O governador Jerônimo Rodrigues (PT), o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), o provedor Francisco Valdece Ferreira e autoridades participam na sexta-feira, dia 28, às 11h, Dia da Cidade da entrega da 1ª etapa da requalificação do Hospital São Lucas pela Provedoria da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. A solenidade integra a programação comemorativa dos 113 anos de emancipação política e administrativa do município.
A requalificação do Hospital São Lucas foi um dos compromissos assumidos pelo prefeito Augusto Castro durante a campanha política, diante das necessidades de atendimento da população, provocado pelo fechamento da unidade hospitalar. Nos dois mandatos como deputado estadual, ele trouxe muitos recursos de emendas parlamentares para os hospitais da Santa Casa de Misericórdia e o Hospital de Base.
Segundo o provedor da SCMI, Francisco Valdece Ferreira, serão entregues 27 leitos clínicos regulados, sendo um de isolamento, além ambulatório com diversas especialidades e laboratório de análises clínicas, área de apoio, como nutrição e Central de Material e Esterilização (CME).
Na terça-feira, dia 25, a SESAB fez a entrega dos materiais para o novo Hospital São Lucas como camas de leito, colchões impermeáveis, suportes para soro, armários para guardar enxoval, ventiladores mecânicos, aspiradores de secreção, eletrocardiógrafos, cardioversores, monitores multiparamétricos, focos cirúrgicos em LED, kit de laringoscópio, aparelho de ultrassom, kit nebulização e carrinhos para transporte de materiais e equipamentos.
O engenheiro responsável pelas obras de reforma e ampliação do Hospital São Lucas, Bruno Nascimento, informou ao prefeito Augusto Castro e à secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, que a obra foi concluída na 1ª etapa. O trabalho de pintura externa, limpeza e jardinagem foram executados neste mês, assim como a pavimentação de acessos.
O coordenador de Projetos da Santa Casa de Misericórdia, Danilo Itaparica, explica que a obra do novo São Lucas está sendo executada por etapas, conforme a captação e liberação dos recursos.
“Novos tipos de atendimentos serão oferecidos à medida que o projeto for executado e os equipamentos forem chegando. Quando estiver em pleno funcionamento, o novo Hospital São Lucas disponibilizará um total de 121 leitos, sendo 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e também a Unidade de Hemodiálise, com 53 máquinas.
A reabertura da unidade hospitalar 100% SUS é resultado da parceria com a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e do Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB). Parte dos recursos liberados até o momento para as obras foram de emenda do deputado federal Paulo Magalhães (PSD-BA), por meio de convênio com a SESAB.
Brevemente, em pleno funcionamento, o novo Hospital São Lucas disponibilizará 121 leitos, sendo 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Unidade de Hemodiálise, com 53 máquinas.
A unidade hospitalar contará também com um Centro Cirúrgico com quatro salas, cinco salas de recuperação pós-anestésica, centro de imagiologia, centro médico multiprofissional com 16 consultórios, além de toda a estrutura de apoio. . A unidade hospitalar está sendo ampliada de 3,5 mil m² para 8.700 metros quadrados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário