A coordenadora do Setor de Licitações e Contratos do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), Renata Bomfim Oliveira, participou na quarta e quinta-feira, dias 13 e 14, da capacitação em “Inteligência Artificial nas Contratações Públicas”, em Vitória da Conquista (BA).
Realizado pelas empresas Res Publicae Consultoria e Assessoria e Meridio Consultoria e Assessoria em Gestão Pública, o evento teve como público-alvo, agentes públicos envolvidos nas fases de planejamento das contratações, agentes de contração, secretários municipais e assessores de diversos municípios do Sul e Sudoeste baianos.
O objetivo foi mostrar como utilizar a Inteligência Artificial e o uso do Chat GPT na fase de planejamento das contratações, além de criar estratégias para simplificar processos, reduzir erros e aumentar a produtividade no dia a dia.
Através de aulas práticas monitoradas e networking com profissionais de excelência sobre o uso da IA, o treinamento abordou sobre as ferramentas de Inteligência Artificial aplicadas ao planejamento trazido pela Nova Lei de Licitações e Contratos.
Renata considerou o curso inovador e disse que a aplicação da Inteligência Artificial na área de licitações vai contribuir muito na elaboração destes certames e otimizar o tempo de montagem dos processos do HBLEM.
“Conseguimos formalizar a parte de planejamento de um processo de licitação em apenas uma manhã. Sem o uso da IA, esse trabalho levaria no mínimo de um a dois meses”, declarou a coordenadora.
Segundo ela, licitação é algo que demanda tempo, conhecimento, estudo e pesquisa, ainda mais na área da saúde, cuja demanda é sempre urgente. “Com o uso da IA, a gente vai poder minimizar erros e dar mais celeridade aos processos”, destacou.
O presidente da FASI, Marcone Amaral, reforçou a importância do investimento constante em capacitações dos colaboradores do Hospital de Base. “O uso da Inteligência Artificial vai contribuir muito para agilizar os processos licitatórios da FASI. Esse conhecimento, será replicado aos setores envolvidos para que todos coloquem em prática a nova ferramenta”, finalizou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário