A primeira Carteira de Trabalho Digital pode ser tirada pela internet, sem sair de casa, nem enfrentar filas
Foto: reprodução / Pagbank
Na era digital a praticidade vem junto. Muita gente não sabe, mas dá para tirar a primeira Carteira de Trabalho pelo celular ou pelo computador, sem sair de casa, nem enfrentar filas. Por Rinaldo de Oliveira / SNB
É prático, acessível e seguro. Basta acessar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital, que está no sistema do governo federal, para ter a sua. (veja abaixo)
Detalhe: a Carteira de Trabalho física segue sendo utilizada, mas a tendência é de substituição em breve.
Como fazer, veja o passo a passo
O primeiro passo é instalar o app (aplicativo) por meio do portal do governo federal – o gov.br – e o serviço para ter acesso à Carteira de Trabalho digital permitirá consultar benefícios trabalhistas e informações profissionais do empregado.
O sistema está disponível para qualquer cidadão inscrito no CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) e aí é só seguir as orientações do site gov.br .Para ter acesso à Carteira de Trabalho Digital pelo PCAcesse o site gov.br (www.gov.br/pt-br/servicos/obter-a-carteira-de-trabalho) e clique em “Iniciar”;
Pressione o botão “Entrar com Gov.br”. Caso não tenha uma conta no portal do gov.br, siga os passos deste tutorial para criar conta gov.br antes de prosseguir;
Insira as credenciais da sua conta Gov.br e clique em “Entrar”. Em seguida, leia os termos de uso de dados pessoais e, caso concorde, pressione “Autorizar”;
Autorizado o acesso, é possível verificar a Carteira de Trabalho digital, em que estão as informações profissionais.Como fazer Carteira de Trabalho Digital pelo celularInstale o app CTPS Digital e toque sobre o botão “Entrar com Gov.br”. O app vai pedir autorização para fazer o login com o serviço do governo;
Escolha, na nova página, a opção para criar seu registro no sistema Gov.br. Caso já tenha o cadastro no sistema, preencha o CPF, a senha e avance para o passo 10;
Selecionando, por exemplo a opção “Número do CPF” para criar um novo acesso. Na página seguinte, informe o seu número do CPF e seu nome completo;
Lembre-se de aceitar os termos do serviço e ajustar a verificação de segurança. Agora, toque em “Avançar”;
Informe, neste momento, as respostas para as perguntas feitas pelo sistema Gov.br.
Observe que as questões são relacionadas aos seus dados pessoais. Quando terminar, toque em “Avançar”;
Informe, na tela seguinte, a maneira como deseja receber o código de verificação para criar sua conta. Para esse exemplo, utilizaremos a opção “Celular”;
Digite seu número e selecione “Avançar”;
Aguarde até receber um SMS com o código;
Digite o código que recebeu e toque em “Avançar”;
Indique, neste momento, uma senha que será configurada para acessar a plataforma. Será necessário confirmar os caracteres e, em seguida, pressione “Concluir”;
Informe na conta no app, o CPF e toque em “Avançar”;
Digite a senha que foi criada anteriormente e pressione o botão “Entrar”;
Autorize o app a usar seus dados pessoais.
Clique em “Autorizar” e, em seguida, você terá acesso a sua carteira de trabalho digital;
Para imprimir a Carteira de Trabalho digital
Dentro da aba “Enviar”, já citada no tutorial anterior, é possível criar um PDF com os dados da Carteira de Trabalho para imprimir ou mandar para outras pessoas.
Saiba como:
Toque no botão “Enviar” no menu inferior e escolha se quer incluir todos os dados da carteira. Se desmarcar a opção, você pode selecionar apenas alguns dos contratos que deseja inserir no documento;
Veja tudo no sonoticiaboa
Nenhum comentário:
Postar um comentário