos EUA.

Justiça suspende norma do CFM que limitava atendimento médico a pessoas trans

Decisão atendeu a um pedido do Ministério Público Federal; entenda
Foto: José Cruz/Agência Brasil
A Justiça Federal no Acre suspendeu, de forma provisória, uma resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) que restringia o atendimento médico a pessoas trans. A decisão atendeu a um pedido do Ministério Público Federal (MPF) e derruba temporariamente regras que impediam o uso de bloqueadores hormonais em crianças e adolescentes e elevavam a idade mínima para procedimentos médicos de afirmação de gênero.

Publicada em abril, a norma proibia a prescrição de hormônios para menores de 18 anos e impunha 21 anos como idade mínima para cirurgias com efeitos esterilizantes. Também previa a criação de um cadastro nacional de pessoas trans atendidas, com informações sensíveis sobre pacientes.

O juiz Jair Araújo Facundes, responsável pela decisão, criticou a falta de diálogo do CFM com especialistas de outras áreas da saúde, como psicologia e serviço social, além da ausência de consulta à sociedade civil. Segundo ele, mudanças dessa natureza exigem ampla discussão.

Facundes argumentou ainda que a resolução fere princípios constitucionais, como o direito à saúde, à privacidade e à liberdade individual. “Qualquer restrição à liberdade precisa estar fundamentada em razões legítimas e devidamente justificadas”, afirmou o magistrado. A decisão segue válida enquanto tramita o julgamento do mérito da ação.

Papa Leão XIV recebe representante da Igreja Ortodoxa Russa e reforça apelo por paz na Ucrânia

Encontro marca uma tentativa de reaproximação entre as duas igrejas, cujas relações foram abaladas desde o início da guerra
Foto: Reprodução/Vatican News
O Papa Leão XIV se reuniu neste sábado (26), no Vaticano, com o metropolita Anthony, líder do Departamento de Relações Externas do Patriarcado de Moscou e um dos principais representantes da Igreja Ortodoxa Russa. O encontro marca uma tentativa de reaproximação entre as duas igrejas, cujas relações foram abaladas desde o início da guerra na Ucrânia.

Segundo comunicado divulgado pela Igreja Ortodoxa Russa, a reunião contou com a presença de outros cinco clérigos e abordou temas relacionados ao diálogo entre católicos e ortodoxos, além de conflitos em curso no mundo, com destaque para as guerras na Ucrânia e no Oriente Médio.

Desde que assumiu o pontificado, em maio, Leão XIV tem defendido o fim das hostilidades e incentivado o uso da diplomacia como caminho para a paz. No início de julho, ao receber o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, o Papa propôs que o Vaticano fosse usado como local para futuras negociações entre Rússia e Ucrânia.

A sugestão, no entanto, foi mal recebida por Moscou. Autoridades russas alegaram que a localização do Vaticano — dentro da Itália, país-membro da Otan e aliado de Kiev — comprometeria a neutralidade da proposta. Apesar disso, a reunião deste sábado é vista como um gesto simbólico de abertura ao diálogo entre as lideranças religiosas.

Nasa monitora aproximação de asteroide de 67 metros que passará próximo à Terra

Objeto tem cerca de 67 metros de diâmetro — o equivalente a um prédio de mais de 20 andares
Foto: Freepik
A Nasa está acompanhando a trajetória do asteroide 2025 OW, que deve se aproximar da Terra na próxima segunda-feira (28). Com cerca de 67 metros de diâmetro — o equivalente a um prédio de mais de 20 andares —, o corpo celeste viajará a uma velocidade de 75.639 km/h e deve passar a aproximadamente 632 mil quilômetros do planeta.

Apesar da curta distância em termos astronômicos, a agência norte-americana classifica a passagem como segura e comum. Segundo os cientistas, não há risco de colisão, embora a aproximação seja considerada significativa.

Especialistas da Nasa explicam que encontros como esse são frequentes e fazem parte do comportamento natural do Sistema Solar. “Aproximações acontecem o tempo todo”, destacou Davide Farnocchia, do Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (CNEOS), em entrevista à ABC News.

Mesmo que o asteroide colidisse com alguma área urbana, os danos seriam limitados, de acordo com estimativas preliminares da agência.

Carlinhos Maia anuncia fim de casamento com Lucas Guimarães

Casal estava junto há 15 anos
bahia.ba/entretenimento
Foto: Arquivo Pessoal
O influenciador Carlinhos Maia anunciou, por meio de uma publicação nas redes sociais, o fim do seu casamento com Lucas Guimarães após 15 anos. Ambos pediram para que os seguidores respeitem a decisão do agora ex-casal.

“São 15 anos dividindo a vida: os sonhos, as alegrias, as tristezas e, principalmente, o amor que sempre nos uniu. Em gratidão a esse sentimento, que sempre nos protegeu do mundo — e, às vezes, até de nós mesmos —, estamos aqui para comunicar a todos que sempre se importaram conosco que seguiremos caminhos diferentes daqui para frente, como casal.Temos a certeza de que jamais nos perderemos em alma e coração”, escreveu o influenciador.

Eles não explicaram o motivo do término, mas afirmaram que perceberam que os problemas entre ambos permaneceram mesmo após uma recente separação.

“Mas agora seguiremos separados. Estamos finalizando este ciclo em paz, sem brigas e sem caos. Sendo maduros e escrevendo juntos este texto para todos que nos amam e nos apoiam. Não foi uma decisão tomada agora. Desde a última (e única) separação que tivemos, sentimos que nos precipitamos por não termos vivido o tempo necessário para reavaliar tudo o que ainda estava fora do lugar. Enfim… amamos vocês e esperamos que respeitem nosso espaço — sem maldades, sem picuinhas e sem notícias falsas. Vamos ficar bem”, concluíram.

O casal oficializou a união em 2019, depois disso, eles também enfrentaram uma separação. À época, Carlinhos Maia admitiu que traiu o companheiro.

IBGE vai ajustar dados passados de desemprego; entenda o porquê

Resultado do Censo vai responderar amostra da Pnad
Foto: José Cruz/Ag. Brasil
Na próxima quinta-feira, 31 de julho, o Brasil ficará por dentro da taxa de desocupação do trimestre encerrado em junho. Mas atenção: os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgados pelo IBGE, virão com uma grande novidade que vai impactar a forma como entendemos o mercado de trabalho brasileiro. *Com informações da Agência Brasil

Censo 2022 Atualiza a Pnad: O que Muda nos Dados de Desemprego?
Pela primeira vez, a Pnad Contínua vai incorporar as informações do Censo Demográfico de 2022 na sua reponderação. Isso significa que o perfil da população brasileira, agora mais preciso, será refletido na amostra da pesquisa. O resultado? As taxas de desemprego divulgadas nos últimos meses, e toda a série histórica desde 2012, podem sofrer ajustes significativos.

O IBGE explica que essa atualização é crucial para que a pesquisa reflita a realidade demográfica do país. Por exemplo, se o Censo 2022 revelou uma proporção diferente de homens e mulheres na população, essa nova proporção será aplicada na amostra da Pnad, garantindo uma representatividade mais fiel. Essa mudança se faz necessária porque a Pnad estimava uma população de 216 milhões em 2024, enquanto as projeções do Censo indicam 212,6 milhões.

Pnad Contínua vs. Caged: Entenda as Diferenças na Medição do Emprego
A Pnad Contínua, que visita 211 mil domicílios em 3,5 mil municípios a cada trimestre, é a principal ferramenta para entender o mercado de trabalho no Brasil. Ela considera desocupada apenas a pessoa que está procurando ativamente por um emprego. A pesquisa abrange todas as formas de trabalho para pessoas com 14 anos ou mais, incluindo empregos formais, informais e por conta própria.