> TABOCAS NOTICIAS : Revista inglesa coloca Rui Costa como um dos prováveis sucessores de Lula

sábado, 25 de janeiro de 2025

Revista inglesa coloca Rui Costa como um dos prováveis sucessores de Lula

Reprodução
Em uma das matérias da edição desta semana, a revista britânica The Economist, colocou em dúvida a linha sucessória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A influente publicação destaca que, à medida que Lula se aproxima dos 80 anos e enfrenta desafios de saúde, como as cirurgias no cérebro a que foi submetido no ano passado, o PT não tem uma liderança forte para levar seu legado.

Entre os possíveis sucessores do PT apontados pela revista, está o ministro da Casa Civil e ex-governador da Bahia, Rui Costa. Segundo a publicação, o baiano esbarra no desconhecimento nacional de seu nome. O mesmo motivo diminui as chances do ministro da Educação, Camilo Santana.

Já o chefe da Fazenda, Fernando Haddad, é apontado como uma opção pragmática, mas sua abordagem fiscal rigorosa e seu perfil acadêmico o tornam “pouco atrativo” para a base petista.

Fora do PT, são listados como alternativas de esquerda os deputados Guilherme Boulos (PSOL) e Tabata Amaral (PSB), “apesar de representarem uma nova geração, ainda não conquistaram o eleitorado em escala nacional, e suas recentes derrotas eleitorais reforçam essa dificuldade”. Na verdade, Tabata, 31, não terá a idade mínima de 35 anos para concorrer à Presidência em 2026.

Por fim, a The Economist conclui que, no cenário de Lula não saindo como candidato em 2026, a esquerda brasileira corre o risco de fragmentação, e o PT pode se ver reduzido a uma força política periférica. A incerteza em torno da sucessão do presidente reflete a dificuldade da esquerda em se renovar e encontrar um nome capaz de galvanizar o eleitorado em um cenário político cada vez mais polarizado, segundo a análise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário