A Prefeitura de Itabuna realiza nesta quarta-feira, dia 12, o 17º Mutirão de Combate à Dengue para o combate ao Aedes aegypti, também transmissor das arboviroses zika e chikungunya. Desta vez no Maria Pinheiro, na zona leste da cidade, com um conjunto de ações do Departamento de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB) e Biosanear.
Desde as 8h que Agentes de Combate às Endemias (ACE) se deslocaram nas ruas e vielas do bairro. “O Maria Pinheiro está numa situação controlada de infestação pelo Aedes aegypti, com 1.8%, mas nossa equipe continua firme com trabalho educativo, preventivo e de tratamento”, comenta a coordenadora de Endemias, Lucimar Ribeiro.
Ela ainda ressalta que nesta comunidade a equipe de Combate às Endemias recebeu um apoio muito importante da Unidade de Saúde da Família Cândido Pereira e do líder comunitário de prenome André, que ajudou mobilizando os moradores para retirar móveis velhos e todo tipo de entulho do interior das residências para que sejam recolhidos pela equipe da Limpeza Pública no bota-fora.
“Neste período de chuvas é bom os moradores do Maria Pinheiro e demais bairros também ficarem atentos às calhas, vasos de plantas e garrafas PET ou de vidro armazenadas com a boca para cima. Por isso, devem observar se há água parada. Os vasinhos de plantas devem ser bem lavados com água e sabão a fim de evitar criadouros do mosquito, orientou Lucimar.
A coordenadora do Departamento de Combate às Endemias destacou que o mutirão, além de promover a limpeza de quintais e terrenos baldios, é principalmente uma ação educativa. “Nós sempre orientamos a população a reservar pelo menos 10 minutos por semana para fazer uma vistoria na casa, onde já sabemos, estão 75% dos focos do mosquito”, afirmou.
O próximo Mutirão contra a Dengue acontecerá na próxima quarta-feira, dia 17, no bairro Fonseca. “Lá também faremos esse mesmo trabalho que consiste em ações educativas com a distribuição de panfletos, aplicação de larvicida em locais com focos e também em caixas d’água de difícil acesso, porque o nosso objetivo é exterminar os focos do mosquito Aedes aegypti”, concluiu Lucimar Ribeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário