Após um terremoto de magnitude 7,5 ser registrado no extremo sul do Chile nesta sexta-feira (02/05), o governo chileno ordenou a evacuação de toda a costa da região de Magalhães — que se encontra sob alerta vermelho para tsunami. Com isso, moradores começaram a deixar a área. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram pessoas deixando a cidade. Fonte: Metrópoles
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Inicialmente, o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) havia registrado o tremor como de magnitude 7,4. Posteriormente, o Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres do Chile atualizou a intensidade para 7,5.
Nos vídeos, é possível observar o pânico da população diante dos efeitos do terremoto e do alerta de evacuação total emitido para celulares. Veja o vídeo aqui!
Pelas redes sociais, o presidente chileno Gabriel Boric reforçou o chamado para a evacuação de toda a costa da região afetada.“Apelamos à evacuação de toda a costa da região de Magalhães. Neste momento, nosso dever é prevenir e ouvir as autoridades”, escreveu Boric na rede social X.
O presidente também afirmou que acionou os protocolos de gestão de riscos de desastres em nível regional e nacional. “Todos os recursos do Estado estão mobilizados”, enfatizou.
O Senapred emitiu um alerta vermelho de tsunami para a região. “Lembre-se de agir com calma e seguir as instruções das autoridades e equipes de resposta. Durante a evacuação, não se esqueça de considerar seu animal de estimação e suas necessidades”, escreveu o órgão.
Até o momento, não há registro de vítimas ou danos materiais significativos em nenhum dos dois países.
Nenhum comentário:
Postar um comentário