> TABOCAS NOTICIAS : Rádio country reacende debate sobre racismo, após se recusar a tocar nova canção de Beyoncé

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

Rádio country reacende debate sobre racismo, após se recusar a tocar nova canção de Beyoncé

“Não tocamos Beyoncé na KYKC, pois somos uma estação de música country”, afirmou gerente da emissora
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Na manhã de terça-feira (13), Justin McGowan pediu aos DJs da KYKC, uma estação de rádio de música country, para tocar “Texas Hold ‘Em”, uma das duas novas músicas lançadas por Beyoncé e anunciadas num comercial do Super Bowl no domingo. A nova canção de Beyoncé, criada em Houston, no Texas, é uma balada country sobre festas caipiras com a participação de outra vencedora negra do Grammy, Rhiannon Giddens, no banjo e viola, informou o portal O Globo.

O gerente da emissora, Roger Harris, respondeu McGowan por email com uma rejeição concisa: “Não tocamos Beyoncé na KYKC, pois somos uma estação de música country”

Ao enviar o e-mail, Harris inadvertidamente reacendeu um debate antigo sobre como os artistas negros se encaixam em um gênero que tem a música negra em suas raízes. No anúncio do Super Bowl, Beyoncé brincou que seu novo lançamento iria “quebrar a internet”. E quebrou mesmo.

McGowan postou uma captura de tela da rejeição nas redes sociais, marcando um grupo de fãs de Beyoncé em uma postagem que obteve 3,4 milhões de visualizações no X (antigo Twitter) e gerou conversas no Reddit e TikTok.

“Isso é absolutamente ridículo e racista”, escreveu McGowan, incentivando outras pessoas a enviarem e-mails para a estação e solicitarem a música. Os fãs bombardearam a KYKC com centenas de e-mails e telefonemas, criticando a estação por não tocar a música, de acordo com Harris, o gerente da estação há 48 anos.

“Nunca experimentei nada em minha carreira como a quantidade de mensagens que recebemos em apoio à música”, disse ele.

Entre atender chamadas e ler e-mails de fãs irritados, Harris disse que a estação se apressou para obter uma versão de alta qualidade de “Texas Hold ‘Em”, que os DJs tocaram três vezes na noite de terça-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário