No Dia do Orgulho Autista, 18 de junho, veja famosos como Letícia Sabatella e Danilo Gentili que foram diagnosticados depois de adultos.
Fotos: Instagram e SBT
Hoje, 18 de junho é o Dia do Orgulho Autista, adultos famosos que foram diagnosticados nos últimos tempos, têm extrema importância para que outras pessoas com a mesma condição se identifiquem e saibam que é possível, sim, conviver com TEA, se relacionar, ter uma profissão e se compreender melhor. Por Rinaldo de Oliveira / SNB
Entre eles, Danilo Gentili, Letícia Sabatella, Elon Musk e Greta Thunberg Veja lista de 9 personalidades diagnosticadas com autismo abaixo.
O Dia do Orgulho Autista foi criado para celebrar a neurodiversidade das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Elas geralmente têm alterações físicas e funcionais do cérebro que podem afetar o desenvolvimento motor, a linguagem e o comportamento.
Famosos diagnosticados com autismo
Os sintomas começam desde criança, mas há algumas décadas quase ninguém entendia. E quem tinha a condição enfrentava dificuldades internas e preconceitos.
Letícia Sabatella
A atriz, Letícia Sabatella, famosa por atuações em novelas como “Caminho das Índias” e “O clone”, revelou no ano passado seu diagnóstico de autismo leve, como mostrou o Só Notícia Boa.
“É um alívio, libertador”, desabafou ela em uma série de vídeos postados no Instagram pessoal.
Letícia Sabatella disse que a descoberta do diagnóstico do nível 1 do Transtorno do Espectro Autista (TEA) explica alguns comportamentos dela, como chegar depois de a festa acabar, não conseguir ao cinema e até perder amizades por isso.
Danilo Gentili
O humorista e apresentador brasileiro, Danilo Gentili, revelou que foi diagnosticado com autismo em 2020. Ele revelou o diagnóstico ao entrevistar uma apresentadora com a mesma condição em seu programa “The noite”.
“Tem um ano e pouco e eu fiz teste e me diagnosticaram com nível de espectro autista. Me falaram que eu precisaria fazer outros exames de acompanhamento para ver qual era o nível, mas eu não quis. Se sou autista não quero saber, já sou assim e já era”, afirmou o apresentador.
Leilah Moreno
A atriz e cantora brasileira, Leilah Moreno, do Altas Horas, recebeu o diagnóstico de autismo também adulta, após os 25 anos.
“A forma de me comunicar, me conectar com as pessoas e ver o mundo eram diferentes. Achava que isso era porque eu era artista, criança ou aquariana. Tinha um mundo muito particular e imenso. Não fui uma autista não-verbal, fui comunicativa, mas tive momentos de isolamento, ainda tenho. Tinha bastante ressaca social’, afirmou em entrevista ao gshow.
Elon Musk
O polêmico CEO da Tesla e da SpaceX, Elon Musk revelou que é autista e se referiu a si mesmo como neurodivergente, em entrevista ao “Saturday Night Live”.
“Às vezes, depois de dizer algo, tenho que dizer o que significa. Eu sei que às vezes digo ou posto coisas estranhas, mas é assim que meu cérebro funciona”, afirmou. Leia mais no sonoticiaboa
Nenhum comentário:
Postar um comentário