Febre maculosa Crédito: Jerry Kirkhart/Wikimedia
Os primeiros sintomas aparecem abruptamente e podem ser confundidos com outras doenças

No ano passado, Araras também registrou dois casos da doença, com um óbito e uma cura, segundo dados da Vigilância Epidemiológica do município. A concentração da doença é maior nas regiões sul e sudeste do país, sendo que a bactéria que transmite a forma mais grave da febre maculosa está presente no sudeste, com maior dissipação de junho a dezembro.
Os primeiros sintomas da febre maculosa aparecem abruptamente e podem ser confundidos com outras doenças, por isso é importante informar ao médico ou enfermeiro se você esteve em locais de área verde. Normalmente, a pessoa apresenta febre alta, dor de cabeça intensa, dores musculares constantes, náuseas, vômitos e diarreia.
“O ideal é que a pessoa procure atendimento médico já no primeiro dia de sintomas”, afirma o médico infectologista da Vigilância em Saúde, Rodrigo Klein. As manchas vermelhas (máculas) geralmente aparecem entre o 3º e 5º dia, iniciando nos pulsos e tornozelos. “Se houver a suspeita, é preciso já iniciar o tratamento com a doxiciclina, sem esperar resultados de testes que demoram de 15 a 20 dias para ficarem prontos”, explica.
A Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, realizou nessa quarta-feira (4), um treinamento voltado aos profissionais da rede pública de saúde para tratar sobre a febre maculosa. Agentes comunitários, enfermeiros, médicos e veterinários de Araras, Leme e Santa Cruz da Conceição estiveram presentes.
Médica veterinária da vigilância em saúde de Campinas e da unidade de vigilância em zoonoses de Hortolândia, Tosca de Lucca, tratou sobre a importância da anamnese no momento em que o paciente procura atendimento; o ciclo do carrapato; os tipos de vetores; principais sintomas da doença e ações preventivas.
“Essa é uma ação importante porque a febre maculosa mata. Queremos que os agentes de saúde de Araras estejam preparados para identificar rapidamente a doença, aumentando as chances de sobrevivência do paciente. O tratamento também precisa ser adequado e eles estão prontos para socorrer as pessoas infectadas. Esse intercâmbio de conhecimento sobre a doença é enriquecedor para a Saúde de Araras e deixa todos mais seguros”, disse o secretário de Saúde, Romildo Benedito Borelli (Baiano da Farmácia).
Prevenção:
Atente-se a áreas sinalizadas com placas. Se você passou por algum local sinalizado e apresentou sintomas da doença depois de dois a 14 dias, procure atendimento médico e informe sobre o possível contato com o carrapato. Assim, as chances de um diagnóstico precoce aumentam.
Mantenha áreas verdes com a grama cortada rente ao chão e remova as folhas. O carrapato se prolifera em ambientes úmidos – embaixo das folhas, por exemplo – e prefere as partes altas do mato.
Utilize repelente com icaridina se for trabalhar ou visitar uma área verde como praças, parques, sítios, fazendas ou regiões rurais.
Se visitar um local assim, busque por carrapatos no corpo ao voltar para casa. Eles costumam ficar em lugares onde a pele é mais fina e úmida, como axilas, virilha e atrás da orelha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário